Câmera

NOTA tt
7.0

Review Sony Cyber-Shot DSC-W310

Lançada junto com outros sete modelos (integrando a série W Cyber-Shots), a Sony Cyber-Shot DSC-W310 é uma câmera digital de 12 megapixels com zoom óptico de 4x e um bom visor de 2.7”.

Allan Melo
por
em

Lançada junto com outros sete modelos (integrando a série W Cyber-Shots), a Sony Cyber-Shot DSC-W310 é uma câmera digital de 12 megapixels com zoom óptico de 4x e um bom visor de 2.7”. O modelo é bem básico, muito fácil de se usar, o que a enquadra na categoria “aponte e dispare”. E por gravar vídeos em resolução 640 x 480 pixels (VGA) a 30 quadros por segundo - razoável para se postar vídeos no YouTube -, a W310 é uma ótima opção para quem só quer se preocupar em ligar a câmera e começar a tirar fotos.

Sony DSC-W310Sony DSC-W310 (Foto: Divulgação)

Materiais e Ergonomia

O design da Cyber-Shot DSC-W310 é bem comum e sem grandes destaques visuais, disponível nas cores prata, preto ou rosa, e com um tamanho confortável para se carregar no bolso. O que mais chamou atenção neste modelo foi o botão rápido para alternar entre as funções de foto e vídeo, dispensando aquela tarefa chata de rodar aquela “roleta” de opções na parte superior.

Sony Cyber-Shot DSC-W310 (Foto: Divulgação)Sony Cyber-Shot DSC-W310 (Foto: Divulgação)

Também na parte de trás, vimos que o controle direcional possui algumas mudanças, como a ausência do botão de compensação de exposição (você tem que ir no menu para isso) e do botão de macro (que, por outro lado, é realizado automaticamente, com foco de até 5cm).

Fotos

A Sony Cyber-Shot DSC-W310 possui um sensor CCD 1/2.3” que registra imagens 4:3 em JPEG, com dimensões máximas de 4000 x 3000 pixels. E como é de praxe nessas câmeras mais simples, ela vem com alguns agradinhos como o reconhecimento automático de cenários, detector de rostos e smile shutter (disparo automático com sorriso). A câmera até te dá algumas opções de controle básicas, como o white balance (calibragem de branco) e ajuste manual da sensibilidade ISO (capaz de chegar até 3200), mas peca por não ter um estabilizador de imagens.

No modo Burst, o Cyber-Shot W310 aguenta tirar sequências de fotos de 12 megapixels a uma taxa constante de 0,8 frames por segundo, e se você reduzir a resolução para 5 megapixels, a taxa melhora para 1.1 fps. Essa função é ótima para se tirar sequências rápidas de fotos, mas esqueça ela se o seu objetivo for registrar algo muito rápido, como em qualquer esporte. Neste modo, ainda, a faixa de sensibilidade ISO ficará limitada a 800 ISO, mas isso não será problema se você não tirar fotos em ambientes muito escuros.

Vídeo

No modo de vídeo, a Cyber-Shot DSC-W310 é capaz de gravar com resolução máxima de 640 x 480 pixels (VGA) a 30 frames por segundo, com áudio mono e uma taxa média de 9 Mbps - uma qualidade razoavelmente boa para se fazer vídeos amadores e postá-las no YouTube. Mas a impossibilidade de se usar o zoom enquanto no modo de filmagem (nem digital, nem óptico) chega a irritar.

Zoom e lente

Equipada com uma lente de zoom ótico de 4x, a Cyber-Shot é capaz de registrar fotos simulando um jogo de lentes entre 28 e 112mm, ideal para enquadrar ambientes estreitos ou tirar retratos de perto. Depois que a W310 é ligada, a lente demora pouco mais de dois segundos para ficar pronta; e percorrer o zoom de uma ponta a outra não demora mais do que um segundo.

Já o modo de zoom digital possui duas opções: o Smart Zoom e o Zoom de Precisão. O Smart Zoom só funciona em resoluções mais baixas, já que ela aumenta a qualidade gradualmente, de acordo com a distância da aproximação. Já o Zoom de Precisão é a velha conhecida de todas as maquinas do mercado, limitada a 2x para não passar vergonha.

Visor e Menu

As 2,7” do visor LCD o tornam bem confortável de se usar, mas há perda total de visibilidade quando posicionado em ângulos maiores que 45 graus, em referência aos seus olhos (tipo quando você estica os braços para cima e tira uma foto). O menu é bem simples de se usar, dando acesso a todas as opções, incluíndo os ainda não citados redimensionamento, correção de olhos vermelhos, privacidade das fotos, modos de impressão e reprodução de slides.

A Cyber-Shot W310 possui oito modos de cenário: Alta Sensibilidade, Soft snap, Paisagem, Retrato Noturno, Noturno, Gourmet, Praia e Neve. No modo Alta Sensibilidade, a câmera desabilita o flash e aumenta a ISO para tirar fotos em ambientes com pouca luz. Já o Soft Snap usa uma grande abertura para desfocar o fundo, e o Retrato Noturno usa o flash no modo de sincronização lenta.

Ficha técnica

Resolução 12,1 megapixel
Zoom ótico 4x
Zoom digital 2x
ISO 3.200
Tela LCD 3,2 polegadas
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MPEG
Cartão de memória Memory Stick Duo, PRO Duo, PRO-HG Duo, e cartões SD e SDHC
Bateria Sim
Conexões USB e vídeo na mesma porta
Dimensões 9,5 x 5,5 x 1,8 cm
Peso 121g
Itens inclusos Bateria recarregável, carregador de bateria, cabo AV, cabo USB, cabo de alimentação, cordão de mão e CD-ROM PMB

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
7
Custo-benefício
6

Prós

  • * Fácil de se usar.
  • * Zoom máx. em 1seg.
  • * Aceita cartões SD e SDHC.

Contras

  • * Sem estabilizador de imagens.
  • * Imagens sujas em ISOs altas.
  • * Preço alto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Santos
    2014-01-20T12:31:18

    faltou a informação de se é possivel recarregar a bateria por meio do cabo USB