MP3 Player

NOTA tt
8.0

Review Sony Walkman NWZ-W262

Em cores vibrantes, aparelho rende uma hora de música com apenas três minutos de carga

Stella Dauer
por
em

Os MP3 players praticamente perderam suas utilidades com a chegada dos celulares multimídia e dos smartphone. Mas ainda existe utilidade nesses aparelhos dedicados a música, e o Sony Walkman NWZ-W262 é uma prova disso. O MP3 player da Sony curtir tem como diferencial o fato de ser uma única peça, com fone e aparelho, ideal para se curtir um som de qualidade durante exercícios físicos. Para completar, ele é à prova de suor e chuva. Veja mais:

Design moderno e cores vibrantes do Sony Walkman NWZ-W262 (Foto: Stella Dauer)Design moderno e cores vibrantes do Sony Walkman NWZ-W262 (Foto: Stella Dauer)

Design

“Legal” é uma boa definição para o NWZ-W262. Colorido, está disponível em várias combinações de tons vivos e um visual bem moderno. Com ele, não há a necessidade de carregar várias parafernálias para se ouvir música, nem se preocupar em ficar tirando nó dos seus fones de ouvido. Em apenas duas peças, ligadas por um cabo, você tem o MP3 player e os alto-falantes.

Por conta disso, o Sony Walkman NWZ-W262 é muito leve: pesa apenas 32 gramas. Ideal para quem quer poupar peso na mochila ou para quem não aguenta mais levar o smartphone ou celular para suas práticas esportivas, ele dispensa qualquer tipo de braceletes.

Do lado direito encontram-se os botões de volume e de shuffle, para tocar músicas aleatoriamente. Há também a função Zappin, que pode ser usado para pular uma playlist ou uma pasta de músicas. Ou até para escutar de 4 a 15 segundos de cada faixa. Muito prático!

Muitos botões no MP3 Player Sony Walkman NWZ-W262 (Foto: Stella Dauer)Muitos botões no MP3 Player Sony Walkman NWZ-W262 (Foto: Stella Dauer)

Já no lado esquerdo estão o botão de energia, o LED de indicação da bateria, que avisa quando ela está carregada ou precisando de carga, botões para passar pelas faixas, um furo para reiniciar o aparelho, play/pause e a conexão microUSB, que é protegida por uma tampa à prova de suor e chuva.

Falando nesta especificação, a Sony vende o NWZ-W262 como sendo à prova d'água, mas você não conseguirá usar ele embaixo do chuveiro ou em mergulhos. Aqui, é preciso fazer uma ressalva: ele é resistente a suor e chuva - e só! O manual de instruções especifica isso, até. Se entrar água, o aparelho poderá morrer de vez. E tome cuidado ao lavar o MP3 player após o uso, evitando que os fones se molhem.

Usabilidade

Os botões de função são pequenos, mas têm formatos distintos. É preciso observar bem o aparelho e decorar a posição de cada um para não acabar apertando algo errado. Um grande auxiliar da operação é que o aparelho enuncia a função que está sendo requisitada ao apertar um botão.

Além disso, engana-se quem acha que ele incomoda nas orelhas. Por outro lado, é preciso prestar atenção ao tamanho adequado das borrachas dos fones, que são intra-auriculares: se você usar um tamanho grande demais, ele machucará sua orelha. Se menor, cairá toda hora. Uma vez ajustado, basta passar o cabo pela parte de trás na cabeça e usá-lo como se fosse um fone comum.

Botões do MP3 Player precisam de atenção para serem decorados (Foto: Stella Dauer)Botões do MP3 Player precisam de atenção para serem decorados (Foto: Stella Dauer)

Conectividade e compatibilidade

Quanto a tarefa de colocar música nele, não há dificuldades. Basta "arrastar e soltar". Não é preciso softwares específicos para sincronização, nem qualquer tipo de "burocracia". Seja com o Windows Explorer ou com iTunes, basta jogar as músicas para dentro do aparelho, avulsas ou em pastas.

Na leitura de arquivos, o MP3 Player aceita os formatos MP3, WMA (com ou sem DRM) e AAC (sem DRM). Outros formatos, como ogg, precisam ser convertidos. E não há rádio FM.

Mídia

Fazendo jus à marca, o NWZ-W262 tem uma ótima qualidade de som. Os fones intra-auriculares fazem você mergulhar na música, que é clara, tem bom estéreo e não apresenta distorções.

Neste quesito, não há do que reclamar. O volume é bem alto, mas cuidado ao utilizar em vias públicas, já que ele elimina o som ambiente, impedindo a percepção de carros ou outros avisos sonoros.

Bateria e armazenamento

De acordo com a Sony, a bateria desse MP3 player chega a 8 horas de uso, o que foi comprovado durante os testes. A autonomia chega a ser baixa, se comparado a outros tocadores de música do mercado, que chegam a garantir 30 horas de som. Por outro lado, como é voltado a esportes ou ao uso em transportes públicos, pode-se considerar uma durabilidade adequada. A tecnologia de carregamento rápido do NWZ-W262, ainda, o faz durar mais de uma hora com apenas 3 minutos de carga.

