Câmera

NOTA tt
7.0

Review Sony A200

Beline Cidral
por
em

O mundo da fotografia é fascinante, depois da popularização das câmeras digitais, e da convergência destas com os celulares, começar a fotografar e pegar gosto por clicar tornou-se ainda mais fácil. Depois do celular vem a compacta, depois uma bridge até que chega a hora em que você sente falta de algo a mais, se olha no espelho e se imagina bem com algo mais imponente no peito, ou nos olhos. É neste momento em que você se propõe a gastar um pouco mais. Mas não muito. O mercado esta repleto de modelos acessíveis, uma delas é a Sony A200, um competidor forte no segmento das DSLR de entrada, não serve para fotos profissionais de alto desempenho, mas é uma excelente opção para quem só quer fazer boas fotos com o máximo de controle possível.

Sony-A200_001Sony A200 (Foto: Divulgação)

Sensor e resolução

Os 10.2 megapixel da Sony A200 serão suficientes para fotos visualizadas em monitores ou ampliações de até 20×30 cm em papel. Se você vai precisar mais que isso, talvez deva pensar em uma categoria mais avançada. Mas se é isso mesmo que você quer, o sensor CCD de 23.6×15.8mm não irá te decepcionar.

Lentes

A Sony A200 é normalmente vendida em kit com lente Sony Alpha AF 18-70mm F/3.5-5.4 que equivale a zoom óptico de 4x (3.9 pra ser mais exato). A baioneta A-type é compatível com a Minolta, mas ainda assim é possível encontrar uma grande variedade de lentes Sony.

Design e construção

Um dos pontos fortes desta câmera é seu design e construção. A olho nu ela parece uma DSLR preta, grande e quadrada como tantas outras, mas seus olhos não perceberão o mesmo que as suas mãos. O grip desta câmera é uma vantagem em relação a suas concorrentes, a pegada é firme e segura. Todos os botões estão bem posicionados e o acesso é fácil e intuitivo. O corpo externo é construído em plástico, mas se mostrou forte e bastante sólido.

Processador e armazenamento

A Sony A200 usa o mesmo processador Bionze da A700, irmã mais velha e cara da família. Isso se traduz numa câmera rápida e eficiente, embora exista alguma lentidão na visualização das imagens. As imagens são armazenadas em cartões de memória CompactFlash I e II de até 32GB

Funcionalidades

Outro destaque na A200 são as funcionalidades. Além das programações com prioridade de abertura e velocidade, passando pelo modo manual, é possível encontrar uma série de presets muito úteis, como por exemplo, fotografia de textos ou cenas noturnas. O ISO pode variar entre 100 e 3200, embora a qualidade acima de 800 fique bastante prejudicada. A velocidade de disparo pode variar entre 30 a 1/4000 segundos, incluindo a função Bulb. Withe balance, brecketing, modo de compensação, programação e fotos em sequências também estão disponíveis completando a vasta gama de recursos da câmera.
Mais detalhes da Sony A200 no site oficial (em inglês):

www.sonystyle.com/product/en/dslra200k

Ficha técnica

Resolução 10.2 megapixel
Zoom ótico 4x (equivalente a lente 18-70mm incluída na versão do review)
ISO 100 a 3200
Tela LCD 2.7 polegadas
Formato de imagem JPEG/RAW
Cartão de memória CompactFlash (até 32GB)
Bateria Recarregável NP-FM500H Lithium-ion 7.2V, 1600 mAh
Conexões USB 2.0 / Vídeo NTSC/PAL
Dimensões 13,1 x 9,9 x 7,1 cm
Peso 0,532 kg (sem lente, bateria e cartão de memória)
Itens inclusos Corpo, lente AF 18-70mm F/3.5-5.6, tampas par lente frontal e traseira, pára-sol para lente, bateria, carregador de bateria, cabo USB, cabo de Vídeo, tampa para corpo, tampa de ocular, alça para ombro, CD-ROM com software, manual, garantia.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Excelente custo/beneficio.
  • * Bateria com boa autonomia.
  • * Bom sistema de autofocus.
  • * Construção sólida do corpo.
  • * Acesso fácil a botões.

Contras

  • * Interface confusa.
  • * Um pouco grande.
  • * Desempenho ruim em ISO 800.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares