Jogos de ação

NOTA tt
7.5

Review Sniper Elite 3

Sniper Elite 3 traz combates estratégicos no papel de um atirador de elite, onde a chance de sobrevivência depende da sua capacidade de permanecer escondido e eliminar seus inimigos a grandes distâncias.

Rafael Monteiro
por
em

Sniper Elite 3 é o terceiro capítulo de uma série pouco conhecida pelo grande público, inicialmente semelhante a outros jogos de guerra, porém bem diferente. Aqui você assume o papel de um atirador de elite e sua única chance de sobrevivência é permanecer escondido e planejar muito bem os seus passos. Infelizmente nem tudo funciona bem e a dificuldade torna o jogo pouco acessível. Confira o review completo:

Sniper Elite 3: saiba como jogar o game de tiro do atirador sniper

Sniper Elite 3 traz tiros de alto impacto mas também defeitos (Foto: infohw.com)Sniper Elite 3 traz tiros de alto impacto mas também defeitos (Foto: infohw.com)

Dessa vez pela África

A história de Sniper Elite 3 não é muito grandiosa, e nem mesmo aparente ser o foco do jogo. Ela segue os passos do personagem principal da série, o atirador de elite Karl Fairburne, em eventos que antecederam o enredo de Sniper Elite V2, mas que ainda se passam durante a Segunda Guerra Mundial.

As missões ocorrem na África do Norte, durante a Guerra do Deserto, trazendo batalhas onde os Aliados enfrentam as forças nazistas do Eixo. Karl precisa se infiltrar nas linhas inimigas praticamente sozinho, sabotando as defesas e destruindo sua maior arma secreta.

Karl aventura-se pelo deserto em oito missões na campanha (Foto: Divulgação)Karl aventura-se pelo deserto em oito missões na campanha (Foto: Divulgação)

Guerra do Deserto

O jogo possui uma boa variedade de modos, todos com um pouco menos de conteúdo do que seria o ideal. A campanha possui 8 missões, o que pode parecer pouco, mas apresenta uma boa duração devido à natureza aberta das fases. Há ainda suporte para multiplayer cooperativo durante a campanha.

Além do modo principal, há ainda uma série de desafios, porém, infelizmente, o nível de dificuldade deles é muito alto, servindo apenas para os jogadores mais habilidosos. Há também um modo multiplayer bastante divertido, permitindo que atiradores se enfrentem utilizando os mesmos truques do modo single player.

Sniper Elite 3 (Foto: Reprodução / Diego Borges)Sniper Elite 3 (Foto: Reprodução / Diego Borges)


Carregar, respirar e atirar

Sniper Elite 3 começa a se diferenciar da maioria dos jogos de ação logo em seus primeiros momentos após o tutorial, já que é praticamente impossível matar alguém sem acabar estragando tudo no início. Sniper Elite 3 não é um jogo de ação com um atirador sniper, sendo algo mais próximo de um simulador.

Você é jogado em uma fase aberta e, para sobreviver, precisará evitar que seja visto e ouvido, movendo-se lentamente pelas sombras e tendo cuidado com o barulho dos seus tiros. Seu soldado não está realmente equipado para encarar um exército inteiro de frente e ser detectado significa morte certa no início do jogo.

As fases abertas permitem que você enfrente ameaças no seu próprio ritmo (Foto: canadianonlinegamers.com)As fases abertas permitem que você enfrente ameaças no seu próprio ritmo (Foto: canadianonlinegamers.com)

Os controles são bem complexos, com resposta um pouco lenta e mal distribuídos. Alguns botões possuem funções demais atreladas a eles, e outros são inteiramente dedicados a funções muito específicas. Há tanto momentos em que parece haver botões demais quanto momentos em que parecem faltar botões. E isso é um mau sinal.

Essa curva de aprendizado íngreme deixa o jogo pouco acessível nas primeiras horas, pois as fases iniciais não pegam leve com o usuário. Porém, depois que as regras e as técnicas vão ficando mais claras, Sniper Elite 3 realmente pode trazer um nível de satisfação único, não encontrado em outros jogos.

Um bom tiro envolve observar seu alvo à distância com binóculos, às vezes marcá-lo, encontrar um local que ofereça uma boa linha de visão, achar um ponto isolado ou com som ambiente para ocultar o som do seu tiro, controlar batimentos cardíacos e respiração, para só então apertar o gatilho. Por um lado é extremamente complexo, mas por outro, é muito prazeroso quando tudo dá certo.

A atenção aos detalhes da anatomia dos inimigos é impressionante (Foto: gameskinny.com)A atenção aos detalhes da anatomia dos inimigos é impressionante (Foto: gameskinny.com)

Para completar a sensação de satisfação, cada tiro bem dado é recompensado com uma “câmera da bala”. Por um instante o tempo fica suspenso e uma câmera acompanha toda a trajetória do projétil, saindo do seu rifle, cruzando o ar em alta velocidade e indo parar nos órgãos internos de algum inimigo, literalmente.

O jogo não poupa detalhes na anatomia dos inimigos e isso é sadicamente satisfatório. Quando seu projétil se aproxima do alvo, o corpo do soldado fica transparente, exibindo órgãos importantes e ossos. Em sequência é mostrado exatamente qual órgão você destruiu ou quais ossos quebrou.

Este nível de violência só poderia ser visto anteriormente nos golpes Raio-X de Mortal Kombat. Porém, caso o jogador não se sinta à vontade com tanta brutalidade ou mesmo se canse de ver sempre essas cenas, é possível desligá-las nas opções.

Lugares altos podem acabar se tornando becos sem saída (Foto: lightninggamingnews.com)Lugares altos podem acabar se tornando becos sem saída (Foto: lightninggamingnews.com)

Os tiros criam um momento de poder para o jogador, mas logo depois ele é tomado dele, já que precisa fugir para que soldados não o localizem pelo som. Isso é um pouco incômodo, pois vira um jogo de gato e rato com grandes chances de algo dar errado na execução do seu plano.

Apesar de as fases serem abertas, há poucos pontos isolados ou altos o suficiente para que você se esconda. Às vezes esses locais ainda se tornam sua desgraça, pois você acaba ficando encurralado. É estranho ver um atirador sniper que não consegue ganhar altura no cenário, a menos que haja degraus. Um sistema de escalar como o de Assassin’s Creed traria ainda mais liberdade à jogabilidade.

O problema apenas piora conforme você avança na aventura, pois alguns elementos não se encaixam tão bem. Seu atirador precisará, por exemplo, abater veículos pesados, como tanques, em lutas bem desproporcionais. Em outros momentos, toda sua operação pode ser descoberta se houver um atirador inimigo escondido em algum lugar, praticamente invisível para você.

Ter que enfrentar um tanque sozinho é algo um pouco exagerado em Sniper Elite 3 (Foto: pressakey.com)Ter que enfrentar um tanque sozinho é algo um pouco exagerado em Sniper Elite 3 (Foto: pressakey.com)

Às vezes os atiradores são invisíveis mesmo, mesclando-se com algum objeto do cenário que não deveriam. Esse é só um exemplo de bug que pode ocorrer e Sniper Elite 3 tem uma quantidade considerável deles. Na maior parte do tempo eles não incomodam, mas é possível errar um tiro porque um personagem está tremendo devido a problemas de animação e colisão com o cenário. Imagine perder um desafio porque, após vários minutos, seu soldado inexplicavelmente atravessou o chão e caiu fora do cenário.

Pela lente do rifle

Graficamente, Sniper Elite 3 não é um dos jogos mais bonitos à primeira vista, mas apresenta uma quantidade razoável de detalhes. Ele se foca em dar atenção para certos elementos gráficos que afetam diretamente a jogabilidade, como a vegetação que pode servir de camuflagem para o jogador.

Na maior parte do tempo não há músicas tocando, deixando o som ambiente de pássaros e insetos passar a sensação de isolamento do atirador. No entanto, quando a ação começa, faixas mais animadas dão o tom perfeito para o combate. Karl possui dublagem, mas fala muito pouco no jogo. Os soldados inimigos por outro lado esbanjam conversa fiada bastante divertida.

Sniper Elite 3 irá agradar muito a um certo nicho de jogadores, mas não a todos (Foto: silverscreeningreviews.com)Sniper Elite 3 irá agradar muito a um certo nicho de jogadores, mas não a todos (Foto: silverscreeningreviews.com)

Conclusão

Sniper Elite 3 é um jogo que brilha na execução de certos conceitos (e soldados), mas que cai abaixo do nível de qualidade que esperamos em outros quesitos básicos. No entanto, mesmo com todos os seus defeitos, a parte excepcional do jogo ainda o torna uma boa opção para um certo nicho de usuários, que gostam de planejar seus passos tanto quanto colocá-los em prática.


Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
7

Prós

  • - Prazerosas cenas de morte
  • - Simulação de vários detalhes
  • - Jogabilidade não linear
  • - Modo multiplayer e desafios

Contras

  • - Dificuldade elevada
  • - Jogabilidade complexa
  • - Pouco acessível para novatos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Luyo
    2016-12-12T10:57:53

    Gostei muito deste jogo, porem jogava ele no PS2 no modo co-op off-line, modo este, que foi retirado nas versões seguintes. Triste isso

  • André Louis
    2016-12-02T21:05:19

    Dificuldade elevada só no Authentic, pois não salva, mas nada que você se acostume e memorize posicionamento dos inimigos.

  • Leandro Sanguino
    2016-06-12T20:52:30

    jogo muito bom já rodei umas 7 vezes.o legal é aceitar todas as missões, recolher tudo que o jogo pedir e não precisar de usar curativo ou kit médico mas isso leva muito tempo para passar uma fase, estratégias de guerra,traição por trás, etc me lembrei do rambo aliás este jogo deveria ter arco e flexa opcional.

  • Leandro Sanguino
    2016-06-12T20:52:29

    jogo muito bom já rodei umas 7 vezes.o legal é aceitar todas as missões, recolher tudo que o jogo pedir e não precisar de usar curativo ou kit médico mas isso leva muito tempo para passar uma fase, estratégias de guerra,traição por trás, etc me lembrei do rambo aliás este jogo deveria ter arco e flexa opcional.

  • Leandro Sanguino
    2016-06-12T20:52:29

    jogo muito bom já rodei umas 7 vezes.o legal é aceitar todas as missões, recolher tudo que o jogo pedir e não precisar de usar curativo ou kit médico mas isso leva muito tempo para passar uma fase, estratégias de guerra,traição por trás, etc me lembrei do rambo aliás este jogo deveria ter arco e flexa opcional.

  • Leandro Sanguino
    2016-06-12T20:52:28

    jogo muito bom já rodei umas 7 vezes.o legal é aceitar todas as missões, recolher tudo que o jogo pedir e não precisar de usar curativo ou kit médico mas isso leva muito tempo para passar uma fase, estratégias de guerra,traição por trás, etc me lembrei do rambo aliás este jogo deveria ter arco e flexa opcional.

  • Mauricio Barreto
    2016-04-21T12:46:47  

    Gente, preciso de ajuda... Comprei o jogo original numa loja especializada em game e quando fui instalar em casa o jogo está mudo. Qual a solução?

    recentes

    populares

    • Mauricio Barreto
      2016-04-21T12:46:47  

      Compra um alto falante! kkk

    recentes

    populares

    • Mauricio Barreto
      2016-04-21T12:46:47  

      mauricio instale o directx atual

  • Fernando Pinheiro
    2014-08-04T09:03:42  

    "- Dificuldade elevada" "- Jogabilidade complexa" "- Pouco acessível para novatos" Isso é contra?????!!!! :S O loko!!! Se isso que colocaram como "contra" for de fato verdade, vejo como um jogo sério feito para "gamers" do ramo (um novo desafio!). Vou jogar pra ver!

    recentes

    populares

    • Fernando Pinheiro
      2014-08-04T09:03:42  

      concordo com vc, jogo dificil torna ele melhor ainda, esse jogo é perfeito.

  • Filipi Grimm
    2015-03-08T16:19:01

    Esse jogo é perfeito, e os contras citado aqui, pra mim faz parte dos pro, eu odeio jogo facil...

  • Ana Carvalho
    2014-08-01T08:40:58  

    Vc deixaria um filho seu jogar um jogo violento desses?

    recentes

    populares

    • Ana Carvalho
      2014-08-01T08:40:58  

      Gabriel Oliveira Só se for nessa sua cabeça de ameba pra dizer que mulher é submissa a homem kkkkk... Qaundo ver assim vc nem mulher tem

    recentes

    populares

    • Ana Carvalho
      2014-08-01T08:40:58  

      Ana , todos os jogos tem faixa etária. Esse, por exemplo, não é destinado a crianças .

  • Jean Vitorio
    2014-08-01T07:46:01  

    O mondo está acabado mesmo. Prós: Prazerosas cenas de morte. Por isso que o mundo está assim, violento. As pessoas são incentivadas para a violência, desde crianças os pais dão armas de brinquedo para seus filhos. Mundo falido.

    recentes

    populares

    • Jean Vitorio
      2014-08-01T07:46:01  

      Até onde sei, existe uma idade na infância em não saber diferenciar entre o fictício e o real, até aí normal! Mas quando isso ocorre na idade adulta, então já diz respeito a problemas psiquiátricos! Ou seja, pessoas normais não vão sair matando por jogar ou assistir entretenimentos violentos.

    recentes

    populares

    • Jean Vitorio
      2014-08-01T07:46:01  

      Entao, Marcos, foi justamente o que eu disse.. sao duas situações: se o game influencia ou não e de quem é a culpa. Eu acho que influencia sim e a culpa são dos pais que não respeitam classificação etária recomendada. Tenho um filho de 8 anos e na minha casa este tipo de jogo não entra, embora eu goste muito do estilo, e ponto!

  • Marcos Antonio
    2014-08-03T07:09:13

    7,5 NESSE jogo? não analisaram direito, os detalhes desse jogo são extremamente fantásticos, pressão do vento, respiração, percurso do projétil...sem falar de tática dos inimigos no revide, e se organizarem para contra atacar. se jogar na versão ELITE vai ver o cão comendo rapadura no escuro...e fazendo croc croc ainda. daria um 9,5

  • Daniel Alves
    2014-08-02T11:26:13  

    essa matéria é muito tendenciosa sera que os criticos analisaram o 2 jogos antes se analisarem vao ver od motivos devido a facilidade de escalar e outras baboseiras que disseram eu estou jogando tenho aqui os cds do 1 e 2 tbm e falo jogo de atirador sniper elite é a melhor serie que ja joguei querem falar mal falem do sniper ghost warior

    recentes

    populares

    • Daniel Alves
      2014-08-02T11:26:13  

      Concordo totalmente com vc. Se vc gostou do 2 vai gosta tbm do 3, já joguei é muito bom

  • José Silva
    2014-08-02T11:06:07

    PIOR DO QUE AS CENAS DE VIOLÊNCIA DO JOGO, É O P T NO PODER.

  • Diogo Giordani
    2014-08-01T10:07:17  

    Eu comecei o Sniper Elite pela dificuldade mais complicada, que seria a "Sniper Elite" e terminei o jogo de boa. Esse pessoa da TechTudo tá acostumado a terminar Tetris e Candy Crush e quando chega um jogo com desafiador, acha difícil demais. Vai jogar jogo da Pixar pra console então, que até criança de 5 anos acha fácil.

    recentes

    populares

    • Diogo Giordani
      2014-08-01T10:07:17  

      concordo... primeiro que "Dificuldade elevada" deveria ser um ponto POSITIVO. E quem jogou o jogo, não chega a ser tão elevada assim (dificuldade normal).

  • Henrique Marujo
    2014-07-31T17:59:23

    Seria justo o techtudo após expor uma manchete tendenciosa dizendo que o game possui cenas xocantes, colocar na matéria a classificação indicativa do game.Fica a dica.

  • Vitor Figueiredo
    2014-08-01T10:16:59

    se tiver metade da jogabilidade do primeiro pode concorrer facilmente a jogo do ano , porque o primeiro the last of us tanto historia quanto online foi e sera o jogo da decada , do milenio .!!!!

  • Fagner Brito
    2014-08-01T10:09:14

    Um baita jogo e realmente estagiários, esse jogo é só pra quem tem cérebro suficiente para entender de estratégias. Você realmente vive por momentos dentro do personagem, quando está jogando. E aos críticos mentecaptos que aqui estão comentando, uma pergunta. Se não jogam e não querem que seus filhos joguem, por que aqui estão? Estagiários, pelo amor né, Dificuldade elevada não é um ponto fraco --'

  • Paulo Araújo
    2014-07-31T20:54:15  

    Já pensou comprar esses games pela metade do preço ? Procure no maior buscador da internet por Brasuca Express. Enviamos agora mesmo, nossos atendentes estão online no chat.

    recentes

    populares

    • Paulo Araújo
      2014-07-31T20:54:15  

      Wat?

  • Gustavo Volpe
    2014-08-01T08:41:05  

    "Contras: Dificuldade elevada, jogabilidade complexa e pouco acessível para novatos." Será que se deram conta de que o jogo pode ter o foco em outro público? Jogos que basta sair brincando de rambo está cheio no mercado, os "novatos" jogam esses. Pessoal que curte planejar e jogar mais estrategicamente, opta por jogos mais táticos. É outro público. Simples, não?

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-08-01T08:41:05  

      Uau !!!! Acabamos de fazer um abaixo assinado para que você assuma a função, pq esse pessoal do globo...............

  • Tiago Silva
    2014-08-01T09:50:13

    Belo jogo! Quem critica e pede a proibição de jogos assim é hipócrita,pois no Brasil o que causa violência é a política corrupta e negligente,o jeitinho brasileiro de ganhar vantagem em tudo,de roubar os outros em benefício próprio,muitos pais e mães deixam seus filhos ouvir FUNK que incentiva muito mais a fazer orgias,beber e etc,e ainda querem falar mau de games? Ah vá p/...

  • Daniel Duarte
    2014-08-01T09:37:33

    Que mimimimi dessa geração pera com leite..... Uma coisa, se o seu filho jogou um jogo violento e saiu querendo matar outras pessoas, tenho uma triste noticia pra vc, ele tem problemas mentais serios e teria q viver em uma bolha. Vamos a alguns pontos sobre a materia: 1) Jogo, assim como meus amigos, mortal kombat, GTA, etc , desde os 8 anos de idade e nunca sai por ai querendo matar alguem, isso é conversa fiada de psicologo sem emprego querendo aparecer. 2) Jogo tem classificação de idade, entao nao enche o saco sobre violencia 3) A dificuldade é um ponto a favor e nao contra.

  • Leonel Barbosa
    2014-08-01T08:32:12

    cena chocante e ver politicos e ex que desviaram dinheiro publico e ficam ilesos

  • Leonel Barbosa
    2014-08-01T08:28:55

    colocar uma pessoa sem conheçimento de jogos para comentar e triste,primeiramente sou um dinosauro de video game, numca passou pela minha cabeça sair atirando em seres humanos ja joguei centenas de jogos de variados temas continuo em sã conciência,geralmente quem critica,geralmente são estes/as devoradores de lixo da tv; portanto se não e adpto a games continua com suas vidinhas monotonas vire zumbi novelas e esta progamação nojenta sem cultura alguma, salvo apenas 1 canal tv cultura pois o resto trash

  • Rafa Anjos
    2014-08-01T02:19:31

    Big game hunter, só que com gente.