Sony Walkman NWZ-W262: conexão USB protegida da água serve para mover músicas e carregar o aparelho (Foto: Stella Dauer)Sony Walkman NWZ-W262: conexão USB protegida da água serve para mover músicas e carregar o aparelho (Foto: Stella Dauer)

Sua capacidade interna é de 2 GB. Não é lá muita coisa, comparado ao grande espaço disponibilizado em smartphones ou MP3 players, mas por ser um aparelho mais simples, pode ser usado para carregar sua playlist preferida durante alguns exercícios físicos.

O que vem na caixa

A caixa do Sony Walkman NWZ-W262 tem apenas o essencial: o aparelho, manuais, um cabo USB para conexão e carga, holder e borrachas de tamanhos diferentes para os fones intra-auriculares, essencial para que ele sirva em diferentes tipos de orelhas.

MP3 Player à prova d'água Sony Walkman NWZ-W262: conteúdo da embalagem (Foto: Stella Dauer) (Foto: MP3 Player à prova d'água Sony Walkman NWZ-W262: conteúdo da embalagem (Foto: Stella Dauer))MP3 Player à prova d'água Sony Walkman NWZ-W262: conteúdo da embalagem (Foto: Stella Dauer)

Ficha técnica

Armazenamento 2GB de memória interna
Equalizador não
Rádio FM não
Sincroniza com PC sim
Conectividade USB
Dimensões 4 cm cada lado
Peso 32 gramas
Autonomia de bateria 8 horas de som direto
Itens inclusos MP3 player, manuais, cabo USB, holder e borrachas de tamanhos variados para adequar à orelha.

.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
7
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • * Prático e compacto;
  • * Boa qualidade de som;
  • * Função Zappin;
  • * Rápido carregamento.

Contras

  • * Não é à prova d'água;
  • * Não é modular;
  • * Bateria não passa de 8 horas;
  • * Sem rádio FM.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raquel Pereira
    2017-03-10T14:07:52

    Olá! Alguém sabe me informar onde encontro esse mp3 para comprar? Tem Varias replicas, mas eu quero o produto original. Agradeço se alguém souber me informar.

  • Alan Santos
    2013-06-13T17:10:33

    Tenho o meu há quase 1 ano. É prático, recarrega fácil, tem boa durabilidade, dá pra fazer uma excelente setlist com 2gb de memória (não precisa de mais do que isso pra uma sessão de academia), mas o principal (fixação nas orelhas) deixa muito a desejar. Já testei todos os auriculares e simplesmente não se prende no canal do ouvido.

  • Edson Júnior
    2013-08-07T12:03:13  

    Tive a infelicidade de ser proprietário de um, ele resiste ao suor por um período. Tive problemas com infiltração que ocasionou o aparecimento de mau funcionamento das funções, ativando e desativando (vida própria). Por estar dentro da garantia, tive o equipamento substituído, porém, poucos meses depois, o novo começou a apresentar os mesmos problemas e já havia acabado o prazo de garantia, fiquei sem o aparelho e mesmo que oferecessem nova troca não aceitaria pois trata-se de vício oculto, pena eu ter me desfeito da nota fiscal, caso contrário entraria com um processo de reparação.

    recentes

    populares

    • Edson Júnior
      2013-08-07T12:03:13  

      Isso mesmo, tive um dentro da garantia q deu esse mesmo problema, usava nos meu longões de 20 , 30km, dps uns 10 meses suando , deu problema, na garantia a sony trocou. Mas esse ano nos treinos pra maratona deu o mesmo problema , só q agora não tem mais garantia

  • Marcell Melo
    2015-05-24T17:48:02

    O encaixe nos ouvidos foram perfeitos, a qualidade do som muito boa, o único pequeno ruído era no fone esquerdo que tinha algo solto dentro, mas nada que incomodasse. O problema é que os botões de aumentar/baixar volume e mudar pasta deixaram de funcionar. Agora só escuto a mesma pasta ao ligar. Nunca muda!

  • Luiz Novaes
    2014-05-02T16:37:25

    Uma porcaria, não durou 4 meses e o som que era otimo virou um ruido. Alem disso, a assistencia técnica da Sony é horrosa e não fornece qualquer auxilio após 3 meses de uso. O meu foi parar no lixo.

  • Heverton
    2013-06-25T20:51:00

    Quanto a Qualidade é muito boa, o som perfeito, MAS NÃO PARA NA ORELHA, ja testei todos as borrachas que vem com ele e nenhuma segura, é impossível correr com ele, só tem um jeito, usando ele com os fios formando um arco em sua cabeça, nem pensar em colocar os fios na nuca.

  • Emerson Schimidt
    2013-08-07T12:33:06

    Realmente tenho tbm um fone sony mas o mesmo problema não para no ouvido so umidecer com o suor e ele sai para fora do ouvido um investimento auto pelo produto fiquei desepcionado por ser um aparelho sony