Submerged, novo jogo da empresa Uppercut Games, Ă© um game de exploração que coloca o jogador no controle de uma jovem no meio da inundação de uma cidade. Sem ferramentas ou armas, ela deve encontrar itens para ajudar o irmĂŁo ferido. O tĂtulo tenta misturar elementos de jogos como The Legend of Zelda: Wind Waker e The Last of Us, serĂĄ que ele consegue se sobressair ou merece naufragar? Confira no review a seguir:
Navegando em Submerged (Foto: Divulgação/Uppercut Games) â Foto: TechTudo
Submerged começa de um jeito um tanto confuso. No controle da protagonista desconhecida, vocĂȘ deve ajudar o irmĂŁo dela e coletar suprimentos para manter o seu ente querido vivo. Na aventura, a personagem se encontra no topo de uma igreja e, no horizonte, um prĂ©dio com um pano de paraquedas pendurado indica possĂveis mantimentos.Â
O objetivo no game Ă© encontrar essas caixas na parte superior de edifĂcios para ajudar o irmĂŁo ferido da protagonista. A cada pacote encontrado, detalhes da histĂłria deles e de como chegaram naquele ponto sĂŁo revelados.
Explore a cidade (Foto: Divulgação/Uppercut Games) â Foto: TechTudo
Nos primeiros momentos, a ideia e a execução são bem interessantes. Graficamente, Submerged é agradåvel de ver, apesar de não ser o melhor que computadores ou consoles podem oferecer.
O problema do game Ă© que, passados os primeiros minutos, vocĂȘ percebe o quĂŁo vazio e monĂłtono o jogo realmente Ă©. O tĂtulo nĂŁo apresenta nenhum desafio real  ao jogador no decorrer da campanha.
A curiosidade em saber exatamente o que causou o ferimento no rapaz é grande, mas isso é resolvido quase na metade da história. O interesse em descobrir como o mundo de fato ficou daquele jeito também se faz presente nos primeiros momentos do game, mas logo desaparece por causa da monotonia.
Em vĂĄrios momentos, por exemplo, vocĂȘ pode jogar Submerged com apenas uma mĂŁo. E essas situaçÔes sĂŁo as mais emocionantes e tensas de todo o game.
Submerged conta com um mapa consideravelmente grande. A ideia de ter que explorĂĄ-lo para conseguir entender o que aconteceu no lugar e encontrar mantimentos poderia ser interessante, porĂ©m quando vocĂȘ percebe que nĂŁo Ă© possĂvel visitar a maioria dos prĂ©dios visĂveis, o Ăąnimo de explorar tudo acaba.Â
Procure por mantimentos para o seu irmĂŁo ferido (Foto: Divulgação/Uppercut Games) â Foto: TechTudo
Outro elemento que incomoda bastante Ă© o fato de todos os edifĂcios com mantimentos no topo sĂŁo claramente diferentes da maioria. Isso torna tudo mais fĂĄcil. A total ausĂȘncia de combate ou conflito no game inteiro torna a experiĂȘncia realmente enfadonha.
Submerged Ă© o tipo de jogo em que a ideia Ă© muito melhor do que a execução. Ter uma cidade inundada em um futuro pĂłs-apocalĂptico e com a urgĂȘncia de salvar o ente querido poderia gerar um game emocionante, divertido e inesquecĂvel.Â
O problema estĂĄ no fato de tudo ser feito de maneira que nĂŁo cativa o jogador. A jogabilidade, por sua vez, Ă© simples a ponto de parecer preguiçosa, e os grĂĄficos, apesar de nĂŁo serem feios, nĂŁo conseguem se destacar. Se vocĂȘ espera uma experiĂȘncia mais elaborada e satisfatĂłria, passe longe de Submerged.
Quais suas melhores experiĂȘncias em The Last of Us? Comente no FĂłrum do TechTudo!
PrĂłs
- Bons grĂĄficos
Contras
- HistĂłria chata
- Jogabilidade simples demais
- Total falta de conflito