Teclados

NOTA tt
8.0

Review Teclado Logitech para iPad Ultrathin Keyboard Cover

O teclado Ultrathin Keyboard Cover para iPad, da Logitech, é o companheiro ideal de quem quer uma ferramenta precisa e confiável para aumentar sua produtividade na rua. Saiba mais sobre ele neste review.

Allan Melo
por
em

Nos testes, o Ultrathin Keyboard Cover, da Logitech, não poderia mostrar uma performance diferente. Custando R$ 400 nas lojas, o teclado possui um preço muito acima do praticado por outros teclados semelhantes, mas uma performance e qualidade proporcionalmente muito acima de seus concorrentes. O feito, de fato é, tão reconhecido que a própria Apple o vende em sua Apple Store. Mas ainda há muito o que conversar antes de desembolsar tal grana, e é por isso que avaliamos este poderoso teclado. Confira.

Logitech Ultrathin Keyboard Cover, para iPad (Foto: Allan Melo / TechTudo)Logitech Ultrathin Keyboard Cover, para iPad (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Design

Com uma construção elegante, em preto brilhante, este teclado possui um design suficientemente harmonioso para ambientes mais sóbrios, como uma mesa de reunião ou um escritório. Não por isso, entretanto, que ele não deva ser considerado para qualquer outra ocasião. Explico:

Ao contrário da maioria dos teclados concorrentes, este modelo da Logitech não faz qualquer uso de couro ou de peças que pareçam se adaptar ao iPad. Pelo contrário: seu desenho é completamente inspirado no tablet, o que o faz parecer uma peça legítima da Apple.

Traseira do Ultrathin Keyboard Cover da Logitech: igual ao iPad (Foto: Allan Melo / TechTudo)Traseira do Ultrathin Keyboard Cover da Logitech: igual ao iPad (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Sua traseira, em alumínio, usa o mesmo material da traseira do iPad. Assim, quando fechado, ele traz uma aparência ao conjunto que até remete a um ultrabook, tamanha finura. Além disso, há pequenos e discretos botões laterais para ligar o teclado e acionar o Bluetooth. Ao lado, ainda, há uma pequena entrada microUSB para carregá-lo.

Para se acoplar ao iPad com perfeição, o teclado conta com um pequeno filete magnético, semelhante à SmartCover original da Apple. Assim, o Ultrathin Keyboard Cover se mantém o tempo todo alinhado a tela. Nas extremidades, ainda, foram colocadas pequenas borrachas que protegem o vidro do tablet do contato das teclas, evitando qualquer tipo de arranhão não intencional.

Imã do Ultrathin Keyboard Cover, que gruda no iPad como uma SmartCover (Foto: Allan Melo / TechTudo)Imã do Ultrathin Keyboard Cover, que gruda no iPad como uma SmartCover (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Por outro lado, as extremidades do teclado possuem qualquer tipo de relevos. A própria Logitech faz modelos assim, o que garante uma vedação e alocação muito melhor entre o tablet e o teclado, quando fechados. Por conta disso, entretanto, é necessário ter muita cautela ao colocar os dois dentro de uma pasta ou mochila, pois como a única coisa que o segura é o filete magnético, pouco esforço é necessário para tirá-lo do lugar, deixando a tela do iPad desprotegida.

Usabilidade

O teclado embutido no Ultrathin Keyboard Cover é muito confortável e mais macio que o dos MacBooks. A distância das teclas é perfeita, e o mantem compacto sem comprometer a produtividade, evitando o contato acidental com outras teclas (o que acaba influenciando na diminuição dos erros de digitação).

Detalhe do Til, da Crase e do pequeno LED indicador de bateria e Bluetooth  (Foto: Allan Melo / TechTudo)Detalhe do Til, da Crase e do pequeno LED indicador de bateria e Bluetooth (Foto: Allan Melo / TechTudo)

 

Falando em teclas, o padrão usado no teclado é o Inglês Internacional, por isso não há cedilha. E a ausência da primeira linha do teclado, geralmente usada para acesso rápido a certos recursos, é alarmante para longos textos. Isso porque esta linha foi colocada em conjunto com a segunda linha, numérica, e por conta disso o til está ao lado da letra P, e só pode ser acionada em conjunto com o botão "Function", tal como a crase, logo ao lado.

Quanto ao uso normal, seu corpo em alumínio e seu peso "na medida certa" são decisivos para que não seja exigido qualquer esforço para se manter o teclado parado sobre uma mesa, enquanto você estiver digitando.

Entrada microUSB, botão de ligar e desligar e Bluetooth, na lateral do teclado para iPad da Logitech (Foto: Allan Melo / TechTudo)Entrada microUSB, botão de ligar e desligar e Bluetooth, na lateral do teclado para iPad da Logitech (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Outro detalhe muito importante do tablet é a adoção de um imã no vão central, acoplando e mantendo o iPad "preso", em uma inclinação de 60 graus, durante todo o tempo de uso. Por conta desse imã, além disso, é possível usar o tablet com o teclado mesmo em superfícies inclinadas, tal como sobre as pernas - situação comum em conferências e palestras.

Compatibilidade

O teclado funcionou perfeitamente com a segunda e a terceira geração do iPad (não pudemos testar com o iPad 4), mas não funcionou com o iPad 1, nem com qualquer dispositivo Android. Devido ao seu design, além disso, ele possui encaixes compatíveis apenas com o desenho dos iPads 2, 3 e 4.

Preso por um imã a 60 graus, o iPad é acoplado com perfeição ao Ultrathin Keyboard Cover da Logitech (Foto: Allan Melo / TechTudo)Preso por um imã a 60 graus, o iPad é acoplado com perfeição ao Ultrathin Keyboard Cover da Logitech (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Bateria

A Logitech garante que a bateria do Ultrathin Keyboard Cover tem autonomia para durar até 6 meses depois de uma carga completa, baseado no uso médio de duas horas ao dia. Na prática, recebemos o teclado e, como estava, usamos ele por 2 meses sem sequer conectá-lo à tomada. E mesmo que não dure 6 meses, com tal autonomia, ele se provou suficientemente bom neste quesito.

Fechado, o teclado da Logitech transforma o iPad em um ultrabook (Foto: Allan Melo / TechTudo)Fechado, o teclado da Logitech transforma o iPad em um ultrabook (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Outro detalhe sobre sua bateria é que nos testes não houve qualquer tipo de preocupação em desligá-lo. O teclado possui um modo de stand-by que o desliga ao fechar a cover, e o religa ao pressionar qualquer tecla, voltando a se conectar automaticamente via Bluetooth.

Ficha técnica

Conectividade Bluetooth
Bateria Até 6 meses sem carga
Acessórios Pano de limpeza, documentação e cabo USB para carga

.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
10
Custo-benefício
6

Prós

  • - Bateria excepcional;
  • - Design semelhante ao iPad;
  • - Boa construção.

Contras

  • - Preço alto;
  • - Adaptação das teclas.

Veja mais reviews e compare:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcela Silveira
    2017-05-31T10:24:39

    Atualmente, onde compro online?!

  • Anderson Wernek
    2014-10-17T09:44:31

    Mas afinal, é compatível ou não para iPad 4?

  • Jadss Vitória
    2014-02-26T11:08:24

    Gente!!! Tudibom! Perfeito e R$400,00 bem pago. Ah e em relação ao formato das teclas uma dica: Ative lá em Ajustes-Geral-Teclados-Português Brasil-QWERTY para teclado virtual e EUA INTERNACIONAL PC para teclado físico, depois vá testando cada tecla até se acostumar com ele... Bom uso!