Dos celulares com as qualidades Walkman e Cyber-Shot, o Sony Ericsson W995 encontra-se entre as melhores opções. O celular conta com uma câmera razoável de 8,1 megapixels, um cartão de 8 GB de memória, conexão com boa qualidade por meio de Wi-Fi e 3G, GPS e um player com variados controles externos dedicados à execução de conteúdos multimídia e de música com qualidade.
Design e usabilidade
Com um design bonito desenvolvido em construção em chapas metálicas e uma tela de 2,6 polegadas, apesar de fino, o Sony Ericsson W995 não é muito leve – pesa 114 gramas. O slider desliza com facilidade e o acabamento não atrai impressões digitais.

Em nossos testes, achamos o teclado confortável, mesmo sendo pequeno, o que tornou a digitação muito fácil, por conta, também, da lista com letras e caracteres que aparecem na tela enquanto o usuário escreve.
Quando o aparelho está sob a função de player de música, os botões de zoom tornam-se os comandos de volume. Esses botões nos pareceram pequenos demais. No entanto, os itens para reprodução das músicas são de fácil acionamento.
Sendo assim, no geral, a interface e a navegação pelo conteúdo multimídia ficam muito agradáveis. E o usuário ainda pode acessar a coleção de vídeos, fotos e os feeds RSS cadastrados.
Um recurso interessante para o usuário trocar de faixa, por exemplo, é a função Shake Control. Isto é, basta acionar o botão Walkman e balançar o celular para os lados para que uma faixa de música mude, e, na vertical, para mudar o volume. Vale ressaltar que o Sony Ericsson W995 ainda reconhece as faixas que estão sendo reproduzidas, mostrando no browser as informações sobre as músicas.
O acelerômetro do aparelho, responsável por mudar a orientação do celular para os modos retrato e paisagem, segundo a posição do celular, trabalha muito bem.
O player Walkman 4.0 conta com equalizador e uma interface que permite a exibição de capas. O fone de ouvido (HPM-88), por sua vez, utiliza o mesmo conector proprietário onde são plugados cabo USB e carregador. Se você preferir outro fone, o aparelho ainda conta com interface P2.
Reprodução de vídeos
No que se refere a reprodução de videos, o Sony Ericsson W995 deixa muito a desejar.
Primeiro, o celular não roda arquivos em DivX e XviD, a não ser que sejam convertidos para MPEG-4. Segundo, o W995 não consegue filmar em VGA, só produz filmes com resolução QVGA, em 30 FPS.
Câmera de 8,1 megapixels
A câmera, com uma resolução de 8,1 megapixels, é um dos principais recursos do celular. O acesso ao menu e às configurações, tais como o detector de faces e o geo-tagging, é muito simples.
No entanto, em nossos testes, observamos um problema no obturador do aparelho testado. O botão estava duro, o que exigiu uma pressão maior sobre ele para efetuar o disparo. O que acabou por acarretar, em uma imagem tremida. A câmera conta com flash de LED mas não possui um protetor de lente.
Conexão
O W995 conta com conexão 3G e Wi-Fi. No entanto, para navegar com velocidade, é preciso usar o browser Access NetFront, que tem uma funcionalidade bem razoável. Além de contar com Bluetooth.
O Sony W995 tem certificação DLNA, que possibilita o celular ser visto por outros aparelhos Wi-Fi na mesma rede.
GPS
Para alegria dos usuáriso que vivem se perdendo, o celular possui GPS e mapas. Através do Google Maps, é possível encontrar sua posição no mapa e ainda recorrer a fotos de satélite.
Para utilizar um GPS com orientações com voz e atualização de rotas em tempo real, é preciso instalar o software de mapas Wayfinder Navigator, que vem instalo somente por 90 dias de uso gratuito.