Jogos de ação

NOTA tt
9.3

Review StarCraft 2: Legacy of the Void

A análise completa da última expansão de StarCraf 2, a franquia de estratégia e ficção científica da Blizzard.

Daniel Ribeiro
por
em

 StarCraft 2: Legacy of the Void é a última expansão da franquia de jogos de ficção científica e estratégia em tempo real da Blizzard, anunciado desde novembro de 2014. Com nova campanha protagonizada pela raça Protoss, o game conclui a trama iniciada em Wings of Liberty e seguida por Heart of the Swarm, mas também adiciona uma série de novas modalidades multiplayer. Confira mais detalhes no review:

Review: Star Wars: Battlefront

Lançado em 1998, Starcraft inaugurou uma franquia original e marcante, não só pelo conflito épico entre três raças bem diferentes: Terrans, Zergs e Protoss, mas também pelas excelentes animações. Com campanha individual dividida em três capítulos, cada qual protagonizado por uma raça, o jogo ainda contava com sofisticado modo de combates multiplayer.

SWLV 00Confira o review de StarCraft 2: Legacy of the Void. (Foto: Divulgação/Blizzard)

StarCraft 2: Legacy of the Void aprimora a jogabilidade da sequência e conclui a história da série pelo ponto de vista dos Protoss, revelando também diversos segredos sobre a saga. Além disso, o game apresenta novidades nas partidas online, que acrescentam modalidades de combates únicos, torneios, um modo Arcade e batalhas cooperativas protagonizadas por seis heróis da franquia.

Por Aiur e contra Amon

Com o objetivo de concluir a trama da franquia da Blizzard, a história de StarCraft 2: Legacy of the Void esclarece muitos detalhes sobre as tradições e os costumes dos Protoss, ao mesmo tempo em que narra a reaproximação entre diferentes facções desta raça e dos líderes dos Terrans e dos Zergs.

Em StarCraft 2: Legacy of the Void o jogador enfrenta às 3 raças do game e os perigosos híbridos de Amon (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em StarCraft 2: Legacy of the Void o jogador enfrenta às 3 raças do game e os perigosos híbridos de Amon (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Dividida em três partes, a nova campanha individual se inicia com uma espécie de tutorial interativo e apresenta a última etapa da investigação de Zeratul sobre o iminente ataque de Amon, um ser da raça superior conhecida como Xel’naga, mas que, diferente dos seus iguais, está disposto a colapsar todo o universo.

O segundo momento do desfecho da história é também a principal parte. Assim como nos capítulos Terran e Zerg, protagonizados respectivamente por Jim Raynor e a “Rainha das Lâminas”, o jogador irá acompanhar os progressos de um líder Protoss para resgatar o planeta natal de Aiur e eliminar a ameaça de Amon.

A campanha dos Protoss começa com a ofensiva para reconquistar o planeta de Aiur (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)StarCraft 2: Legacy of the Void: a campanha dos Protoss começa com a ofensiva para reconquistar o planeta de Aiur (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Este herói é Artanis, personagem introduzido na expansão do primeiro StarCraft, a Brood War, porém outros Protoss famosos também se destacam nesta jornada. Além disso, grande parte dos eventos ocorre dentro da Lança de Adun, um gigantesco cruzador espacial ligado a várias tradições desta raça.

Na espaçonave, assim como nos capítulos anteriores de StarCraft 2, Wings of Liberty e Heart of Swam, o jogador pode escolher entre diferentes missões e personalizar unidades de combate ou poderosos recursos táticos.

Na Lança de Adun o jogador pode modificar a facção de unidades de ataque ou personalizar os ataques e habilidades passivas da nave (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)StarCraft 2: Legacy of the Void: na Lança de Adun o jogador pode modificar a facção de unidades de ataque ou personalizar os ataques e habilidades passivas da nave (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na sala “Conselho de Guerra” é possível modificar a facção de cada tropa ou veículo, conforme Artanis conquista aliados e desbloqueia novas opções. Da mesma forma, no “Núcleo Solar”, o motor da Lança de Adun, é possível escolher armas e bonificações proporcionadas pelo cruzador Protoss durante as partidas.

O epílogo de StarCraft 2: Legacy of the Void é protagonizado pelos heróis de cada raça do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O epílogo de StarCraft 2: Legacy of the Void é protagonizado pelos heróis de cada raça do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O desfecho de StarCraft 2: Legacy of the Void ainda conta com um epílogo, no qual Jim Raynor, Sarah Kerrigan e Artanis partem para a ofensiva direta contra Amon. Com somente três fases, esta parte final coloca o jogador no comando direto de cada raça e conclui a trama do game.

Visual e efeitos sonoros caprichados

Os gráficos tridimensionais de StarCraft 2: Legacy of the Void são de excelente qualidade, e o jogo apresenta animações empolgantes e cenários muito bem-feitos. Como o jogo é uma expansão, não houve grandes alterações no visual dos modelos gráficos, mas vários efeitos sofisticados  de iluminação foram acrescentados.

A última atualização do game recebeu melhorias no visual e no processamento gráfico (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)StarCraft 2: Legacy of the Void: a última atualização do game recebeu melhorias no visual e no processamento gráfico (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Por funcionar apenas com o PC conectado à internet, a sequência aprimorou o processamento gráfico para torná-lo mais leve e eficiente. Desta forma, há poucos congelamentos e problemas de conexão com o servidor, apesar da quantidade de detalhes de cada unidade, veículo ou terrenos dos mapas.

A variedade de novas unidades de Terrans, Zergs e Protoss é enorma e cada tropa, piloto, criatura ou robô tem ótimas dublagens, tanto em português quanto em inglês. O jogador pode ainda se divertir com o vasto repertório de comentários engraçados dos personagens.

Os vídeos de StarCraft 2: Legacy of the Void apresentam uma qualidade excelente e ilustram momentos chaves da trama (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os vídeos de StarCraft 2: Legacy of the Void apresentam uma qualidade excelente e ilustram momentos chaves da trama (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

StarCraft 2: Legacy of the Void tem músicas empolgantes e efeitos sonoros de alta qualidade, apresentando ainda, no intervalo entre cada fase da campanha individual, interessantes animações de diálogos entre os personagens e excepcionais vídeos com os momentos de clímax da história.

Multiplayer versátil

Responsável por encerrar a franquia, StarCraft 2: Legacy of the Void tem modalidades multiplayer modernas e muito ecléticas. Desde o primeiro anúncio, a Blizzard prometeu a inclusão de novidades bem variadas, como: partidas cooperativas em diferente nível de interação, modo Arcade e unidades exclusivas para combates online.

Além de ter sofisticadas campanhas individuais, StarCraft 2: Legacy of the Void ainda oferece uma grande variedade de partidas multiplayer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Além de ter sofisticadas campanhas individuais, StarCraft 2: Legacy of the Void ainda oferece uma grande variedade de partidas multiplayer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A última expansão trouxe um enorme pacote de conquistas para os jogadores alcançarem durante a campanha individual e combates no Battel.net. Além disso, cada triunfo do jogador também libera pontos classificatórios de ranking e opções de personalização para o perfil multiplayer.

A modalidade “Multijogador” recebeu várias atualizações que permitem testar estratégias em treinamentos ou contra a I.A. em diferentes níveis de dificuldade. Da mesma forma, os jogadores poderão enfrentar adversários online nos modos ranqueados ou não-ranqueados, participar de eventos e torneios ou criar seu próprio campeonato.

Em missões cooperativas é preciso escolher um herói para enfrentar dinâmicos desafios ao lado de outro jogador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)StarCraft 2: Legacy of the Void: em missões cooperativas é preciso escolher um herói para enfrentar dinâmicos desafios ao lado de outro jogador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, a modalidade “Arcade” recebeu grandes atualizações e apresentou visual mais dinâmico e agradável. Agora o jogador enfrenta adversários aleatórios, mas pode escolher mais facilmente entre partidas rápidas ou longas ou missões com temas específicos.

Com que raça você prefere jogar em StarCraft 2? Comente em nosso Fórum!

Ao mesmo tempo, as “Missões Cooperativas” deixam os jogadores livres para escolher entre seis heróis específicos de StarCraft 2: Legacy of the Void para enfrentar cenários junto de outro participante. No entanto, os objetivos finalizados e o desempenho em cada batalha proporcionam pontos de experiência que desbloqueiam novas unidades e habilidades.

StarCraft 2: Legacy of the Void conclui a saga do Setor Koprulu, mas conta com muitas conquistas para alcançar, diferentes níveis de dificuldade e vários modos multiplayer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)StarCraft 2: Legacy of the Void conclui a saga do Setor Koprulu, mas conta com muitas conquistas para alcançar, diferentes níveis de dificuldade e vários modos multiplayer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Conclusão

Com jogabilidade fácil e divertida, StarCraft 2: Legacy of the Void é um jogo de estratégia em tempo real que agrada antigos fãs da série e novatos no universo da Blizzard. Além de reunir as três campanhas individuais nesta última expansão, o game ainda mantém a excelente qualidade de animações, cenários, modelos gráficos, dublagens e trilha sonora. Da mesma forma, apesar de encerrar a história da franquia, o jogo oferece bastante variedade de partidas multiplayer e conquistas para alcançar.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Gráficos
10
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
9

Prós

  • Gráficos e vídeos de excelente qualidade
  • Efeitos sonoros divertidos e empolgantes
  • Trama interessante e com um ótimo desenvolvimento
  • Jogabilidade instigante e com vários níveis de dificuldade
  • Acrescenta novas unidades e modalidades de multiplayer

Contras

  • Só funciona se o PC estiver conectado à internet
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares