Filmadoras

NOTA tt
8.0

Review Sony HDR-CX150

A Sony HDR-CX150 até parece que chegou no mercado com essa proposta, e basta uma rápida analise para entender o porquê disso: lentes Carl Zeiss Vario-Tessar, gravação em Full HD 1080i, memória interna de 16Gb e pouquíssimo recursos personalizáveis. É como se a Sony te desse o melhor carro que existe e só te deixasse acelerar e freiar...

Allan Melo
por
em

Esqueça botões, foco, e até cartões de memória: simplesmente ligue e começe a gravar. A Sony HDR-CX150 até parece que chegou no mercado com essa proposta, e basta uma rápida analise para entender o porquê disso: lentes Carl Zeiss Vario-Tessar, gravação em Full HD 1080i, memória interna de 16Gb e pouquíssimo recursos personalizáveis. É como se a Sony te desse o melhor carro que existe e só te deixasse acelerar e freiar.

Sony HDR-CX150_002Sony HDR-CX150 (Foto: Divulgação)

Design e materiais

A Sony HDR-CX150 tem um design bem elegante, mas as opções em azul e vermelho (também tem o preto) dão um toque muito mais charmoso e moderno. Mas o que surpreende nela é seu o peso, extremamente leve, que aliado ao desenho da carcaça, trás uma sensação muito confortável de se manusear a câmera, mesmo depois de horas.

O LCD de 2,7” parece que já virou padrão no mercado, e não há muito o que falar dela além do fato de ser touchscreen (o que não é nenhuma revolução no segmento) e de ter 270 graus de giro. E uma coisa notável é a ausência dos botões de zoom e de gravação do lado da tela. Mas fica a pergunta: Alguém usava aqueles botões?

Manuseio e menu

A interface touchscreen é bem fácil de navegar, e certos recursos como a medição de luz e o foco das cenas são ajustadas de um jeito que chega a ser engraçado: toque aonde você quer o foco. Pois é... Basta tocar a tela para que a câmera ajuste a lente e dê o foco no ponto determinado. Fora isso, não há como personalizar praticamente nada - só o brilho, o balanço de branco e a escolha de cenas. Nada de ISO, contraste ou efeitinhos.

O zoom óptico de 25x em uma boa pegada, fácil de controlar, mantendo uma boa qualidade nas filmagens, sem deixar as cenas muito tremidas ou mal definidas. Já o zoom digital é um dos melhores do mercado, chegando a 300x sem produzir muita distorção.

Qualidade dos vídeos

Só o fato de ser Full HD já eleva a Sony HDR-CX150 a um patamar maior. No seu melhor, ela registra vídeos em 1920 x 1080 interpolado (para os leigos, “qualidade de HDTV”), a 60 frames por segundo e taxa máxima de 24 megabits - isso, ainda, tirando foto de 3 megapixels durante a própria gravação, graças ao recurso Dual Record que dispensa a mudança dos modos da câmera.

Lentes

O poder da Sony HDR-CX150 está no sensor de imagem CMOS (denominado "Exmor R"), responsável pela alta qualidade das imagens em alta definição. Graças a ele, este modelo da Sony funciona bem mesmo em ambientes com pouca luz.

A lente também dá a filmadora HD uma vantagem, já que se trata da idolatrada Carl Zeiss Vario-Tessar Carl, alcançando a mesma nitidez e níveis de contraste maiores que as lentes de outros modelos da mesma categoria. Tudo isso, junto com o estabilizador de imagens SteadyShot garantem que não haverá ruído nem distorção nas suas filmagens.

Outros recursos

A câmera possui recursos como Quick AF (para maior precisão, independentemente do ambiente) e Face Detection (que ganhou algumas melhorias). Além disso, a câmera possui 9 modos de cenas, denominados iAuto ("Intelligent Auto"), que varre a foto tirada e aplica o melhor modo para a foto.

Outro recurso que merece destaque na Sony HDR-CX150 é que ela vem com 16 GB de memória interna, garantindo 1h25 de gravação Full HD sem cartões. Para aumentar essa capacidade, basta colocar um cartão Memory Stick PRO ou SD/SDHC de até 32Gb.

Ficha técnica

Resolução HD 1080i, 60fps
Zoom ótico 25x
Zoom digital 300x
Processador de imagem BIONZ
Tipo de sensor CMOS
Tela LCD 2,7”
Touchscreen Sim
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MPEG-4 AVC/H.264
Cartão de memória Memory Stick PRO ou SD/SDHC (até 32Gb)
Bateria Lítio
Fabricante das lentes Carl Zeiss Vario-Tessar
Conexões HDMI, Vídeo Componente e UBS 2.0
Dimensões 5.0 x 5.6 x 11.4 cm
Peso 260 g com bateria
Itens inclusos Adaptador AC, cabo A/V, cabo USB, cabo vídeo-componente, recarregador de bateria, CD-ROM

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
6
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Qualidade de TV Digital.
  • * Ótima lente e processador.
  • * Memória interna grande.

Contras

  • * Poucos controles manuais.
  • * Sem outros diferenciais.
  • * Sem flash ou lanterna.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares