Computadores

NOTA tt
6.0

Review Star Wars: The Old Republic Gaming Keyboard

Sinônimo de inovação e qualidade em acessórios para gamers, a Razer traz um kit inteiro para os fãs do MMORPG Star Wars: The Old Republic. Neste review iremos mostrar as vantagens e desvantagens do teclado personalizado, que faz parte do conjunto citado.

Caio Malhano
por
em

Sinônimo de inovação e qualidade em acessórios para gamers, a Razer traz um kit inteiro para os fãs do MMORPG Star Wars: The Old Republic. Neste review iremos mostrar as vantagens e desvantagens do teclado personalizado, que faz parte do conjunto citado.

Confira os prós e contras do Star Wars: The Old Republic Gaming Keyboard (Foto: Reprodução / TechTudo)Confira os prós e contras do Star Wars: The Old Republic Gaming Keyboard (Foto: Marlon Camara / TechTudo)

Visual feito para os fãs

Com iluminação de fundo na cor amarela para cada tecla e um display de LED multicolorido, o teclado impressiona nos detalhes luminosos, ainda mais para quem costuma jogar no escuro. Além das luzes, as formas retas e a cor acinzentada mostram o cuidado em retratar o estilo das construções da saga Star Wars.

Porém, para quem não é um fã da série, o design parece simples demais e pode não agradar. Além disso, o teclado é feito de material não muito resistente, o que é um contra devido ao alto preço da peça. As luzes que trocam de cor a cada poucos segundos também podem ser um problema, desviando a atenção do jogador ou até mesmo cansando sua vista após algumas horas de jogo.

Iluminação multicolorida e design inspirado na saga Star Wars são destaque no visual do teclado da Razer (Foto: Reprodução / TechTudo)Iluminação multicolorida e design inspirado na saga Star Wars são destaque no teclado da Razer (Foto: Marlon Camara / TechTudo)

Teclas programáveis e diversas funções

Uma das grandes vantagens trazidas pelo Gaming Keyboard são as muitas teclas programáveis. O teclado possui um conjunto de cinco dessas teclas do lado esquerdo e mais uma dezena do lado direito, sobre o painel de LCD, que funciona como trackpad e tela touch. Além disso, os demais botões podem ter suas funções originais alteradas pelo usuário, dando imensa liberdade de personalização ao periférico.

O grande destaque do teclado fica por conta do conjunto de teclas e do painel de LCD multi-toque. É possível programar as dez teclas para usá-las dentro dos jogos, com as habilidades de seus personagens, e para diversas outras funções, como acessar o Facebook, Twitter, Youtube e até navegar pela internet, tudo isso utilizando o painel LCD como visor. Um belo atrativo visual é a aparição de ícones luminosos em cada um dos botões extras, relacionados ao conteúdo programado pelo jogador.

O teclado vem com 10 teclas programáveis com macros e um painel LCD cheio de funções (Foto: Reprodução / TechTudo)No lado direito há teclas extras programáveis e um painel LCD com diversas funções (Foto: Marlon Camara / TechTudo)

Outra vantagem para os gamers são as macros personalizáveis “On the fly”, o que significa que o jogador pode, durante o jogo, gravar uma sequência ordenada de comandos em um único botão.

Infelizmente, as dez teclas programáveis ficam do lado direito, enquanto os jogadores costumam usar a mão esquerda no teclado, dificultando o acesso a elas. Em momentos mais críticos do jogo, ter que tirar a mão do mouse para utilizar estes botões pode significar grande prejuízo.

Gaming mode

Uma função interessante é o Gaming mode, que pode ser habilitada através da tecla com a letra G, acima do botão “Home”. Neste modo, atalhos indesejáveis, como a tecla “Windows” e os comando Alt+F4 e Alt+Tab são desabilitados, para que seu jogo não seja interrompido por acidente.

Alto desempenho

O teclado oferece uma rápida resposta, cerca de 1ms apenas, e conta com a tecnologia anti-ghosting para até 10 teclas, evitando que, ao apertar diversas teclas ao mesmo tempo, algumas não sejam reconhecidas.

Mesmo com um design diferente e múltiplas funções o teclado possui baixo custo benefício (Foto: Reprodução / TechTudo)Mesmo com um design diferente e múltiplas funções, o teclado possui baixo custo benefício (Foto: Marlon Camara / TechTudo)

Conclusão:

Apesar de todas as suas funções extras e opções de personalização, o Star Wars: The Old Republic Gaming Keyboard da Razer apresenta um elevadíssimo custo (com uma média de R$1.300,00). O acessório, que apresenta um design profundamente inspirado no universo de Star Wars, é recomendado para fãs da série e para gamers hardcore, que poderão tirar maior proveito das macros e botões programáveis. Para jogadores casuais o custo benefício não é atrativo e as teclas extras podem até atrapalhar durante os jogos.

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
6
Funcionalidades
7
Desempenho
9
Custo-benefício
3

Prós

  • - Iluminação multicolorida
  • - Teclas macias e confortáveis
  • - 15 teclas extras programáveis
  • - Painel LCD multi-touch
  • - Tecnologia anti-ghosting

Contras

  • - Alto custo
  • - Material frágil
  • - As luzes podem causar incômodo
  • - Teclas extras no lado direito
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares