Celular

NOTA tt
7.0

Review Sony Ericsson W100

Nem sempre queremos um celular top de linha. Às vezes, tudo que precisamos é de um aparelho simples, com funções básicas e boas opções de chamada. O W100, da Sony Ericsson, além de recursos funcionais, conta com tocador de mp3, câmera e design do tipo slide.

Stella Dauer
por
em

Nem sempre queremos um celular top de linha. Às vezes, tudo que precisamos é de um aparelho simples, com funções básicas e boas opções de chamada. O W100, da Sony Ericsson, além de recursos funcionais, conta com tocador de mp3, câmera e design do tipo slide. Vamos conferir.

Design e tela

O diferencial do W100 está no cuidado e no capricho da Sony Ericsson. O design, apesar de básico, é bonito. O celular é todo preto e arredondado, com a traseira em plástico fosco, bem ergonômico e pequeno o suficiente para caber na palma da mão. Na parte frontal, temos uma camada de plástico brilhante. Quando deslizamos o aparelho, um teclado alfanumérico de teclas pretas, retroiluminadas em luz laranja, surge.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

De um lado, temos o botão de volume e do outro a conexão micro USB super apertada. Na parte de cima, fica a entrada padrão para fones. Embaixo, o microfone e a entrada para pendurar enfeites. Abaixo da tela, situam-se uma série de botões: Um pad direcional que também funciona como controle de música, os comandos de atender e recusar/energia, voltar, apagar e dois botões de função.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

Por serem muito próximos, dedos grandes podem se atrapalhar com os botões, mas o teclado alfanumérico é confortável, espaçoso e macio. Em nossos testes, só notamos um problema no design: ele é tão arredondado e macio que escapa da mão ou dos bolsos com facilidade, facilitando quedas.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

A tela tem 2.2 polegadas, 240 x 320 pixels de resolução e 256 mil cores. Não é uma tela ótima. Para um celular, no entanto, tem uma grande definição. A Sony Ericsson sempre prestou atenção nisso. A interface é caprichada, cheia de ícones coloridos e com muitas funções agrupadas. A usabilidade só fica comprometida quando falamos do travamento da tela. Por mais que você configure tudo, ainda assim ele às vezes não bloqueia o teclado e acaba fazendo algumas ligações sem querer.

Conexões e mídias

O W100 não é 3G e não possui WiFi, mas conta com Bluetooth. Ele tem rede celular EDGE e GPRS, que é dual-band. Isso significa que é necessário consultar se o aparelho funciona com a sua operadora antes de comprar. Entretanto, tem espaço para cartão microSD e inclusive já vem com um de 2GB, funcionando com até 16GB. O cartão é fácil de tirar. Basta tirar a tampa traseira. Já o cartão SIM só sai sem a bateria e com unhas compridas.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

O W100 vem com o Sony Walkman, que proporciona um bom desempenho na reprodução das faixas. O conteúdo de mídia do aparelho, como músicas, fotos e vídeos, fica agrupado em um único local, permitindo rápido acesso. O Sony Ericsson W100 possui teclas dedicadas para as funções Sony Walkman, TrackID e volume.

O som com os fones de ouvido inclusos funcionou sem problemas. Possui bom estéreo com agudos ligeiramente altos. Também está presente o TrackID, utilizado para reconhecimento de músicas que estejam tocando tanto no rádio quanto no player do celular. Entretanto, como o serviço precisa de conexão à Internet, ele gera custos adicionais ao usuário. Sobretudo, o aparelho reproduz vídeos com certa competência.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

Fotos e aplicativos

Sua câmera é de apenas 2MP, sem flash ou autofoco. Mesmo assim, é razoável. Sob boas condições de luz, tira fotos legais. Em ambientes com baixa luminosidade, contudo, granula bastante. Faz vídeos, mas de qualidade bem pobre. Além disso, possui alguns efeitos como fotos em preto e branco, sépia, equilíbrio de branco e modo noturno.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 Faz fotos bacanas. (Foto: Stella Dauer)

Como o celular tem acesso à Internet, mesmo não tendo 3G, conta com aplicativos como Twitter, Facebook, orkut e um navegador WAP. Além disso, vem com alguns jogos, rádio FM, gravador de som, alarme, agenda, gerenciador de arquivos, tarefas, notas, cronômetro, calculadora e um sistema de mensagens muito legal. Conforme você troca mensagens com um mesmo telefone, elas vão sendo agrupadas em balões, como se fosse um chat.

O que vem na caixa

Na caixa encontramos um bom cabo USB, carregador que funciona com cabo, um par de fones de ouvido comuns com microfone e alguns papéis. A caixinha é pequena. A bateria dura bastante, por volta de seis dias de bom uso. Se usar com o tocador de músicas, cai para um dia.

Feature phone Sony Ericsson W100Feature phone Sony Ericsson W100 (Foto: Stella Dauer)

Ficha Técnica

Tela 2,2 polegadas
Resolução de tela 240 x 320 pixels (QVGA)
Rede GSM/EDGE
Armazenamento 5MB internos + microSD de 2GB
Câmera 2 megapixels
Flash não
Conectividade Bluetooth
Sincroniza com PC sim
Dimensões 92 x 48 x 16,75 mm
Peso 90g
Autonomia de bateria Até 145h em stand-by / Até 7h em conversação
Itens inclusos aparelho, bateria, cabo USB, carregador, fones de ouvido e manua

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • * Câmera de 2MP;
  • * Função walkman;
  • * Bonito design e bonita interface.

Contras

  • * É dual-band;
  • * O sistema de travamento de tela dá problemas;
  • * Pode ser escorregadio;
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares