Fone de ouvido

NOTA tt
8.5

Review Sony MDR-1A

Headphone é voltado para dispositivos móveis e tem áudio de muita qualidade.

Joana Pardal
por
em

O alto investimento em um fone de ouvido de qualidade se tornou uma prática mais comum para os usuários exigentes, que procuram por alta potência, impedâncias e recursos como isolamento acústico e de ruído. Modelos da Beats, Philips e Sennheiser estão fazendo sucesso no mercado. Testamos o headphone top de linha da Sony no país, o MDR-1A, e vamos dizer até que ponto vale a pena pagar um preço elevado em um bom fone de ouvido.

Conheça os melhores fones de ouvido com áudio 3D vendidos no Brasil

O MDR-1A, logo de cara, chama atenção pela leveza, 223 g, e design sóbrio e discreto. A haste superior que envolve a cabeça é acolchoada e as conchas também são envoltas por uma estrutura muito confortável. É possível ficar por horas com o acessório sem nenhum incômodo, mas isso ainda não é o suficiente para fazer ninguém pagar R$1.700 por ele. Porém, a qualidade sonora impressiona.

Fone top de linha da Sony é muito leve e tem design discreto (Foto: Luana Marfim/Techtudo)Fone top de linha da Sony é muito leve e tem design discreto (Foto: Luana Marfim/Techtudo)

O fone acompanha uma bolsa para armazená-lo e as conchas são dobráveis, assim, fica mais fácil e seguro transportá-lo para qualquer lugar. O objetivo da Sony era criar um fone de alta qualidade, portátil e voltado para usar em dispositivos móveis, como celulares e iPods.

Sony produziu o MDR-1A para usuários escutarem músicas no celular e outros dispositivos móveis (Foto: Luana Marfim/Techtudo)Sony produziu o MDR-1A para usuários escutarem músicas no celular e outros dispositivos móveis (Foto: Luana Marfim/Techtudo)

Os graves e agudos bem definidos permitem que as baterias, baixos e guitarras sejam ouvidos de forma muito clara e limpa. A concha auricular é capaz de cobrir totalmente a orelha, provocando um isolamento acústico muito eficiente, que torna o momento mais imersivo. Os graves são ressaltados e isso é ótimo para os usuários que apreciam jazz, hip-hop, pop e músicas mais energéticas. Porém, a experiência fica um pouco menos atrativa em músicas acústicas, já que instrumentos como o violão acabam ficando com um volume mais baixo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mesmo com o som no volume máximo, não há perda de qualidade e nenhum tipo de distorção. O palco sonoro é bom, especialmente para fones com traseira fechada. É possível diferenciar de forma clara diversos instrumentos durante a música, os agudos bem definidos permitem que os violinos, clarinetes e trompetes sejam identificados rapidamente. Falando dos dados técnicos temos: resposta de frequência de 3 a 100 KHz; sensibilidade de 105 dB/mW; impedância de 24 Ohm e drivers com 40 mm.

Quando o assunto é conexão, não há nada impressionante. Acompanham o headphone dois cabos P2 removíveis, com 1,2 m de comprimento, sendo um deles com microfone e botão play/pause, dirigido especialmente para quem quer usar com o celular.

Headphone vem com duas conexões p2, com 1,2 m de cumprimento (Foto: Luana Marfim/Techtudo)Headphone vem com duas conexões p2, com 1,2 m de cumprimento (Foto: Luana Marfim/Techtudo)

É complicado dizer se um fone que custa quase dois salários mínimos vale a pena, porém, para qualquer audiófilo, é um investimento muito válido. O áudio do MDR-1A é de extrema qualidade, além do acessório ser muito confortável. Mas vale ressaltar, o som não é muito neutro, então, se você valoriza os graves, é uma excelente escolha. Além disso, se você prefere headphones com cores mais vivas, um Beats pode ser mais atrativo.

Fone de ouvido bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Comente no Fórum do TechTudo   

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
6

Prós

  • Qualidade do áudio
  • Conforto
  • Bom isolamento de ruídos

Contras

  • Preço Alto
  • Um dos cabos poderia ser maior
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Douglas Ferreira
    2016-06-07T19:41:44

    R$ 1.298,90 na Kabum, à vista no boleto. Eu até estava pensando em comprar esse modelo, visto que meu B&W morreu há um mês, mas foi bom ler a matéria: agora sei que o modelo da Sony puxa um pouco mais nos graves... de repente eu volto pro P5 da Bowers & Wilkins. PS: Péssima sugestão no final da matéria... gastar dinheiro com um Beats, por conta da cor?! Todo mundo sabe da péssima qualidade desse produto. Acho mesmo é que a Beats sujou o nome da Monster, que até tem alguns modelos interessantes.

  • Anderson Gama
    2016-06-06T08:45:56

    Cara Joana, bom dia tudo bem? Obrigado pela matéria, foi bastante instrutiva. Só não entendi o final, quando após você expor basicamente características técnicas do Sony, você oferece a opção de um Beats(que sabemos da real qualidade dos mesmos) simplesmente pela cor? Na minha opinião acho que você deveria ao menos indicar um modelo qual seria equivalente, para ai então deixarmos a escolha pela estética! Abraços e bom trabalho.