Filmadoras

NOTA tt
8.0

Review Sony Bloggie

A Sony lançou a filmadora de bolso Sony Bloggie, que oferece ao usuário recursos interessantes para quem precisa de uma filmagem um pouco superior do que encontramos nas câmeras de celulares, mas tão leves e compactas quanto os telefones móveis...

Eduardo Moreira
por
em

Recordar é viver. E a melhor forma das pessoas fazerem isso é registrando os momentos especiais de sua vida em imagens. Com a internet, as pessoas passaram a fotografar e filmar cada vez mais, para diversas finalidades: compartilhar nas redes sociais, montar DVDs de fotos e vídeos para distribuir entre amigos e familiares, e principalmente, postagem em blogs e vídeologs. E cada vez mais os produtores de conteúdo online estão se valendo do conceito “uma imagem vale mais do que mil palavras”, e utilizando produtos que sejam práticos e leves para a missão de registrar momentos únicos.

Pensando nesse segmento de usuários, a Sony lançou a filmadora de bolso Sony Bloggie, que oferece ao usuário recursos interessantes para quem precisa de uma filmagem um pouco superior do que encontramos nas câmeras de celulares, mas tão leves e compactas quanto os telefones móveis.

Sony BloggieA Sony Bloggie possui diversos tipos de cores (Foto: Divulgação)

Design e acessibilidade

A Sony Bloggie cumpre com sua proposta em termos de design. Ela é uma filmadora compacta e leve, sendo muito prática para o uso do dia-a-dia. Ela causa um pouco de volume no bolso da calça, camisa ou paletó, mas não é muito maior do que um celular de tamanho médio. Ele não tem partes salientes, e todas as suas partes móveis (lente e conector USB, por exemplo) só ficam sobressalentes quando o usuário necessita que essas partes fiquem expostas.

A lente pode acidentalmente ficar em uma posição que deixe o aparelho ligado (pois o aparelho liga automaticamente quando sua lente fica em alguma posição que permita que alguma imagem seja capturada), mas nos testes que fizemos, poucas vezes isso aconteceu. Sua lente gira em um ângulo de até 270 graus, permitindo que o usuário faça auto filmagens, e consiga capturar tomadas de ângulos e perspectivas diferenciadas.

Sua acessibilidade é relativamente simples, pois segue o mesmo sistema de menus que as câmeras da linha Cyber-shot utilizam, com a diferença que na Sony Bloggie você usa um manche direcional para navegar pelos menus de opções. Para os usuários iniciantes, recomenda-se uma breve olhada no seu manual, para compreender melhor onde os itens de configuração estão localizados.

Funcionalidades

sonybloggie_02Sony Bloggie (Foto: Divulgação)

A filmadora é bem básica em termos de funcionalidades, não oferecendo muitos recursos avançados. Isso é compreensível, pois a Sony Bloggie se propõe a ser básica e objetiva, sem fazer com que o usuário perca muito tempo para configurá-la para uma filmagem. Usuários mais avançados vão sentir falta de funções que permitam um ajuste melhor da imagem para determinadas situações.

De um modo geral, os usuários mais básicos vão conseguir filmar e fotografar sem problemas, pois seus botões indicativos são de fácil acesso, tal como sua chave de zoom, e alguns ajustes eletrônicos de imagem, formato de filmagem e temporizador, ficam representados de forma gráfica na tela. Em caso de dúvidas deve-se recorrer ao manual de instruções, porém a grande maioria não terá dificuldades em detectar suas funções.

Ela conta com dois botões de ação dedicados: uma para fotos e outra para filmagens. Basta apertar em qualquer uma delas que sua respectiva ação é executada. Os mais desavisados vão encontrar algumas dificuldades para tirar fotos com a Sony Bloggie, pois seu acionamento de fotos é feito em dois estágios, onde se pressiona uma primeira vez para focalizar a pessoa/objeto a ser fotografado e, ao soltar, o disparo é feito, capturando a imagem.

No caso de filmagens, ela funciona de forma imediata, com um simples toque iniciando a gravação. Para transmissões das fotos e vídeos produzidos, ela conta com um conector USB integrado, acionado por uma chave slide. No mesmo local, você tem um conector para cabo RCA, com a função de exibir o conteúdo salvo na câmera, direto para a sua TV.

Custo-Benefício

Se levarmos em conta que a Sony Bloggie é uma filmadora de bolso, e não conta com recursos mais avançados, ela pode trazer bons resultados para quem quer gravar vídeos em qualquer lugar. Principalmente se levar em conta que a câmera filma a 1080p, resultando em imagens melhores do que a maioria dos celulares do mercado. Não recomendamos o produto para quem pensa somente em tirar fotos.

Apesar de contar com 5 MP para captura de imagens, os resultados obtidos nos testes foram muito ruins, piores até do que imagens capturadas por celulares com resolução menor. Usuários avançados e mais exigentes afirmam que o resultado de suas filmagens é inferior se comparados à imagens obtidas de câmeras digitais. Porém, temos que ter sempre em mente que é uma filmadora com tamanho compacto e recursos mais restritos, e considerando esses fatores, ela apresenta resultados de filmagem bem satisfatórios.

Ficha Técnica

Tipo filmadora de bolso/compacta
Resolução 5 megapixels para fotos; até 1080p para vídeos
Zoom ótico Não
Zoom digital 4x
Tipo de sensor CMOS, de 7,13 mm (1/2,5)
Estabilizador ótico de imagem Sim, SteadyShot
Face detection Sim
Tela LCD 2,4 polegadas
Cartão de memória compatível com Memory Stick Duo (de até 4 GB), SD e SDHC (de até 8 GB)
Conexões USB
Dimensões 19 x 108 x 54 mm
Peso 110g
Itens inclusos bateria, cabo para conexão RCA, cabo adaptado para PC, CD para softwares de edição e manuais

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
8

Prós

  • * Tamanho compacto.
  • * Fácil operação.
  • * Filmagem a 1080p.

Contras

  • * Faltam recursos.
  • * Fraca para tirar fotos.
  • * Fraca qualidade de filmagem.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares