Celular

NOTA tt
7.0

Review Sony Ericsson Xperia X8

Voltado para os consumidores que procuram o seu primeiro smartphone Android, o Sony Ericsson Xperia X8 entra na briga buscando atingir o melhor custo benefício, com melhorias na resolução de seu display e de sua interface, frente aos seus irmãos da serie Xperia. A novidade da Sony possui uma tela touchscreen capacitiva de 3 polegadas, resolução ...

Rudolfh Bantim
por
em

Voltado para os consumidores que procuram o seu primeiro smartphone Android, o Sony Ericsson Xperia X8 entra na briga buscando atingir o melhor custo benefício, com melhorias na resolução de seu display e de sua interface, frente aos seus irmãos da serie Xperia.

A novidade da Sony possui uma tela touchscreen capacitiva de 3 polegadas, resolução HVGA de 320 x 480 pixels, câmera de 3.2MP e a versão 2.1 do Android - e até o momento não existe a possibilidade de a Sony atualizá-lo para a versão 2.2 (Froyo).

Sony Ericsson Xperia X8 (Foto: Divulgação)Sony Ericsson Xperia X8 (Foto: Divulgação)

Interface

O Xperia X8 apresenta uma interface rápida, e com boa resposta capacitiva. Foi uma das coisas de que mais gostamos durante os testes, já que ele permite acessar as principais funções do telefone nos quatro cantos da tela, deixando o visual diferente do padrão Google. Mas apesar de usar a criatividade tanto no zoom de imagens como na navegação web - basta arrastar o dedo para cima ou para baixo, no primeiro; e usar uma lupa virtual, no segundo -, o multitouch hoje é praticamente uma exigência de mercado. Ponto negativo para o X8.

Design

Seguindo o design padrão dos Xperia’s, o X8 chega com o mesmo visual compacto e elegante, na sua forma quadrada e com curvas. Inspirado na pegada da mão, a parte traseira é levemente curvada, tornando-o mais confortável durante o seu manuseio. Ele lembra um pouco o modelo X10 mini PRO, só que sem teclado físico, além de mais comprido e largo. Abaixo da tela, você encontra três botões cromados: Menu, Home e Back. Já no lado direito do aparelho, há outros 3 botões, para o volume e o disparo da câmera. Mas um quesito que não passa despercebido é sua tampa traseira, que é de plástico e não se mostra muito resistente.

Funcionalidades

Falando de funcionalidades, o X8 vem com o Timescape, um aplicativo exclusivo da linha Xperia que otimiza a busca de chamadas, mensagens recebidas e atualizações nas suas redes sociais, reunindo tudo em um só lugar, organizados por ordem cronológica.

Para facilitar ainda mais a sua vida e poupar seu valioso tempo, esta versão traz o botão "infinito", que te permite escolher um contato na agenda e resgatar as últimas ligações, SMS, emails, e até atualizações nas redes sociais, sem precisar entrar em vários aplicativos para isso.

Como não poderia faltar, a parte de entretenimento e recursos multimídia do X8 é incrementada, começando pelo Play Now, um recurso para download de músicas. Há também um sistema de reconhecimento de faixas, o Track ID, além de rádio FM estéreo e opções mais avançadas de configurações, como equalizador (tão cotado entre os usuários do Android). Junto com todas essas ferramentas, seus altofalantes garantem uma boa qualidade de som.

Sony Ericsson Xperia X8 (Foto: Divulgação)Sony Ericsson Xperia X8 (Foto: Divulgação)

Como muitos smartphones, o X8 possui acelerômetro (sensores de movimento) e um sensor de proximidade. Mas ao se avaliar a sua usabilidade, o teclado QWERTY virtual, em modo vertical, é bem difícil de digitar, principalmente textos mais longos. O modo paisagem, nesse caso, é muito mais confortável.

Seu processador de 600 MHz e a memória RAM de 128 MB são os mesmos do X10 Mini, mas eles garantem um desempenho razoável ao smartphone.

Câmera

A câmera não é uma das melhores, e ela queima o filme da família Xperia, com 3.2 MP, com baixa qualidade de imagem e sem flash. Suas configurações são simples e com poucos recursos. Nos testes, foi percebido que as fotos são capturadas com perda significativa de detalhes e nitidez, e no uso do zoom, as imagens ficaram embaçadas.

Apesar de gravar vídeos VGA a 30 fps, o Xperia X8 apresentou baixa qualidade durante a reprodução do filme, e no áudio foi percebido vários ruídos, bem como o descompasso entre imagem e som.

Conectividade

O Xperia X8 suporta Wi-Fi 802.11 b / g, Bluetooth 2.1 com A2DP, bem como suporte a EDGE, GPRS e 3G. Isso, claro, com o já padrão receptor GPS e a porta micro USB 2.0.

Ficha Técnica

Tela 3 polegadas
Resolução de tela HVGA (320x480)
Sistema operacional Android 2.1
Rede GPRS/EDGE, 3G
Armazenamento 128 MB interno e slot para cartões microSD, expansível até 16 GB
Câmera 3,2 MP
Flash Não
Conectividade microUSB 2.0, WiFi 802.11 b/g, Bluetooth 2.1 com A2DP
Sincroniza com o PC Sim
Dimensões 99 x 54 x 15 mm
Peso 104 g
Autonomia de bateria No modo GSM, até 4 horas e 45 minutos de conversação, e até 446 horas em modo standby
Itens inclusos Smartphone Sony Ericsson Xperia X8, bateria, carregador, cabo USB, fones de ouvido estéreo, cartão de memória de 2GB e manual

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Design elegante.
  • * Interface rápida e intuitiva.
  • * Bons alto-falantes.

Contras

  • * Sem multitouch.
  • * Câmera de baixa qualidade.
  • * Pouca memória RAM.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Brito
    2011-12-20T11:34:26

    sou fãn da sony Ericsson e a tempos venho querendo comprar esse ai, o x8 e não penso em outro. Para quem ta querendo entar no mundo dos smarts é sim uma boa pedida.

  • Eduardo Oliveira
    2011-09-17T13:33:47

    Nessa faixa de preço, o LG Optimus1 (popular p500) apresenta configurações muito mais vantajosas do que o X8. Ótimo para quem quer enrtar no mundo dos smarts sem gastar mais de mil reais.