Celular

NOTA tt
7.0

Review Sony Ericsson Xperia X10 mini

Quem prefere ter uma experiência mais completa com um smartphone da Sony Ericsson, certamente vai escolher o Xperia X10, que tem maiores proporções e um processador Snapdragon de 1GHZ.

Pedro Cardoso
por
em

Quem prefere ter uma experiência mais completa com um smartphone da Sony Ericsson, certamente vai escolher o Xperia X10, que tem maiores proporções e um processador Snapdragon de 1GHZ. Se você procura algo mais compacto, vai gostar do Sony Ericsson Xperia X10 mini, com seu processador Qualcomm MSM 7227 com clock de 600MHZ que dá conta do trabalho sem reclamar.

Mas não pense que o seu tamanho signifique baixo desempenho, pois ele pode rodar os aplicativos normalmente, como qualquer celular com Android. Infelizmente o aparelho ainda vem com o Android 1.6, mas a Sony Ericsson promete uma atualização para a versão 2.1 no final de 2010, quando ela também resolverá o bug onde o sistema conflita com o API do Twitter e não permite você logar no seu perfil.

Sony Ericsson XPERIA X10 miniSony Ericsson XPERIA X10 mini (Foto: Divulgação)

Tela e acessibilidade

O Sony Ericsson Xperia X10 mini possui uma tela de apenas 2,5 polegadas, com uma resolução baixa de apenas 240x320. Isso é compensado por uma boa sensibilidade, o que permite você acionar os aplicativos sem precisar afundar o dedo na tela, e nem mesmo correr o risco de abrir um aplicativo só porque você quis rodar para outra tela.

Um ponto negativo na acessibilidade do aparelho é o fato de ele não conseguir emular um teclado QWERTY, justamente por causa a sua tela pequena. Assim, se quiser escrever qualquer coisas, deve se virar com um teclado virtual alfanumérico e se garantir no T9, como era antigamente.

Câmera

A câmera do Sony Ericsson Xperia X10 mini tem uma resolução de 5 mp, o que já se tornou padrão no mercado de smartphones. Mas o que importa para uma boa foto é a lente, essa não deixa a desejar, e consegue registrar boas cores quando o ambiente possui uma boa iluminação. Se estiver em um local com pouca luz, seu flash LED pode quebrar um galho quando as fotos forem tiradas próximas do alvo.

Ela também é uma filmadora com resolução de 640x480px (VGA). O ponto positivo, fica por conta do fato de o flash LED poder ficar ligado direto enquanto estiver no modo vídeo, o que garante uma filmagem no mínimo decente, independente do ambiente que você estiver.

Sony Ericsson XPERIA X10 miniSony Ericsson XPERIA X10 mini (Foto: Divulgação)

Sistema

Como a tela é pequena demais para dedos grandes, o sistema Android sofreu uma adaptação para essa realidade. Assim, ele ganhou um sistema de abas, onde cada elemento é apresentado sozinho na tela, e assim, você pode ver a ficha de cada pessoa que te ligou, ou mandou mensagem, bem como acessar o seu Facebook, ou fazer uma busca no Google.

Essa customização é realmente uma mão na roda para essa tela. E você ainda pode ver a listagem de aplicativos, no formato original de grade. basta arrastar o seu dedo da parte de baixo da tela até o topo para revelar o menu de aplicativos.

Outros recursos

Este pequeno smartphone acessa a rede Gsm: Quad Band, Edge, tem Bluetooth, e acessa internet através por Wi-Fi. Além disso, possui entrada USB, para transferir os arquivos.

O Sony Ericsson Xperia X10 mini vem com apenas 128 MB de memória interna, mas o produto vem com cartão microSD de 4 GB, mas o slot suporta cartões de até 16 GB. Com uma razoável capacidade de memória, e seu tamanho pequeno, ele pode servir como o seu principal player de música, afinal, a qualidade do áudio é muito boa e ainda vem com um fonde de ouvido de qualidade, no formato auricular.

Comparado com outros Androids ou smartphones no mercado, o seu preço de R$ 899,00 desbloqueados, por agradar a muitos bolsos. E se fizer um plano bacana em alguma operadora de telefonia móvel, este valor pode cair consideravelmente.

Ficha técnica

Câmera 5.0 MP
Funções Extras Grava Video, Gravador de Voz, Java, MP3 Player, Rádio, Reproduz Video, Viva Voz
3G Sim
Mensagens Escritas MMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Modo Entrada de Texto T-9
Tipo de Toque MP3, Vibracall
Aplicativos E-mail, GPS, Redes Sociais, Widgets
Cores da Tela 16,7 milhões cores
Resolução 240 x 320 pixels
Memória Interna 128 MB
Modos de Entrada Touch-screen
Tamanho 2.55 Polegadas
Sistema Operacional Android OS
Tipos de Conexão Bluetooth, EDGE, Fone de Ouvido, GPRS, USB, Wi-Fi
Bateria Polímero
Autonomia em Stand-by 360 Horas
Autonomia em Conversação 4 Horas
Largura 50 mm
Altura 83 mm
Profundidade 16 mm
Peso 88g

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Leve e discreto.
  • * Boa resposta da tela.
  • * Preço atrativo.
  • * Câmera com boa qualidade.

Contras

  • * Baixa resolução de tela.
  • * Teclado virtual ruim.
  • * Bug com API do Twitter.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Pozi
    2014-12-22T15:58:45

    ligo o wifi, mas ele não capta sinal. o que devo fazer?

  • Dalton C.o.m
    2012-04-02T15:33:48

    Este celular e muito bom ,eu tenho um e gosto muito dele e recommendo

  • Fábio Faria
    2011-10-12T22:23:09

    Tenho um desse e recomendo , o celular é perfeito , nao tenho dificuldade com a tela , e seu tamanho é muito sociavel , o ruim é só a bateria q quando conectado no wi fi nao dura 1 dia ,mais é um celular incrivel...