Jogos de ação

NOTA tt
9.5

Review Titanfall

Confira a análise do shooter que traz robôs gigantes e batalhas arrepiantes

Murilo Molina
por
em

Titanfall é o shooter em primeira pessoa surgido da união de forças entre a Respawn Entertainment e a Eletronic Arts. Idealizado pelas mentes por detrás de Call of Duty: Modern Warfare, o game chega como o primeiro grande título pós-lançamento do Xbox One, além de também receber versões para Xbox 360 e PC. Será que o novo FPS conseguirá reinventar o gênero? Confira a nossa análise:

Leia a análise completa do Xbox One

Review: Titanfall (Foto: Divulgação)Review: Titanfall (Foto: Divulgação)


Revolução enlatada

Titanfall começa a sua própria revolução logo de cara, com a ausência de um modo campanha propriamente dito. Ao invés disso, todos os holofotes são voltados para o modo multiplayer, onde a ação de verdade está esperando para ser descoberta.

Logo após iniciar o game pela primeira vez, o usuário será introduzido a um  detalhado tutorial, que ensina sobre cada uma das novidades do game, desde os básicos saltos duplos e corridas na parede, até como controlar os titãs e usar suas habilidades. Para os novatos, não poderia haver uma forma melhor para se adaptar aos comandos, entretanto, para aqueles que participaram da fase beta do game, será necessário passar por todas as tarefas novamente.

Depois disso, é necessário escolher um dos modos de jogo para iniciar. Para não descartar totalmente um enredo, um modo chamado campanha multiplayer apresenta algumas pequenas cutscenes, mas troca qualquer trama complexa por partidas multiplayer, onde independente do resultado, é possível avançar.

Escapar no final de cada fase é rotina da equipe derrotada (Foto: Divulgação)Escapar no final de cada fase é rotina da equipe derrotada (Foto: Divulgação)


Vida multiplayer

No total, é possível jogar 18 fases (nove com cada raça), que se passam em mapas comuns do game. A ausência de uma história mais profunda não chega a atrapalhar, especialmente em um jogo totalmente focado no modo online. A experiência até chega a servir como uma boa preparação para os desafios maiores, encontrados nos modos tradicionais.

Como opção principal, aparece o modo clássico, onde todas as verdadeiras modalidades podem ser encontradas. Attrition (mata-mata), Last Titan Standing (uma variação de Last Man Standing, onde todos começam com titãs), Hardpoint (parecido com o Conquest de Battlefield), Capture the Flag, e Pilot Hunter, onde derrubar titãs não soma pontos.

Após a seleção, os jogadores são levados a um Lobby, onde os times e opções de customização são exibidas. Apesar dos problemas no dia do lançamento, o matchmaking funciona de forma bastante ágil, especialmente no modo Attrition, onde a esmagadora maioria dos jogadores se acumula.

Titãs podem ser derrubados por pilotos discretos (Foto: Divulgação)Titãs podem ser derrubados por pilotos discretos (Foto: Divulgação)


Inovador e responsável

Dentro dos campos de batalha, Titanfall preserva os pilares de um bom shooter moderno. Isso inclui sistema de evolução, mapeamento de controles padrão e os mesmo modos de jogo, que não trazem nada inédito. Isso só na teoria.

Na prática, os jogadores batalham normalmente, enquanto um contador regressivo indica quanto falta para a chegada de seus robôs, que, como o nome do game sugere, caem do céu prontos para serem utilizados.

Apesar do limite de seis jogadores por equipe, os mapas são preenchidos por dezenas de inimigos controlados pelo game, que servem de presa fácil para os pilotos reais. Qualquer pontuação conseguida diminui alguns segundos do cronometro, premiando os jogadores com o melhor desempenho com a chegada antecipada de suas máquinas.

Mesmo gigantes e assustadores, os titãs se movem de uma forma bastante natural, mais ou menos como os humanos do jogo. Os saltos dão espaço a investidas, que podem ser tanto usadas para locomoção mais rápida, quanto para atropelar inimigos menores. Os modelos de máquinas também têm características próprias, como tamanho, peso e habilidades, que influenciam diretamente em seu controle e desempenho.

Titãs são fáceis e divertidos de controlar, mas não duram muito (Foto: Divulgação)Titãs são fáceis e divertidos de controlar, mas não duram muito (Foto: Divulgação)


Pequenos e ameaçadores

Com tanto poder de fogo, seria fácil afirmar que os titãs tornam a brincadeira um tanto mais sem graça, já que podem literalmente esmagar os jogadores que ainda não conseguiram seus robôs. Mas é aí que mora o principal charme de Titanfall – seu balanceamento.

