GPS

NOTA tt
7.0

Review TELE System TS 8412

O TELE System TS 8412, apesar de básico, com as suas 335 cidades brasileiras navegáveis, tem um desempenho considerável, uma vez que conta com mais de 10 mil pontos de radares cadastrados. Em relação a esse aspecto, o GPS está melhor que os concorrentes no mercado.

Verônica Vasque
por
em

Atualmente, com os aparelhos GPS e as facilidades tecnológicas -  os acessos gratuitos aos serviços do Google Maps, entre outros, só se perde ou fica na mão no trânsito quem quer.

O TELE System TS 8412, apesar de básico, com as suas 335 cidades brasileiras navegáveis, tem um desempenho considerável, uma vez que conta com mais de 10 mil pontos de radares cadastrados. Em relação a esse aspecto, o GPS está melhor que os concorrentes no mercado.

Visual e interface

Ultra compacto e leve, o TS 8412 pesa apenas 108 gramas e tem espessura de 1,1 cm. Carregá-lo no bolso não será um problema. Tal como encontrar espaço no vidro do carro para posicioná-lo.

TELE System TS 8412 (Foto: divulgação)O TELE System TS 8412 cabe confortavelmente no bolso. (Foto: divulgação)

Simples, embora atraente, o GPS, disponível na cor preta, tem um acabamento emborrachado que é resistente às quedas. Na lateral do aparelho, há o conector para a bateria, a entrada para cartão microSD e a porta mini USB.

A tela de 3,5 polegadas tem uma sensibilidade boa, apesar de usar tecnologia resistiva para reconhecer o toque. No entanto, é bastante pequena para a visualização dos mapas, e, dependendo de onde o GPS estiver posicionado, pode prejudicar a leitura do motorista. Vale ressaltar que o aparelho não vem acompanhado de uma caneta Stylus – um desfalque da desenvolvedora.

A interface do aparelho, que é realizada através do CPU MTK, de 468 MHz de clock, é rápida e intuitiva, com menus simples e acessíveis. Quando o usuário digita uma rua no teclado Qwerty virtual, a entrada do endereço é preditiva, isto é, as letras digitadas vão sumindo conforme a disponibilidade dos lugares encontrados no catálogo.

Funcionalidades

De um total de 5.560 municípios brasileiros, o TS 8412 identifica quase todos. Embora só permita navegação completa por 335 cidades, número abaixo de alguns concorrentes.
Porém, o grande destaque é o numero de radares disponíveis em catálogo – são 10.778 mil cadastrados.

Em nossos testes, o GPS, que dispõe do software proprietário da TELES System, se mostrou razoável. Apesar de ter levado cerca de 30 segundos, uma boa marca, para encontrar os sinais dos satélites, durante o nosso percurso, o TS 8412 apresentou perdas de sinal constantes. O total foi de sete vezes em um teste que levou cerca de uma hora. Entretanto, quando se perdeu, levou aproximadamente 7 segundos para recalcular a rota.

Dispondo da tecnologia 3D, o aparelho é capaz de exibir alguns dos principais edifícios em simulação de terceira dimensão. Por outro lado, o GPS deixa muito a desejar por não contar com recursos multimídia, mesmo contando com entrada micro SD.

Bateria

A autonomia da bateria do TELE System TS 8412 é péssima. Em nossos testes, longe da alimentação, o GPS só se manteve em atividade por cerca de 70 minutos.
 

Tela 3,5 polegadas
Cidades identificáveis 5.560
Cidades navegáveis 335 cidades
Peso 108 gramas
Processador MTK com 468MHz
Memória 64MB FLASH NAND, 51 2MB SDRAM, compatível com cartão micro SD / MMC (até 2GB)
Bateria Recarregável de lítio íon interna

 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
7
Custo-benefício
7

Prós

  • * Mais de 10 mil radares cadastrados.
  • * Interface agradável.
  • * Tecnologia 3D.

Contras

  • * Tela poderia ser maior.
  • * Perdas de sinal.
  • * Sem recursos multimídia.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares