Notebook

NOTA tt
9.0

Review Sony VAIO EE23EB

Eduardo Moreira
por
em

Os usuários mais desavisados podem se confundir na hora de comprar um notebook Sony VAIO. Afinal, eles contam com diversos modelos, que contam com poucas diferenças entre si. Porém, como em todo contrato, sempre fica aquele alerta que “devemos ler sempre as letrinhas miúdas do mesmo”. A mesma coisa vale para os diversos notebooks da linha Sony VAIO.

Em alguns casos, a diferença não está apenas em alguns reais no preço, mas sim nas pequenas letrinhas do nome do produto. E, nesse caso, o VAIO EE23EB conta com diferenças que podem ser decisivas para quem precisa de um equipamento que conte com diferenciais bem relevantes para que ele seja a sua nova ferramenta de trabalho. E diferenciais que outros modelos da série E não possuem.

Sony Vaio EE23Sony Vaio EE23EB (Foto: Divulgação)

Tela

Ele conta com tela de 15,5 polegadas. A diferença pode parecer pouca à princípio, mas acaba sendo considerável quando utilizamos o produto na prática: uma área para trabalhar ainda maior, uma maior área para vídeos e jogos, uma tela mais espaçosa para exibir páginas de internet e telas de edição de textos ou tabelas com maior conforto. Somado à tudo isso, você tem uma resolução que ajusta a tela para que tudo seja exibido com clareza, onde a maioria dos usuários vão se deparar com fontes grandes e imagens muito bem definidas. Para quem precisa trabalhar com detalhes em imagens e vídeo, é uma tela mais do que confortável.

Design e detalhes físicos

Ele mantém a mesma tradição dos produtos da linha VAIO, com linhas refinadas e elegantes, que ficam mais ressaltadas na sua cor prata, com detalhes em branco gelo. Seu ar de sobriedade vai cair muito bem em escritórios e ambientes em tons mais claros, mas ao mesmo tempo descolado para quem está vendo ele pela primeira vez. Pelo seu tamanho um pouco maior, ele é um pouco mais pesado que outros modelos que já testamos por aqui, mas entendemos que este modelo em específico é mais pensado para substituir os desktops, ficando a maior parte do tempo em um só lugar.

Mais uma vez (e essa parece ser uma tendência dos produtos da linha Sony VAIO), há uma má distribuição das portas USB no notebook. No caso específico do EE23EB, ele ao menos conta com uma porta USB na lateral oposta da unidade de DVD, deixando uma opção mais prática para quem quer, por exemplo, conectar um cabo de dados de smartphone. Repito: para quem pretende usar um mouse para trabalhar com uma maior agilidade, terá um certo incômodo na hora de abrir a unidade, caso esteja usando um mousepad. Mesmo que não seja por este detalhe, ainda são muitas portas concentradas em apenas um lado do produto. Isso certamente trará problemas para quem pensa em conectar mais de um periférico no notebook (dependendo de que tipo de periférico estamos falando).

Acessibilidade

Sony Vaio EE23EBSony Vaio EE23EB (Foto: Divulgação)

Um dos pontos fortes da linha VAIO da Sony é o seu teclado, e no caso do modelo EE23EB, este detalhe está ainda melhor. Além das teclas em formato chiclet, e bem espaçadas, facilitando a vida de quem precisa digitar muitos textos durante o dia, ele conta com um teclado numérico completo à parte, como em um teclado de computador tradicional. E a melhor parte: sem precisar aumentar em quase nada as dimensões do notebook em relação aos outros modelos da série E.

Lembrando que este produto conta com uma tela de 15,5 polegadas, esta pequena diferença foi o suficiente para que a Sony colocasse esse teclado adicional, trazendo mais um item importante para quem precisa de agilidade e produtividade na hora de digitar.

Neste modelo, contamos apenas com a tecla ASSIST como função de atalho rápido. Como já é tradicional nos modelos VAIO, a tecla ASSIST aciona recursos para manutenção do sistema, seja para tarefas mais simples de manutenção, ou até mesmo para a restauração completa do equipamento, caso o problema seja mais sério. A função é pensada para aqueles que não querem perder tempo chamando um técnico, e querem ter a solução de forma quase que imediata.

Funcionalidade e desempenho

O VAIO EE23EB é um notebook que torna a experiência de uso muito agradável, sendo mais fácil dos usuários de desktop se adaptarem, justamente em virtude de seu teclado lateral. É outro notebook da Sony que a maioria dos usuários não terão muitas dificuldades para começar a usar assim que o produto for retirado da caixa, pois os principais programas para o uso básico de usuários domésticos, executivos e com fins educacionais estão pré-instalados no produto, bastando ao usuário instalar os programas complementares para fins específicos.

Em termos de desempenho, este modelo traz diferenciais importantes em relação à um dos modelos VAIO que testamos anteriormente (VPC-EA20FB). O primeiro deles é o seu processador. O EE23EB conta com um processador AMD Athlon II Dual-Core, de 2,1 GHz, que já oferece uma ótima performance para processamento dos programas e execução de sistema e aplicativos. Mas, para garantir que o resultado do produto seja ainda melhor, ele conta com 4 GB de RAM DDR3 (que pode ser expansíveis para 8 GB), e placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 4250, ou seja, uma placa dedicada especificamente para executar toda a parte visual do notebook com performance máxima.

O resultado desse conjunto de periféricos resulta em um equipamento com um desempenho muito redondo, com nenhum caso de travamento ou necessidade de reinicialização depois de um longo período de trabalho. Seu desempenho de boot é muito bom, e mesmo os programas mais pesados ele rodou com muita estabilidade.

Alguns usuários poderão dizer que, com estas configurações, ele poderia estar rodando perfeitamente uma versão mais completa do Windows 7 do que a versão que a Sony decidiu colocar nele (Windows 7 Home Basic). Por outro lado, neste caso em específico, ele roda tão bem o sistema operacional da Microsoft, que podemos dizer a velha máxima do futebol: “em time que está ganhando, não se mexe”.

Preço sugerido do produto: R$ 2.299,00.

Ficha técnica

Tela 15,5 polegadas
Resolução 1366 x 768
Sistema Operacional Windows 7 Home Basic 64 bits
Processador AMD Athlon II Dual-Core P320, de 2,1 GHz
Memória RAM 4 GB de RAM DDR3 (expansíveis para até 8 GB)
Vídeo: dedicada ATI Mobility Radeon HD 4250
Mídia Ótica reprodutor e gravador de DVD e CD
Armazenamento 320 GB
Webcam sim
Conectividade WiFi b/g/n. Bluetooth, USB, HDMI
Dimensões 248 x 37 x 369 mm
Peso 2,7 kg
Autonomia de bateria até 3 horas de uso
Itens inclusos bateria, adaptador de energia, manuais e certificado de garantia

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • * Tela de 15,5 polegadas.
  • * Tecla especial para manutenção.
  • * Teclado QWERTY e numérico.

Contras

  • * Windows 7 básico.
  • * Má distribuição de portas.
  • * Apenas uma opção de cor.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares