Jogos de ação

NOTA tt
9.3

Review Star Wars: Battlefront

Leia a análise completa do novo game disponível para PS4, Xbox One e PC inspirado na popular série de filmes

Murilo Molina
por
em

Star Wars: Battlefront é a nova versão do jogo de tiro inspirado na premiada obra de George Lucas que foi lançado em 2015. Produzido pela DICE e publicado pela Eletronic Arts, o game aposta em empolgantes batalhas multiplayer para replicar os épicos conflitos entre a Aliança Rebelde e o Império de Darth Vader. Confira a análise completa do título disponível para PS4, Xbox One e PC.

Star Wars Battlefront: testamos uma das grandes promessas do ano da EA

Primeiro lançamento da série da EA desde 2005, Star Wars Battlefront chegou aos PCs e consoles da nova geração com a dura missão de repetir o sucesso esmagador das versões anteriores. Para isso, o game tem total foco no multiplayer, sem sequer contar com modo campanha.

Star Wars Battlefront: confira o review completo do game (Foto: Divulgação)Star Wars Battlefront: confira o review completo do game (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

A estratégia é arriscada, e certamente pode desagradar ou até afastar potenciais jogadores. O formato, entretanto, já foi testado com sucesso em outros grandes títulos como Titanfall e Plants vs. Zombies: Garden Warfare, também publicados pela empresa.

Nada de campanha

Logo depois da breve tela de abertura, os jogadores são levados ao menu principal, no qual só duas opções estão disponíveis. Em “Multiplayer” há todos os modos online do game, que requerem conexão com a internet e outros jogadores para funcionar.

No total são nove modalidades, incluindo Supremacia (similar a Conquest, de Battlefield), Batalha (espécie de mata-mata em equipes), Esquadrão de Combate (batalhas usando exclusivamente naves) e outras variações de modos de jogo tradicionais.

Vader é um dos personagens jogáveis do game (Foto: Divulgação)Star Wars Battlefront: Vader é um dos personagens jogáveis do game (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Na outra opção, “Missões”, os jogadores podem convidar amigos ou partir para aventuras solo. O modo não chega a ser semelhante a uma campanha, mas é alternativa para aprender os comandos do jogo, se divertir com os contatos (inclusive em tela dividida) e investir algumas horas tentando bater recordes e desbloquear mais estrelas.

Os lados da força

Nas partidas os jogadores são divididos em duas equipes, cada uma representa um dos lados da força. Com exceção de personagens mais fortes, como Darth Vader e Luke Skywalker, todos os soldados se comportam exatamente da mesma forma, e usam armas idênticas. Isso garante o equilíbrio das batalhas.

Além das armas principais, os jogadores também contam com o interessante sistema de cartas desbloqueáveis, que garantem equipamentos adicionais para os personagens. Comprados com pontos entregues depois das partidas, eles permitem o uso de granadas, rifles de precisão, pistolas e outras utilidades como jetpacks e torretas.

Claramente baseado no estilo e mecânicas de Battlefield, o game conta com jogabilidade muito precisa e prazeirosa. Correr pelos vastos cenários e disparar os diferentes modelos de Blasters contra os inimigos é fácil até mesmo para iniciantes no gênero. Apesar das similaridades, as armas têm características exclusivas que podem se encaixar em situações e estilos de jogo muito diferentes.

Jogo remete Battlefield em diversos momentos (Foto: Divulgação)Star Wars Battlefront: jogo remete Battlefield em diversos momentos (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Pilotar os veículos do game também é muito intuitivo, já que basicamente só uma das alavancas analógicas é usada para decidir a direção e aceleração dos jatos, naves, motos e robôs. Esses veículos só estão disponíveis em alguns modos de jogo, que também contam com mapas com mais espaço para abrigar o deslocamento.

Apresentação de gala

Ao rodar o game pela primeira vez, é praticamente impossível não se impressionar com a beleza dos gráficos apresentados. Desde os modelos de soldados até os cenários, tudo está bastante caprichado, com texturas de altíssima qualidade, lindos efeitos especiais e animações dos personagens muito bem trabalhadas. Além disso, o game também roda de forma fluída, sem engasgos ou problemas de desempenho.

Quais os melhores jogos de Star Wars? Comente no Fórum do TechTudo.

O bom gosto no visual também está presente nos menus, que seguem o estilo minimalista que remete muito aos primeiros filmes da série, com direito a transições de tela e elementos clássicos. Todas essas qualidades colocam Star Wars Battlefront entre os jogos mais bonitos e impressionantes já lançados.

Diversos veículos podem ser pilotados durante as partidas (Foto: Divulgação)Star Wars Battlefront: diversos veículos podem ser pilotados durante as partidas (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Complementando a apresentação espetacular do game, a parte sonora também chama a atenção com a reprodução de centenas de efeitos e ruídos que deixam o clima ainda mais convincente. A memorável trilha sonora do filme também está destacada em diversos momentos, com a ótima seleção de faixas.

Confira o trailer do jogo:


Star Wars Battlefront chegou ao Brasil completamente dublado em português. O trabalho é competente, com vozes bem trabalhadas para os personagens principais. Infelizmente, não é raro ter alguns gritos e frases que destoam da qualidade da dublagem.

Conclusão

Star Wars Battlefront reviveu a tradicional série da Eletronic Arts com todos os méritos, e deve agradar a antigos fãs da série e novatos no universo de George Lucas. Mesmo com a ausência do modo campanha, o jogo justifica sua existência pelo excelente multiplayer e um pacote de missões para jogar sozinho ou com amigos.

    Nota TechTudo

    NOTA tt
    9.3
    Gráficos
    10
    Jogabilidade
    10
    Diversão
    9
    Som
    8

    Prós

    • Gráficos espetaculares
    • Modo multiplayer competitivo e divertido
    • Missões co-op com tela dividida
    • Jogabilidade acessível

    Contras

    • Ausência de modo campanha
    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Well Alc
      2015-11-17T11:24:13  

      Deram nota 8 pra som?! Os caras devem estar drogados, o som é um dos melhores pontos desse jogo!! O que deveria perder pontos, e muitos é pelo abuso do preço das DLCs, que dá a impressão que venderam um jogo pelas metades. A review nem tocou nesse assunto, é ridículo

      recentes

      populares

      • Well Alc
        2015-11-17T11:24:13  

        PREÇO INVIAVEL

      recentes

      populares

      • Well Alc
        2015-11-17T11:24:13  

        falou tudo, o som é o mais tope idêntico ao filme!

    • Sergio Costa
      2017-06-27T23:56:13

      Pense em um jogo bosta! Os gráficos são lindos... mas o jogo não vale 1 real. Quer jogar Star Wars? Compre os antigos jogos Battlefront da LucasArts, bem antes da DICE meter o dedo. Eles são muito mais divertidos!!

    • Celio Junior
      2017-01-25T12:45:04

      sinceramente, espera mais desse jogo, pois utiliza o que há de melhor nos consoles de última geração (até o momento), mas a maior decepção mesmo é você comprar as extensões do passe de temporada (que contém a estrela da morte, scarif (rogue one) e mais duas), e só depois que pagar (100,00) e instalar é que você vai saber que não pode jogá-las em single player, só no modo multiplayer e ainda tem que ter conta GOLD para poder usufruir. Portanto a minha nota pra esse jogo é 10 mas para a Microsoft é nota zero (O) chegando a ser um desrespeito aos usuários.

    • Eduardo Araujo
      2015-11-17T12:02:34  

      inveja branca de quem tem um ps4, mas nem lancar tbm para ps3 foi fogo...

      recentes

      populares

      • Eduardo Araujo
        2015-11-17T12:02:34  

        Marcelo, pense no seguinte, se vc está com a mulher dele, alguém pode estar com a sua! E se vc n tem, pode ser q aconteça c vc no futuro. Seu comentário foi muito infeliz...

      recentes

      populares

      • Eduardo Araujo
        2015-11-17T12:02:34  

        Marcelo, vc quis dar uma de malandrão e acabou falando uma besteira sem tamanho, melhor não falar mais nada e deixar que pensem que vc é um i*dio**ta do que continuar falando e deixar que tenham certeza.

