Celular

NOTA tt
9.0

Review Sony Ericsson Xperia Arc

Quando a Sony Ericsson resolveu investir no sistema operacional Android, não desenvolveu nenhum grande aparelho capaz de mudar a hegemonia da Samsung e da LG no mercado. No entanto, desde o ano passado, a companhia – agora chamada somente de...

Bruno do Amaral
por
em

Quando a Sony Ericsson resolveu investir no sistema operacional Android, não desenvolveu nenhum grande aparelho capaz de mudar a hegemonia da Samsung e da LG no mercado. No entanto, desde o ano passado, a companhia – agora chamada somente de Sony – começou a entrar na disputa com mais força, oferecendo dispositivos mais competitivos contra a concorrência, como o Sony Xperia Arc.

O Xperia Arc é um smartphone robusto e bem leve, com uma grande tela sensível ao toque múltiplo e sistema operacional Android. Foi um dos primeiros aparelhos lançados no Brasil com a versão 2.3 Gingerbread do sistema do Google, antes até do Galaxy S II.

Apesar de já não ser um lançamento, o celular ainda se configura como um dos grandes no mercado brasileiro. Mas será que, ainda hoje, vale a pena comprar o Arc? Descubra em nosso review.

Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)

Design

O aparelho é elegante, com um desenho alongado que o afasta da sombra do grande e desajeitado X10, modelo anterior da família Xperia. Isso não significa, no entanto, que seja menor: o Arc vem com uma tela de 4,2 polegadas – ou seja, 0,2 polegadas a mais do que o irmão mais velho.

Por conta de seu bem pensado design, porém, ele acaba tendo a aparência de um aparelho menor. Segurá-lo à mão também é uma boa experiência, já que ele pesa apenas 117g, contra 135g do antecessor. Mas o fato de ser mais leve não implica em um smartphone menos poderoso.

Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação) (Foto: Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação))Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)

Sistema

O Xperia Arc possui um processador Scorpion Q8255 da Qualcomm, de 1 GHz. Aliado ao núcleo de vídeo (GPU) Adreno 205 e aos 512 MB de RAM, o resultado é uma ótima capacidade para lidar com gráficos e vídeos, executados com muita desenvoltura e fluidez pelo aparelho.

Essa força extra no processamento fica nítida no desempenho dos jogos e na navegação via internet, principalmente em sites que exigem o uso do plugin Flash, da Adobe. Mas não se engane: ainda é muito melhor utilizar páginas criadas em HTML5, como o YouTube móvel.

A interface do Android modificada pela Sony é bem rápida, embora não tanto quanto a do Galaxy S II ou do iPhone 4S. É bom lembrar, no entanto, que se trata de um hardware mais velho.

Infelizmente, no quesito armazenamento, ele só possui 1 GB de espaço interno, sendo apenas 320 MB livres para aplicativos. No entanto, é possível expandir isso para até 32 GB via cartão microSD.

Registro acima da média

Com essa capacidade de hardware, não é de se espantar que a Sony tenha embutido no Arc um bom kit multimídia. A câmera de 8.1 megapixels com flash de LED e foco automático é excelente, e conta com abertura de f/2.4 – exatamente a mesma do iPhone 4S. Isso significa que, assim como no aparelho da Apple, é possível esperar por excelentes fotos, capazes de aposentar muitas câmeras digitais comuns.

Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)

Já para vídeos, infelizmente, não há resolução Full HD. Mas as gravações em 720p e 30 fps (quadros por segundo) são muito boas assim mesmo. Os arquivos podem ser exibidos em uma TV por meio de cabo HDMI ou compartilhados por e-mail, MMS e YouTube, diretamente no aplicativo nativo da câmera.

Telão

Com 4,2 polegadas e batizada de “Reality Display”, a tela LED do Xperia Arc é um dos seus pontos fortes. Comparada com as 3,5 polegadas do iPhone, é uma diferença e tanto, mas ainda é 0,1 polegada menor do que a do Galaxy SII.

No entanto, ela vem equipada com a tecnologia Mobile Bravia Engine, semelhante ao recurso dos televisores Bravia, da própria Sony, para obter maior nitidez nas imagens. Funciona bem, exibindo cores vivas e contrastes realistas.

Já a sensibilidade ao toque múltiplo funciona muito bem, com rápidas respostas. Claro, é um padrão em smartphones de ponta hoje em dia, mas vale lembrar que o Xperia X10 só reconhecia um toque por vez, então é uma evolução mais do que bem vinda.

Android Gingerbread

Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação) Sony Xperia Arc (Foto: Divulgação)

O sistema operacional que dá sentido a todas essas características é o Android, aqui representado em sua versão 2.3. Embora tenha sido o mais avançado na época de lançamento no Brasil, em junho de 2011, agora já é um sistema básica em qualquer novo produto com o software do Google.

Mas, apesar de não apresentar o Ice Cream Sandwich (a versão 4.0 do Android), o Arc ainda conta com um ótimo sistema, disfarçado por uma interface Timescape. Nela, os e-mails, os tweets e os SMS enviados são exibidos em um formato de cartas sobrepostas. Isso, porém, não é algo extremamente necessário, e só ajuda a deixar o aparelho mais pesado.

Conclusão

Ainda hoje, o Xperia Arc é uma boa pedida para quem procura um Android com boas características e excelentes recursos multimídia, mas não tão caro quanto outros aparelhos modernos em alguns planos de operadoras. É um dos melhores dispositivos no mercado brasileiro atualmente e, sem dúvidas, vale a compra.

Dimensões: 125 x 63 x 8,7 mm  
Peso: 117g 
Tela: LED com 4,2 polegadas TFT  
Resolução: 480x854 pixels  
Capacidade interna: 1 GB (320 MB livres) 
Memória RAM: 512 MB  
Processador: Scorpion 1 GHz Qualcomm  
Chip gráfico: Adreno 205  
Sistema Operacional: Android 2.3 Gingerbread  
Rede:  2G GSM e 3G HSDPA  
Câmera: 8 Mpixels, flash LED, gravação de vídeo 720p  

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • * Tela LED de boa qualidade;
  • * Leve;
  • * Bom processamento;
  • * Design elegante.

Contras

  • * Vídeos não são em 1080p;
  • * Modificação do Android.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Barros
    2012-03-21T21:39:28

    Valeu!É importante nos mantermos atualizados.

  • Bruno Amaral
    2012-03-20T20:57:54

    Opa Gabriel, obrigado pelas informações. Na verdade eu fiz o teste há algum tempo, só demorou um pouco para ser publicado, então na época eu não tinha a informação sobre a atualização do ICS ainda. De qualquer forma, vou procurar com a Sony no Brasil para saber se ela estará disponível por aqui também e aí solicito a alteração do texto, ok? Abração!

  • Gabriel Barros
    2012-03-18T11:57:34

    Comprei o meu ontem e é ótimo!Alguns vão dizer que Android precisa de processador dual-cor mas não!Meu Arc roda até jogos em 3D sem engasgar,além de ser muito bonito.

  • Gabriel Barros
    2012-03-14T14:21:21

    Esqueceu de falar que a atualização do aparelho está confirmada para meados de abril e para TODOS OS MODELOS LANÇADOS EM 2011!!Ou seja,se você preferiu comprar um modelo de entrada como o Xperia Mini(versão 2011) vai ter o ICS no seu aparelho!!O preço do Arc está cerca de 1.300 reais no Ponto Frio,próximo ao preço cobrado no Mercado Livre.