Acessórios

NOTA tt
8.0

Review Sony DPF-HD800

Esse modelo da Sony leva essa categoria de gadgets a um outro nível. Com reprodução de vídeos em Full HD e som externo, pode mudar sua visão sobre o produto.

Stella Dauer
por
em

Porta-retratos digitais não se tornaram a febre que as empresas de tecnologia esperavam, mas conseguiram um público que os mantém no mercado. Não é um produto para qualquer um, sendo que não é muito barato, mas com certeza chama atenção quando em uma sala, um quarto ou em um estabelecimento comercial. Esse modelo da Sony leva essa categoria de gadgets a um outro nível. Com reprodução de vídeos em Full HD e som externo, pode mudar sua visão sobre o produto.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800O porta-retrato tem design um pouco retrógrado (Foto: Stella Dauer)

Design e tela

O design do HD8000 não foge muito do visual geral dos outros porta-retratos digitais. É um retângulo com tela cercada por uma moldura preta, com uma cara um pouco retrógrada. Mas, mesmo assim, impõe um certo respeito, uma vez que tem um bom tamanho e arestas bem feitas. Pesa quase meio quilo, e há de se considerar também o peso da fonte, pois ele não funciona longe da tomada.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800Porta-retrato digital Sony DPF-HD800 conta com diferentes conexões (Foto: Stella Dauer)

Ele é cheio de conexões, botões e entradas, todas localizadas na traseira. Além de dois furos para pendurar o porta-retrato como quadro, há também uma saída de som e encaixe para o apoio. Entre as conexões, o gadget tem a da fonte, uma USB, uma mini USB e uma multifuncional para cartões de memória. Na frente fica somente a tela e o logotipo da Sony iluminado, item que pode ser desligado no menu.

Com uma tela de 8 polegadas, o HD8000 até chega a lembrar um tablet. Ela, entretanto, não tem a maior das definições: 800×480 polegadas, a conhecida WVGA. Isso não impede que ela seja brilhante, e que reproduza vídeos e fotos em Full HD (1080p). Trata-se de um LCD TFT panorâmico (16:10) de 20,3 centímetros com retroiluminação LED. A luz é um pouco atrapalhada pela tela com acabamento brilhante, mas as cores são vibrantes e há bom contraste, fazendo jus às suas memórias.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800Controle do porta-retrato digital Sony DPF-HD800 (Foto: Stella Dauer)

Usabilidade

Para um preço tão elevado, esse porta-retrato tinha que vir com alguns truques. Um deles é identificar pessoas passando e o horário, economizando energia à noite ou quando não tem ninguém em casa e mantendo o produto em stand-by, com o temporizador de economia de energia. Ajustá-lo para que ele se ligue e desligue automaticamente também é possível.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800Porta-retrato digital Sony DPF-HD800 (Foto: Stella Dauer)

Ele também possui vários modos de visualização de fotos. São 10 opções de slideshow, e algumas delas contam com relógios e calendários. Esses também possuem diversos layouts divertidos, para quando você não quiser visualizar nenhuma foto. São 14 ao todo, e trazem também calendário lunar, persa e árabe.

É possível importar fotos das mídias avulsas, e ordenar as imagens por data, nome, pasta, etc. Você também pode escolher fotos favoritas - e passar apenas essas -, escolher efeitos extras, como sépia e preto e branco, escolher o brilho da tela, entre outros.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800O porta-retrato é totalmente personalizável (Foto: Stella Dauer)

O controle remoto, se não for rapidamente perdido, é realmente bem útil. Ao invés de ter que navegar pelos menus através dos botões incômodos que ficam na traseira do produto, tudo pode ser resolvido pelos 20 (quantos!) botões do controle. É possível ligar e desligar o porta-

retrato, ativar o slideshow ou o relógio, controlar volume, a passagem das fotos, zoom, importar arquivos para o cartão de memória, marcar favoritos, girar e apagar fotos, entre outros. Ele funciona por infravermelho, então não dá para controlar tudo muito de longe.

Se você vira o porta-retrato, um sensor interno reconhece a nova posição e automaticamente gira as fotos, além de apagar o logotipo da Sony quando a posição for vertical. Ah, e ele funciona apenas na tomada, com uma fonte. Não é possível utilizar pilhas e nem recarregá-lo.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800O gadget só funciona com a fonte (Foto: Stella Dauer)

Mídia

Na hora de aceitar e ler arquivos ele é bem versátil, aceitando Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, SD, miniSD e microSD, além de pen drives e conexão com o computador ou impressora. De quase qualquer jeito você consegue visualizar seus arquivos nele. Em relação aos formatos, a variedade também é grande: Full HD 1920x1080p, AVCHD, MPEG4, MPEG1 e Motion JPEG para vídeos; JPEG, TIFF, BMP e RAW e para imagens; e MP3, AAC e WAV para áudio.

Se você quiser deixá-lo livre, é possível usar a memória interna do DPF-HD800. Ao conectá-lo no computador, você pode colocar aproximadamente 4 mil fotos nos 2GB de espaço, sem precisar de qualquer cartão.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800O gadget tem boa capacidade de armazenamento (Foto: Stella Dauer)

O som não é muito alto, já que é mono e fica na traseira do aparelho, mas chama a atenção de quem passa por perto. Quando não for para vídeos, é interessante deixar uma música rolando enquanto passa aquela gigante sessão de fotos da sua última viagem a Buenos Aires. Para passar vídeos ele se mostrou competente, também. Aguentou firme e forte vídeos pesados e compridos, ou seja, dá até para assistir filmes nele (já imaginou na mesa do escritório?).

O que vem na caixa

A caixa é simples, e um porta-retrato não pede mesmo muita coisa. Dentro dela encontramos fonte, controle remoto, CD-ROM, manual de instruções, cartão de garantia e suporte.

Porta-retrato digital Sony DPF-HD800O porta-retrato acompanha controle remoto (Foto: Stella Dauer)

Informações

Tela 8 polegadas
Resolução de tela: WVGA 800×480 pixels
Formato de tela: 16:9
Tecnologia: LED
Conexões: USB, Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, SD, miniSD e microSD.
Dimensões: 22 x 15,1 x 11,7 cm
Peso: 485 gramas
Itens inclusos: Fonte, controle remoto, CD-ROM, manual de instruções, cartão de garantia e suporte.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Bom tamanho e arestas bem feitas
  • * Diversas conexões
  • * Reprodução de vídeos e fotos em Full HD
  • * Economia de energia à noite

Contras

  • * Visual um pouco retrógrado
  • * Pesa quase meio quilo além do peso da fonte
  • * Definição baixa (800×480 polegadas)
  • * Preço elevado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares