Jogos de corrida

NOTA tt
8.0

Review Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed

O review de Sonic & All-Stars Racing Transformed mostra que a Sega acertou mais uma vez em trazer Sonic e companhia disputando divertidas provas em alta velocidade, em meio a pistas desafiadoras.

Felipe Vinha
por
em

O review de  Sonic & All-Stars Racing Transformed mostra que a Sega acertou mais uma vez em trazer Sonic e companhia disputando divertidas provas em alta velocidade, em meio a pistas desafiadoras. O título - considerado por muitos como um "Mario Kart" da produtora - diverte com uma jogabilidade simples e personagens carismáticos. Confira:

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação) (Foto: Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação))Sonic & All-Stars Racing Transformed (Divulgação)

Sonic sobre rodas

A ideia de ter Sonic em um carro é realmente bizarra, mas a Sega e a produtora Sumo Digital já provaram que um jogo do tipo seria divertido, graças ao primeiro capítulo. Mas, assim como muitos títulos, ele também mostrava que podeia melhorar ou ter novos elementos adicionados.

É certo que jogos que reúnem um elenco diverso de personagens sempre tem razões para ser divertido. É assim em séries como Super Smash Bros., da Nintendo, e também no recente PlayStation All-Stars Battle Royale. Neste Sonic & All-Stars Racing Transformed não é diferente, e um monte de heróis (e vilões) da Sega dão as caras.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)Sonic ganhou uma máquina turbinada neste nova versão (Foto: Divulgação)

Presenças garantidas são a de Sonic e de muitos de seus coadjuvantes, como Tails, Shadow e outros. O vilão Robotnik também está presente, representando um pouco sua classe de antagonistas. Mas outros personagens que não ficaram de fora são Alex Kidd, Ulala, um anão de Golden Axe e também participações ainda mais inesperadas, como Ralph (do filme Detona Ralph) e a corredora de Nascar, Danica Patrick.

A adição dos personagens é uma forma interessante de prestar homenagem às séries da Sega e também a personagens que chegaram agora, mas já se tornam marcantes por qualquer motivo que seja - caso de Ralph, que tem um filme que é uma homenagem aos videogames.

Novidades na jogabilidade

Você deve ter notado que no nome do jogo temos o termo “Transformed”. Bem, ele não está ali por qualquer motivo e representa um elemento-chave do jogo, do centro da jogabilidade. Este elemento é a capacidade de transformação dos veículos, mas não é nada tão comum quanto possa parecer ou que lembre algum outro game.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)Até alguns inimigos estão de volta nesta nova versão (Foto: Divulgação)

Aqui os veículos se transformam no meio da corrida, e não ao comando do jogador ou com escolhas prévias. Um carro pode virar um barco ao passar pela água ou se tornar um avião quando pular de muito alto ou passar por um desfiladeiro. Essa “diferenciação” na jogabilidade foi bem pensada e bem inserida pela Sega, já que seria difícil variar em um gênero que já é bem utilizado atualmente – corrida de “karts” – e já conta com tantas adições ao longo dos anos.

Pistas inspiradas

Um grande destaque em Sonic & All-Stars Racing Transformed são suas pistas, criativas, bem desenhadas e repletas de desafios. Além de apresentar personagens de várias séries da Sega, o game tem ainda pistas inspiradas por outros jogos que não tiveram personagens representados no jogo, como Skies of Arcadia, um clássico RPG da produtora.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)Robotnik e seu veículo bizarro (Foto: Divulgação)

Dificilmente o jogador vai se deparar com uma pista “ruim”, com atalhos condenáveis, com falhas de design ou com partes “chatas”. As corridas são divertidas justamente por conta dos caminhos criativos que a produtora inseriu no jogo e que fazem cada prova variar bastante entre si.

Assim como os veículos, as pistas também se “transformam”, com possibilidades que se combinam com esta mesma função nas máquinas. Por exemplo: você corre em determinado ponto de carro, mas na próxima volta aquele local pode ter se transformado, se destruído, mudado de lugar, e assim você terá de usar outro tipo de veículo, como um avião.

Corridas completas

Apesar da jogabilidade ser voltada para a função de transformações de veículos, este não é o atrativo principal do game. Seu modo de carreira oferece diversão extensa, com muitas recompensas pelo caminho. Personagens e veículos podem ser destrancados e o jogo continua se renovando a cada campeonato vencido pelo jogador.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)Até o astro do filme Detona Ralph está presente no game (Foto: Divulgação)

A jogabilidade também esta apurada no controle dos veículos. Não temos aqui carros “genéricos”, que são parecidos entre si ou ao menos parecidos em termos de controle. Cada um tem suas próprias características e manobrabilidade nas pistas, o que vai deixar tudo mais estratégico.

Essa estratégia também é levada muito a sério no multiplayer, com possibilidades mil quando o jogador encara um grupo de outros jogadores no modo online. A aventura fica verdadeiramente emocionante ao disputar contra pessoas reais, por mais que o desafio contra o computador no modo história seja legal de acompanhar.

Sonic nunca esteve tão bonito

É verdade que o primeiro Sonic & All-Stars Racing já era bonito, mas esta nova versão consegue ser ainda mais bela, com animações mais fluídas e gráficos vivos, coloridos, do jeito que um game deste tipo tem que ser.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)

É claro que jogar em um console de alta definição ajuda, já que na grande velocidade que os carros correm fica até difícil notar os gráficos. A trilha sonora do jogo ajuda a criar um clima ideal, já que é inspirada em jogos antigos da Sega. Mas, para não dizer que gostamos de tudo, o locutor das corridas poderia não existir, já que acaba sendo um pouco irritante.

Conclusão

Sonic & All-Stars Racing Transformed mostra que a Sega ainda não está sem boas ideias na manga e pode surpreendeer seus fãs com um jogo divertido, ainda que não seja muito original. Mesmo assim, o game supera seus concorrentes, como Mario Kart, ao oferecer uma aventura em alta velocidade, divertida e com muitas surpresas.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Carros que se transformam
  • - Gráficos bonitos
  • - Pistas divertidas
  • - Multiplayer atraente

Contras

  • - O locutor das corridas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Silva
    2013-01-14T10:38:08

    eu to jogando agora muitoooo bom recomendoo

  • Manu Barba
    2013-01-13T13:49:00

    jogo mt bom , eu tenho ^^ e recomendo !

  • Jéssica Costa
    2013-01-12T11:30:56

    Da hora esse jogo! eu queroo !

  • Moon Spirit
    2013-01-11T21:49:16

    Jogaço, lembra muito Diddy Kong Racing do N64. Joguei a demo e deu vontade de comprar.

  • Alan Salomão
    2013-01-11T12:29:46

    Acho que alguém fez o review sem ter jogado mesmo...Há um personagem de Skies of Arcadia para selecionar, é o Vyse! De qualquer forma, o jogo é excelente! Consegue superar Mario Kart com folga, o bom disso é que a Nintendo irá se esforçar mais nos jogos da série, afinal fazia falta um concorrente a altura.