TV

NOTA tt
8.0

Review Sony X905

O TechTudo testou a TV Ultra HD da Sony. Com 165 cm de comprimento e 87 cm de altura, o aparelho requer um ambiente amplo para ser instalado.

André Fogaça
por
em

A Sony aproveitou a Copa das Confederações para lançar no Brasil uma versão “econômica” de TV com resolução 4K (quatro vezes superior ao Full HD). O modelo em questão é o Sony X905, com a impressionante tela de 65 polegadas. Porém, toda a sofisticação do aparelho, que também tem um respeitável sistema de som, esbarra na falta de conteúdo disponível nesta resolução. Confira o review e veja se vale a pena sonhar com a X905 4K.

Sony X905  (Foto: Divulgação)Sony X905, a televisão 4K da Copa do Mundo FIFA 2014 (Foto: Divulgação)

Hardware e desempenho

Televisores 4K ainda são raros por um motivo bem claro: são muito mais caros do que aparelhos de TV de mesmo tamanho e resolução inferior. Eles são uma maravilha tecnológica, com imagens extremamente definidas mesmo quando o usuário está muito próximo da tela. Tudo isso é possível por conta de um processador interno de dois núcleos, capaz de exibir imagens de até 3840 x 2160 pixels com extrema fidelidade de cores e brilho.

O processador, junto com uma tecnologia chamada de 4K X-Reality PRO, permite que o ruído de mídias externas não seja visível em tamanha resolução. Isso significa que ao reproduzir um DVD, que tem resolução bem inferior ao Ultra HD, o monitor é capaz de realizar upscalling e eliminar o ruído que o "esticar" de pixels promove. Em testes realizados, vídeos em HD (720p) e também discos de DVD foram reproduzidos com uma qualidade e nitidez muito superiores do que em aparelhos Full HD (1080p). Filmes em Blu-Ray também tiveram ótimos resultados.

Sony X950, a TV 4K da Sony que traz beleza, bom processamento e som de alta qualidade (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Sony X950, a TV 4K da Sony que traz beleza, bom processamento e som de alta qualidade (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Não há, no entanto, quase nada em qualidade 4K no mercado. Nem transmissão via TV por assinatura, muito menos uma boa gama de m[idias ou vídeos na Internet. Isto torna a reprodução de algo em Ultra HD praticamente exclusiva para fotos. Nesse caso, o nível de detalhes é impressionante. Conseguimos testar a resolução total da tela com o auxílio de um aparelho da Sony que é distribuído ao varejista. Apenas assim foi possível experimentar vídeos na resolução máxima.

Por aqui não há a tecnologia IPS, mas, mesmo assim, tanto o ângulo de visão 3D, que no caso utiliza a tecnologia tridimensional passiva, quanto o 2D, são bastante confortáveis para que várias pessoas no mesmo local notem a mesma tonalidade de cores e detalhes da imagem. A Sony promete 178 graus de visibilidade, algo que foi prontamente confirmado em testes.

Sony X905 (Foto: TechTudo/André Fogaça)Os óculos 3D da Sony X905 são de tecnologia passiva (Foto: TechTudo/André Fogaça)

A Sony X905 conta com conexão Wi-Fi em duas antenas, o que permite uma conexão por meio da rede sem fios e também dados de Wi-Fi Direct, com aparelhos compatíveis. Se este não for o caso do aparelho mais próximo, ainda há uma conexão Bluetooth para pareamento por NFC com smartphones da linha Xperia - que garante o espelhamento de tela.

As conexões por cabo são generosas. Há duas entradas para antena externa, três saídas para vídeo composto/componente, duas para áudio analógico, uma saída de áudio que serve para fone de ouvido, outra para áudio digital, quatro portas HDMI e uma para rede cabeada no padrão RJ45. Para conectar acessórios externos, há três portas USB. A partir delas é possível plugar, por exemplo, um HD externo ou pendrive para reprodução de vídeo, fotos e áudio.

Sony X905 (Foto: TechTudo/André Fogaça)Controle com atalhos para NetFlix da Sony X905 (Foto: TechTudo/André Fogaça)

Na parte sonora, o aparelho é incrível. São dois falantes médios e um para agudos de cada lado. Este conjunto entrega 12,5 watts RMS cada. Além disso, na parte traseira, há dois falantes para graves, subwoofers, com 20 watts de potência cada um. Somando isso tudo, são 105 watts RMS. Pode parecer pouco, mas os graves são fortes o suficiente para dar uma sensação de impacto poderosa. A qualidade dos falantes chama atenção não apenas na potência, já que mesmo no volume máximo não há qualquer distorção do som.

Entretenimento

Sony X905 (Foto: TechTudo/André Fogaça)Qualidade das imagens da Sony X905: de perto da para ver os pixels (Foto: TechTudo/André Fogaça)

A X905 apresenta um navegador bastante competente, que abre qualquer página e aplicativos para acesso a conteúdo específico, como YouTube e Netflix. Mas digitar o endereço com o teclado virtual é bastante maçante. A Sony poderia ter introduzido um teclado QWERTY na parte traseira do controle remoto.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, com uma tela de resolução de 3840 x 2160 pixels, dificilmente um site vai preencher o monitor por completo e os textos tendem a ficar bem pequenos. É ruim quando o usuário está distante da TV. Há também aplicativos para Skype, Twitter, Facebook e o serviço de músicas da Sony, o Music Unlimited.

Sony X905 tem aplicações que facilitam a navegação (Foto: TechTudo/André Fogaça)Sony X905 tem aplicações que facilitam a navegação (Foto: TechTudo/André Fogaça)

O aparelho pode reproduzir fotos em JPEG, áudio em MP3, WMA e WAV e vídeo nos formatos MPEG1, MPEG2PS, MPEG2TS, AVCHD, MP4Part10, MP4Part2, XviD, MOV, WMV, MKV, WEBM e 3GPP. Testamos cada um deles, que foram reproduzidos sem nenhum engasgo, mesmo em resolução 4K nativa. O aparelho também lê legendas externas para vídeos, em uma série de codificações diferentes. Este é um ponto negativo, já que o processador não escolhe a codificação correta para a legenda que está sendo reproduzida. O usuário é obrigado a entrar no menu de configurações do reprodutor e escolher uma a uma das 11 opções diferentes. Cada uma trata a legenda de uma forma, especialmente os acentos.

Design

A Sony produziu uma tela que, quando desligada, é um bloco belíssimo na cor preta. Infelizmente, os alto-falantes são bem visíveis e quebram a simplicidade do design. O espaço necessário para posicionar este modelo também deve ser levado em conta, afinal, de ponta a ponta, ele tem 165 cm de comprimento e 87 cm de altura. Junto disso, há 53 Kg que exigiram duas pessoas para retirar da caixa e acomodar em seu local. O televisor é enorme e tomará atenção de qualquer outro objeto de decoração da sala. É possível prender o aparelho em uma armação com parafusos, ou então mantê-lo apoiado em um móvel.

Sony X905 pesa 53 kg e traz som de alta qualidade (Foto: Divulgação)Sony X905 pesa 53 kg e traz som de alta qualidade (Foto: Divulgação)

Conclusão

O Sony X905 é uma ótima TV, mas apenas para quem estiver com bastante dinheiro sobrando (custa R$ 23 mil) e uma sala generosa. Outro ponto que precisa ser levado em conta é a falta de conteúdo 4K disponível atualmente. É um problema que tende a ser resolvido da mesma forma como aconteceu com o Full HD. Mas quem espera reproduzir tudo em 4K nativamente, vai ficar frustrado. O upscalling resolve grande parte desse inconveniente, mas ainda não é 4K nativo e isso reflete na qualidade final da imagem.

A parte sonora, junto do tamanho físico da tela de 65 polegadas, transforma qualquer casa em uma sala de cinema de altíssima definição. Os graves potentes e a grande quantidade de arquivos de mídia suportados tornam esta TV em um centro de mídia.

Tela 65 polegadas LED
Resolução máxima 4K - 3840 x 2160 pixels
Processador Dual-core
Conversor integrado Sim
Wi-Fi embutido Sim
Smart TV Sim
3D Sim (passivo)
Conversor de 2D para 3D Sim
Upscalling Sim
Taxa de atualização 960 Hz
Áudio 105 Watts RMS
Peso 53 Kg
Tamanho 168 cm x 87 cm x 10 cm
Preço sugerido R$ 23 mil

 

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
5

Prós

  • * Bom processador;
  • * Som de alta qualidade;
  • * Várias portas USB e HDMI;
  • * Qualidade da tela incrível;
  • * Upscalling funciona bem;

Contras

  • * Há pouquíssimo conteúdo 4K;
  • * Preço elevado;
  • * Exige um grande espaço;
  • * Falta teclado Qwerty.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2013-09-30T18:10:38  

    Um enorme exagero da parte dessas grandes impressas, se a mídia a ser continuada for o Blu-ray não teremos conteúdo 4K a ser executado, filmes 4K são caríssimos para ser produzidos, e os consoles da próxima geração não suportam de maneira alguma tamanha resolução.

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2013-09-30T18:10:38  

      Essa foi uma enorme demonstração de desconhecimento, isso sim. Mídia em blu-ray não significa estar limitado a full hd, muito pelo contrário, os eventuais futuros filmes em ultra hd serão comercializados em discos blu-ray, com camada extra para maior armazenamento. E os novos consoles não terão JOGOS em ultra hd, mas reproduzem sim vídeos nesta resolução.

  • Diego Freitas
    2013-10-01T23:30:26

    Só queria ela na minha sala,sem dúvida é melhor do que muita gente tem em casa