Celular

NOTA tt
8.6

Review Xperia Arc S

O Xperia Arc S é um smartphone Android com ótimo hardware. Sua câmera, de 8,1 megapixels, registra fotos panorâmicas e grava vídeos em HD. O gadget é ideal para quem procura um dispositivo de alto nível mas não quer pagar tão caro.

Marlon Câmara
por
em

A Sony Ericsson resolveu entrar de vez no mercado de smartphones em 2011, lançando aparelhos Android com qualidade e preço para competir contra marcas já consolidadas. Um exemplo é o modelo Xperia Arc S, testado neste review, que conta com um processador single-core de 1,4 GHz, mais rápido que muitos de seus concorrentes como o Samsung Galaxy S, o Motorola Defy+ e o próprio Xperia Arc, que possuem somente 1 GHz de processamento.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Sony Ericsson Xperia Arc S vem equipado com processador de 1,4 GHz que não deixa a desejar (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

O aparelho é muito bonito e, ao contrário da concorrência, tem um desenho inovador e bem distante do consagrado iPhone. Sua tela multitoque de 4,2 polegadas e resolução de 854 x 480 pixels ocupa quase toda a parte frontal, com exceção do espaço para o alto-falante do telefone e dos três botões físicos de controle na parte de baixo do aparelho.

Este conjunto de botões, aliás, é um dos poucos defeitos do design: como eles são muito finos, pouco macios e ficam em um canto extremo da tela, sua utilização é um pouco desconfortável, principalmente se você segurar o celular só com uma das mãos. Mas a pegada do aparelho em si é muito confortável em todas as posições, principalmente por conta da lateral do celular, que é bem fina – medindo somente 8,7 mm.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Smartphone Xperia Arc S tem acabamento bonito, apesar de seu corpo de plástico (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Uma das maiores vantagens do modelo está em seu peso. Ainda que tenha uma tela de boas dimensões e um tamanho razoável, o dispositivo é muito leve, pesando somente 117 g. Isso é possível graças à sua parte traseira com acabamento em plástico, que apesar de um pouco vulnerável, é muito bonita.

O tamanho do aparelho é ideal para levar no bolso da calça sem chamar atenção, embora ele seja um pouco grande para ser usado discretamente como telefone na rua.

Atributos  

O smartphone vem da loja com o Android 2.3 (Gingerbread), mas a Sony já confirmou que ele será um dos beneficiados com a atualização do Android 4.0 Ice Cream Sandwich – a mais recente versão do sistema operacional -, embora não tenha divulgado quando isso ocorrerá. O desempenho do sistema é excelente, principalmente com a ajuda do processador de 1,4 GHz.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Xperia Arc S é bem leve, pesando apenas 117 g (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Além dos aplicativos padrões do Google, como Gmail, GTalk e YouTube, o celular traz alguns outros apps interessantes. É o caso do Timescape, que permite que você confira as atualizações de redes como Orkut, Facebook e Twitter, suas SMSs e seus e-mails em uma só interface, com muita praticidade. Outra função bem útil é a do TrackID, que identifica qualquer música somente “ouvindo” um trecho dela.

O dispositivo ainda possui o filtro de som xLoud, que elimina ruídos no áudio do aparelho, rádio FM, GPS e conexões Wi-Fi, 3G, GPRS/EDGE, HSPA e Bluetooth.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Xperia Arc S roda sistema Android 2.3 (Foto: Marlon Câmara/Techtudo)


Câmera  

A câmera é um dos principais atrativos do Arc S. Com 8.1 megapixels, foco automático e flash LED, ela tira fotos de qualidade em ambientes com qualquer tipo de luminosidade. Além disso, é possível fazer fotos panorâmicas tanto no modo normal quanto na função 3D. Isso mesmo, fotos em 3D! Ela emula o efeito tridimensional por meio de uma foto panorâmica. O resultado, por outro lado, só pode ser visto em uma televisão 3D, por meio da entrada HDMI (afinal, a tela não é 3D).

O aparelho infelizmente não registra vídeos em Full HD, mas grava em alta definição (720p) a 30 quadros por segundo. Um bom resultado.

Veja a galeria do Sony Ericsson Xperia Arc S

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Sony Ericsson Xperia Arc S grava vídeos em qualidade HD (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Performance  

Apesar de ser single-core, o processador Qualcomm Snapdragon de 1,4GHz tem um ótimo desempenho que, juntamente com a boa memória RAM de 512MB, permite o uso de diversos aplicativos simultaneamente sem qualquer travamento ou perda de velocidade.

Jogos e vídeos também são muito bem executados pelo aparelho, que os roda com boa definição e sem deficiências. O único porém fica por conta da alta temperatura que a parte superior do smartphone atinge depois de muito tempo de uso, mas não é nada que incomode a ponto de incomodar o usuário.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Xperia Arc S oferece uma bom desempenho na execução de jogos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Uma melhora importante do Xperia Arc S em relação ao modelo anterior é a inclusão de um cartão microSD de 8 GB. Isto porque a memória interna do smartphone é muito limitada – somente 1GB -, o que deixava o Xperia Arc com pouquíssima capacidade de armazenamento. A memória ainda pode ser mais expandida, já que o celular suporta cartões microSD de até 32 GB.

Bateria  

Embora sua bateria seja inferior a de muitos modelos, já que possui somente 1.500 mAh – assim como o Xperia Arc -, a autonomia geral é bem razoável. O telefone aguenta quase um dia inteiro de uso moderado, com pouco uso da internet via Wi-Fi e algumas ligações. Já com a utilização frequente de jogos ou visualização de vídeos, o tempo da carga cai para cerca de 5 horas, o que não deixa de ser uma boa marca considerando a potência do dispositivo.

Sony Ericsson Xperia Arc S (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Smartphone Xperia Arc S tem memória interna de 8 GB, expansível até 32 GB via cartão microSD (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Custo-benefício  

Mesmo com a ótima câmera, o hardware veloz e o Android avançado (que será atualizado em breve), o Xperia Arc S custa R$ 1.599 - mesmo valor médio do Samsung Galaxy S, que é muito inferior em diversos aspectos. Assim, o aparelho se apresenta como uma ótima opção para quem quer um smartphone Android de muita qualidade mas não faz questão de ter o modelo mais avançado (e caro) do mercado.

Ficha técnica  

Tela
4,2 polegadas com 216 cores TFT
Resolução854 x 480 pixels
Sistema operacionalAndroid 2.3 (Gingerbread)
Rede3G, Wi-Fi, EDGE/GPRS
Armazenamento1 GB, com cartão MicroSD de 8GB incluso
Câmera8,1 megapixels com flash
Dimensões125 x 63 x 8,7 mm
Peso117 g
Bateria1.500 mAh
Sincronia com o PCSim



Nota TechTudo

NOTA tt
8.6
Design
9
Desempenho
8
Tela
8
Câmera
9
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Android atualizado;
  • Muito leve;
  • Câmera com panorâmicas 3D;
  • Sistema rápido.

Contras

  • Processador single-core;
  • Esquenta com muito uso;
  • Botões mal posicionados.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares