Jogos de aventura

NOTA tt
7.5

Review Sonic Boom: Fire and Ice

O ouriço azul da Sega está de volta, desta vez em aventura exclusiva para o 3DS!

Felipe Vinha
por
em

Sonic Boom: Fire and Ice marca o retorno da série do ouriço azul da Sega para o Nintendo 3DS, mas desta vez com um jogo que faz justiça ao seu legado. Apesar de não ter sido bem recebido pelos fãs em seu anúncio, o jogo é bem produzido e pode agradar mesmo os mais incrédulos. Saiba o que achamos da ação de Sonic e seus amigos, na análise:

Conheça os piores jogos da série Sonic

Crônicas de Fogo e Gelo

O game começa com o Dr. Eggman coletando mais um tipo de material que lhe dá poderes. Como bom ganancioso que é, o vilão quer tudo para ele, o que pode comprometer seriamente o balanço do ambiente ao seu redor, ao criar robôs e máquinas de destruição e dominação.

Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)

Sonic e seus amigos, preocupados com o dano causado ao meio ambiente por conta das ações de Eggman, resolvem novamente entrar em ação para deter o vilão e restaurar o equilíbrio. É daí que vem o nome “Fogo e Gelo” do título, pois as fases são compostas de ambientes que fugiram de suas características originais – cabe aos heróis a missão de recuperar a ordem.

A história, claro, não poderia ser muito mais elaborada que isso. Sonic nunca foi muito conhecido por seus enredos, ao menos os jogos da série que são considerados bons. É sempre a mesma guerra entre Eggman e o ouriço (além de seus amigos) por algo valioso, que pode mudar o mundo ou dar poderes ao seu detentor.

Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)

Por isso não espere um desenrolar surpreendente ou surpresas no roteiro por aqui. Além disso, o game é baseado no desenho animado de mesmo nome, Sonic Boom, que já estreou há algum tempo na TV do mundo todo e é divertido para o que se propõe. Ou seja: o game vai seguir de perto o mesmo clima “leve” presente no seriado.

Jogabilidade… veloz

O que esperar de um jogo do Sonic? Que ele seja, no mínimo, veloz. Um dos elementos mais clássicos da série está de volta em Sonic Boom: Fire and Ice. Aqui é possível correr “como um louco” com o personagem pelas fases, mas elas não deixam de guardar surpresas para quem quiser explorar seus elementos únicos.

Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)

Como citamos, a velocidade é valorizada. Sonic corre, salta e pode utilizar aceleradores para aumentar ainda mais seu deslocamento. É possível concluir fases em minutos, às vezes em menos de dois minutos, e por isso não estranhe se ele te lembrar clássicos como Sonic 1 ou 2 neste quesito – a intenção é exatamente esta.

Tirando proveito da diminuta tela do 3DS, o design das fases também destaca a velocidade de Sonic. Por serem grandiosos, os cenários dão espaço para que o personagem se mova, salte e corra ainda mais sem ter a impressão de ficar parado ou travado, algo que acontecia, e muito, em Sonic 4, por exemplo.

Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)Sonic Boom Fire and Ice (Foto: Divulgação/Sega)

O novo Sonic Boom segue de perto a versão anterior, Shattered Crystal, e por isso também traz algumas de suas falhas, ainda que os acertos se sobressaiam mais. As lutas contra chefões são um pouco simples demais, mesmo para a série Sonic, e os minigames podem se tornar muito repetitivos com o tempo.

Mas, como também destacamos, as qualidades compensam as falhas. Além disso, ainda que não seja algo bem visto pelos olhos dos fãs, a participação de outros personagens jogáveis, como Tails, Knuckles, Sticks e Amy – o jogador alterna entre eles na tela sensível ao toque do portátil – é uma adição bem vinda e que dá variedade à jogabilidade.

Sonic Boom: Fire and Ice (Foto: Divulgação)Sonic Boom: Fire and Ice (Foto: Divulgação)

Uma das novidades na jogabilidade também está no fato dos personagens apresentarem o poder de alternar entre forma de fogo e gelo, similar ao clássico Ikaruga e também ao game Outlander. Com a forma de fogo é possível atravessar alguns locais que a de gelo não permite, e vice-versa. Na teoria isso serviria para frear o personagem, mas na prática ficou tão bem implementado que deu gosto de aproveitar.

Para o nível do 3DS, os gráficos estão até bem feitos, ainda que não seja um jogo “de peso” da saga, e apenas um “spin off” do desenho animado. As músicas, porém, se destacam como sempre foi tradição na série Sonic. Cada fase traz uma nova melodia que acompanha a velocidade dos personagens e a empolgação de vencer as etapas.

Conclusão

Sonic Boom: Fire and Ice poderia ser um desastre, mas passa longe disso e apresenta um jogo que é bem satisfatório para os padrões atuais da série. O game tem gráficos bem feitos para o 3DS e a clássica trilha sonora agitada e produzida magistralmente. A jogabilidade valoriza a velocidade de Sonic e, ainda que tenha alguns problemas e erros repetidos do game anterior da série “Sonic Boom”, este novo título brilha na medida certa para fãs e novatos.

Quais os melhores jogos de Sonic the Hedgehog? Comente no fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
9

Prós

  • - Jogabilidade alternada interessante
  • - Gráficos em bom nível para o 3DS
  • - Personagens bem utilizados
  • - Trilha sonora única e bem produzida

Contras

  • - Minigames repetitivos
  • - Lutas contra os chefões pouco inspiradas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Vitor
    2016-09-29T18:26:44  

    Uma dessas imagens aí é do Sonic Boom Ryse of Lyric do Wii U, e não do Fire & Ice.

    recentes

    populares

    • José Vitor
      2016-09-29T18:26:44  

      Isso mostra que o cara que fez a matéria manja , hein ?

    recentes

    populares

    • José Vitor
      2016-09-29T18:26:44  

      Acho que foi só pra ilustrar, em uma resolução melhor, que o visual dos personagens é outro nesse Spin-off (As imagens de gameplay são do Fire and Ice)... Mas a legenda da imagem realmente não ajudou a entender do que se tratava.

  • Charles Cardoso
    2016-09-29T23:17:31

    Parece ser um ótimo Sonic, se estiver num preço bacana vou comprar com certeza Rsrsrs.