    • Nando Educacional
      2015-12-21T15:53:32

      Jogo muito fraco, pois só tem multiplayer e é muito enjoativo

    • Daniel Lima
      2015-11-17T13:56:02  

      joguei o Beta, e já to jogando o Versão completa, jogo ta muito bom, Tope de Linha!!!

      recentes

      populares

      • Daniel Lima
        2015-11-17T13:56:02  

        Nada haver mesmo... todo jogo tem um modo História... e ainda mais Star Wars que a história é tudo ... super mario? só esse que vc conhece que tem modo História... parou no tempo hein fiii

      recentes

      populares

      • Daniel Lima
        2015-11-17T13:56:02  

        fiquei ai debatendo enquanto estou ganhando todas no modo Online, ta achando ruim façam um jogo melhor!

    • Andre Antoniazzi
      2015-11-19T18:26:48

      Comprei o jogo e broxei quando vi que não tinha campanha, nem joguei direito e já o encostei.

    • Pablo Vieira
      2015-11-17T18:42:57  

      Sério que não tem modo campanha? Perdi o tesão pelo jogo...

      recentes

      populares

      • Pablo Vieira
        2015-11-17T18:42:57  

        Jogo me enpolgou tanto que fui conhecer os filmes, antes não tinha interesse algum, e agora lá vou eu para a estreia de Star Wars-o desperta da força no cinema, sério jogo fantástico, vale muito o investimento.

      recentes

      populares

      • Pablo Vieira
        2015-11-17T18:42:57  

        Samuel Gonçalves é Nois, jogo é tope, roda liso, tenho um i7 mais gtx 960 4 gb, ta rodando 60 fps de boa, jogo topee!!!

    • Paulo Lima
      2015-11-18T14:25:58

      SOM 8? FALA SÉRIO TECHTUDO!!

    • Pedro Neto
      2015-11-17T13:32:33  

      Entre um rim e o jogo eu prefiro meu rim.

      recentes

      populares

      • Pedro Neto
        2015-11-17T13:32:33  

        quer o meu? Eu troco pelo jogo!

      recentes

      populares

      • Pedro Neto
        2015-11-17T13:32:33  

        Vai lá no mercado negro, tem um bocado de gente que vai pagar.

    • João Prado
      2015-11-18T11:10:54

      No PS4 o diskete sai por quase o dobro q no PC, fora que joga no videogame de plástico com joystick é bem tosco, ainda mais multiplayer. Battlefront é ponto pro PC!

    • Jackson Zanini
      2015-11-17T17:42:11

      Sensacional !

    • MARCUS RAMOS
      2015-11-17T15:55:26  

      Qual é a diferença entre o Deluxe e a Ultimate edition?

      recentes

      populares

      • MARCUS RAMOS
        2015-11-17T15:55:26  

        Ultimate inclui a session pass.....

    • Leandro Peixer
      2015-11-17T16:16:03

      Sem graça jogo sem modo campanha.

    • Cesar Ribeiro
      2015-11-17T14:33:35

      Nota 8 pro SOM é absurdo! Ainda mais depois dos comentários sobre a qualidade dos efeitos e da trilha... Tem que prestar atenção... esse tipo de erro só faz perder a credibilidade...

    • Arno Junior
      2015-11-17T14:27:07

      Alem de pagar caro não terá modo história??? Que isso....

    • Raphael
      2015-11-17T11:47:46

      Ué, o Techtudo não usou nem os termos "reais", nem "mágicos" em seu review? Agora fiquei impressionado. Parabéns ao autor.

    • Ivan.caldas
      2015-11-17T11:37:58

      Murilando na Máteria.