Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review South Park: The Stick of Truth

South Park: The Stick of Truth é fiel a série e mantém o clássico humor negro com várias referências, personagens famosos e piadas que marcaram a história de Cartman, Kenny, Kyle e Stan. Confira o review do game que é quase uma nova temporada.

Tais Carvalho
por
em

South Park: The Stick of Truth é o mais novo jogo da série animada, famosa por seu humor negro, sarcasmo e piadas infames que conquistaram fãs por 17 temporadas. O título, disponível para PC, PS3 e Xbox 360 vem regado do clássico humor característico da animação, e conta com uma variedade enorme de referências aos episódios, personagens famosos e um toque dos populares games de RPG. Com conteúdo caprichado e inovador, o game poderia ser facilmente considerado uma nova temporada jogável de South Park. Confira:

South Park: The Stick of Truth mistura elementos de RPG clássico e humor

south-park-cartman-kyle-kenny-stanSouth Park: The Stick of Truth mantém o clássico humor (Foto: Divulgação)


Fiel a animação do começo ao fim

Com influências diretas dos criadores da série, Trey Park e Matt Stone, South Park: The Stick of Truth recebeu uma atenção especial nos detalhes e referências. Além de manter o clássico humor negro dos seus episódios, o game se manteve extremamente fiel a animação, seja no quesito jogabilidade – onde você se movimenta como os personagens – ou na grande quantidade de famosos personagens acrescentados no jogo. Ele inova na forma de contar sua história e adapta todos os elementos da animação de forma totalmente jogável.

A história se encaixa como uma continuação da trilogia “Black Friday”, que são três episódios da 17° temporada que ajudam a explicar a origem da brincadeira que as crianças estão fazendo no game. Com uma grande guerra acontecendo entre elfos e humanos, seu personagem aparece como a nova criança da vizinhança que ajudará os quatro garotos a recuperar o galho mágico chamado “The Stick of Truth”.

Tudo isso em meio a uma, aparentemente, inocente brincadeira de criança, com direito a fantasias, lutas medievais e muita imaginação. Você poderá criar seu personagem como quiser e escolher uma das quatro classes disponíveis – Guerreiro, Ladrão, Mago ou Judeu.

south-park-cartman-caidoSouth Park: The Stick of Truth e mantém o clássico humor (Foto: Divulgação)


Um sistema de RPG da quarta série

O jogo possui um sistema de combate baseado em turnos, como a maioria dos RPGs. Cartman, Stan, Kyle, Kenny e outros se enfrentam em combates medievais, com uma boa dose de imaginação. O que faz com que as características do gênero sejam poucas ou bem simples, já que os combates e boa parte do jogo são imaginados por crianças da quarta série.

Com ataques bem criativos e totalmente adaptados da animação, o game consegue inovar usando um sistema clássico, que se torna até motivo de piadas durante algumas partes do jogo.

Ainda assim, o sistema conta com pequenos problemas, principalmente na mecânica de combate. Por ser simples até demais ele acaba se tornando repetitivo e pode desagradar jogadores que foram atraídos pelo foco no RPG.

Já para os fanáticos pela série de TV, a criatividade usada para adaptar os elementos dos episódios ao jogo com certeza irá cativar. E talvez fazer relevar detalhes como a jogabilidade e sistema repetitivo, principalmente com a quantidade de boas referências para entreter os fãs da série. Além da forma criativa como a narrativa é contada aos jogadores.

south-park-combate-homen-caranguejoSouth Park: The Stick of Truth mantém o clássico humor (Foto: Divulgação)

Mas diferente do seu sistema de combate, a exploração é um dos pontos fortes do jogo e que realmente não vão decepcionar nem os fãs da série e muito menos os fãs de RPG. O game dá ao jogador uma variedade de ambientes para explorar, com níveis de dificuldade desafiadores e que exigem uma boa capacidade de observação. É possível também colecionar objetos como os Chipokomons, uma sátira aos Pokémon. Existem esconderijos e baús especiais com itens que lembram diversos episódios e que vão render boas horas de risadas.

Piadas épicas e legendadas

Apesar do jogo não estar dublado em português, South Park: The Stick of Truth conta com legendas que facilitam o entendimento de boa parte das piadas e principalmente da sua história. Sem pudores ou censura, a legenda em português, na versão nacional, traduz até mesmo a tiração de sarro e xingamentos dos personagens, principalmente os de Cartman, preservando a linguagem original do game que mistura elementos medievais como a forma infantil dos personagens.

Várias temporadas em um único jogo

South Park: The Stick of Truth é quase uma nova temporada jogável. Seu grande destaque é a quantidade de referências a episódios passados, da primeira até a última temporada. Além do forte toque de humor negro e as diversas sátiras que acompanharam a animação durante as 17 temporadas.

Contamos com personagens clássicos como o professor Garrison, o pai de Stan e até mesmo Al Gore. Outros personagens aparecem como chefes, como Timmy e até mesmo a irmã de Stan, Shelly. Você também pode contar com a ajuda de parceiros como Butters e Craig.

south-park-personagens-principaisSouth Park: The Stick of Truth é fiel a série (Foto: Divulgação)

Não é difícil perceber que o jogo foi criado para os fãs da série. Para os que conhecem e acompanharam boa parte das temporadas, reconhecerão facilmente personagens como o Toalhinha que aparece nas telas de carregamento. Ou até mesmo Terrence e Phillip, o homem-urso-porco, os aliens de South Park e até mesmo os duendes que roubam roupas de baixo. The Stick of Truth é um verdadeiro parque de diversões para os fãs, que provavelmente vão se divertir muito mais encontramos partes dos episódios nos armários dos personagens do que batalhando em meio a guerra infantil medieval.

Conclusão

South Park: The Stick of Truth pode ser considerado uma nova temporada da série, só que totalmente jogável. A influência direta dos criadores da série realmente deu frutos e se desenvolveu em um excelente game cheio de referências a animação, e que parece ter sido feito exatamente para os fãs. Mas se você não curtiu a série ou não gosta de um humor mais polêmico, provavelmente não gostará do jogo. Apesar do foco fraco no gênero RPG e um sistema de combate muito simples, a narrativa, o humor e as piadas infames compensam os pequenos problemas de forma inovadora. The Stick of Truth é tudo o que os fãs esperavam de um jogo da série South Park.


Qual melhor franquia de RPG de todos os tempos?
Opine no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Extremamente fiel a animação
  • - Referências aos episódios
  • - Humor característico da série
  • - Divertida e inovadora narrativa

Contras

  • - Sistema de combate muito simples
  • - Pouco foco no gênero RPG
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Solange Santos
    2017-04-28T18:47:33

    solmges

  • Defer Knot
    2014-03-19T14:17:19

    Realmente, sou fa da serie e a muito tempo que eu nao me divertia tanto jogando um game. existem referencias esquecidas pela propia serie e que estao presentes no jogo. Com certeza o melhor jogo já feito baseado em alguma serie de televisao