Mesmo muito mais frágeis e menos poderosos do que os robôs gigantes, os pilotos em momento algum se tornam fardos para os jogadores que os controlam. Dotados de agilidade extrema e a possibilidade de escalar e andar pelas paredes, os humanos são perfeitamente capazes de derrubar titã atrás de titã, desde que usados da maneira certa.

Os pilotos possuem uma arma principal, usada no combate contra outros humanos, e um equipamento anti-titã, que serve exclusivamente para combater as feras de metal. Entre a bela variedade, estão lançadores de granadas, bazucas e raios, que podem dificultar (e muito) a vida de quem esperava conforto controlado um dos robôs.

A possibilidade de jogar de igual pra igual independente da classe, torna as partidas ainda mais excitantes e desafiadoras. Não é possível se acomodar com uma só classe, já que é basicamente obrigatório usar duas durante cada uma das partidas. Dessa forma, até mesmo iniciantes podem provar a força dos titãs uma ou duas vezes por rodada.

Pilotos são tão letais quanto os robôs (Foto: Divulgação)Pilotos são tão letais quanto os robôs (Foto: Divulgação)


Trocando as peças

Assim como na grande maioria dos FPS atuais, as partidas geram experiência, que resulta em novos desbloqueios, tanto para titãs quanto para os soldados. Logo, depois de algumas partidas, os jogadores contarão com variedades cada vez maiores de armas, habilidades e equipamentos. Dessa forma, é difícil se encontrar entediado com as opções oferecidas.

O jogo também possui um sistema de cartas, que podem ser usadas durante a partida e ativam habilidades ou itens especiais para os jogadores. É possível, por exemplo, conseguir um rifle de alta precisão ou fazer o personagem correr mais rapidamente por alguns instantes.

Os mapas, que a primeira vista parecem versões maiores e mais detalhadas dos vistos em games como Black Ops 2 e Ghosts, são na verdade verdadeiros labirintos. Grandes corredores dividem espaços com espaços minúsculos, dando vantagens para as duas classes presentes.

Mapas cheios de rotas alternativas são parte do game (Foto: Divulgação)Mapas cheios de rotas alternativas são parte do game (Foto: Divulgação)


Beleza e desempenho

Méritos também para o visual, que junto de Killzone: Shadow Fall, parece finalmente subir mais um degrau em relação a onde a nova geração de consoles pode chegar. Telas lotadas de inimigos, explosões, efeitos de luz e robôs gigantes rodam com tremenda fluidez, sem nenhum tipo de engasgo ou queda importante na taxa de quadros por segundo.

Os modelos, tanto de humanos quanto de robôs, não chegam a chocar pelo nível de detalhamento, mas certamente cumprem bem o papel de superar o padrão da geração anterior. Texturas ruins e serrilhados são raríssimos, tanto nos personagens quanto nos mapas.

O ponto negativo fica para a resolução da versão de Xbox One, que não alcança o FullHD, ficando limitada a 792P. A perda passa longe de influenciar o visual final do game, mas, no mínimo, deixa uma interrogação na cabeça dos donos do Xbox One em relação ao poder de fogo do console.

Titanfall é um dos lançamentos da semana (Foto: Divulgação) (Foto: Titanfall é um dos lançamentos da semana (Foto: Divulgação))Titanfall  (Foto: Divulgação)


Os efeitos sonoros são um show à parte, especialmente se aproveitados com um bom fone de ouvidos. É possível ouvir de longe os estampidos causados pelas lutas entre robôs, que também podem ser detectados com facilidade. Armas e ambiente também tiveram sua sonoridade trabalhada com capricho.

Infelizmente Titanfall não conta com sequer uma modalidade em tela dividida, impossibilitando uma diversão mais casual com amigos. O jogo sequer pode ser executado sem uma conexão com a internet, evitando qualquer interação offline, como uma partida contra bots ou treinamentos.

Conclusão

Titanfall fez valer a pena toda a espera e expectativa criada em torno do jogo. Abençoado com mecânicas extremamente balanceadas e divertidas, jogabilidade precisa e fluida e desempenho de primeira, o game ainda conta com a mistura explosiva entre um shooter extremamente bem implementado e robôs gigantes. Imperdível.


Acredita que Titanfall ficará com o título de melhor FPS do ano? Comente no fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Jogo muito bem balanceado
  • - Divertido e variado
  • - Belos gráficos e efeitos sonoros
  • - Ótima jogabilidade
  • - Desempenho excelente

Contras

  • - Total ausência de modos offline
  • - Ausência de uma campanha single player pode incomodar
  • - Xbox One fica devendo na resolução
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Lima
    2014-03-14T13:58:16  

    Engraçado como essa galera daqui puxa a sardinha descaradamente para o XO. Um jogo com tantos contras. Sem história, baixa resolução e sem modo offline recebe uma nota que em outros jogos seria no máximo 7.0, recebe uma nota 9.5 só pelo fato de ser um exclusivo. Thief por exemplo, é um jogo muito mais completo, mais bonito e com um enredo infinitamente superior, recebeu uma nota 8.0 por não ter um modo online. Isso não é jornalismo imparcial, é influência de opinião. Ah, eu tenho um XO caso alguém venha querer argumentar que sou sonysta.

    recentes

    populares

    • Fabio Lima
      2014-03-14T13:58:16  

      Caro Fábio Lima, para alguém que demonstra conhecer tanto sobre este assunto parece não ter argumentos suficientes para defender? Como você pode colocar como exemplo o jogo Thief? Sério mesmo? Um jogo "Next Gen" que tem loads a cada porta que você passa, você consegue ver a renderização em tempo real, um jogo que comprei e me arrependi muito de ter comprado. Compre o jogo e jogue um pouco primeiro para depois vir aqui fazer seu comentário com argumentos reais, por favor.

    recentes

    populares

    • Fabio Lima
      2014-03-14T13:58:16  

      cara cada um avalia do jeito que quer ué kkkkk

  • José Aleixo
    2014-03-14T14:48:56  

    Quer saber, enfia 1080 pitombas no fresário, papo chato, já deu isso, só sabem falar essa porcaria....

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2014-03-14T14:48:56  

      "tenho em mente que exclusivos tem o dever de explorar ao máximo o que cada console oferece" ... " O que me surpreende sim é o fato do jogo, teoricamente um dos primeiros exclusivos, não rodar com uma resolução que teoricamente já estaria dominada"... primeiro você fala em explorar o máximo, depois fala duas vezes teoricamente, isso não é desenhar, é mudar de opinião, pelo menos na forma de se expressar.. enfim, cada um joga o que gosta, e compra o que pode, se acha que o gráfico do ps4 é que manda, compra logo e pronto, pra mim, a DIVERSÃO que o xbox proporciona não tem igual.

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2014-03-14T14:48:56  

      Talvez não teriam usado o potencial por talvez evitar travamentos já que o jogo 100% pancada. Exemplo disso é o Left 4 Dead, não se tem grandes gráficos mas jogabilidade é nota 1000.. Com certeza isso não diminuiria minha opinião de querer ter o XOne.

  • Sum Wong
    2014-03-15T08:16:22  

    E proibida a presenca de fanzocas de PS4 nessa pagina. Ser fanzoca de PS4 tem contra-indicacoes como pagar-pau demais por jogo exclusivo do Xbox1 faz mal a saúde, ficar trollando porque de exclusivo bom ate agora nada faz mal a saúde, ter raiva de quem prefere o melhor console faz mal a saúde. A recomendação medica nesses casos e que enfiem o PS4 no traseiro e saiam de fininho.

    recentes

    populares

    • Sum Wong
      2014-03-15T08:16:22  

      Sum Wong com esse nome você deve ter é um PolyStation

    recentes

    populares

    • Sum Wong
      2014-03-15T08:16:22  

      Ficou com inveja Nicola? Chupa mesmo porque com esse nome de mulher voce deve brincar e de RolaStation.

  • Carlos Oliveira
    2014-03-14T17:17:42  

    Essa conversa de resolução é ridícula! Todo lugar que vou é gente falando asneira de tantos P aqui e ali.. Ooow, chega dessa bobagem! Os melhores jogos que já joguei na minha vida tinham, deixa eu ver, Resident Evil 1, 2 e 3 tinha resolução de quantos P? GTA 2 tinha quantos P? Agora pro jogo ser bom ele tem que vir em 1080p? Agora vamos parar com mimimi e vamos a discussões realmente importantes.

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2014-03-14T17:17:42  

      o mais ridiculo destas discussoes é que vc nao nota diferenca nehuma de 720p para 1080p só se vc tiver uma televisao de 60 polegadas e olhar de perto.

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2014-03-14T17:17:42  

      Murilo Carvalho Pior que nota, numa tv 40" hd e full hd tem muita diferença. E pra que investir numa plataforma nova senão pelo poderio gráfico? Xone ta largando muito atrás. Vocês que compraram, se foderam.

  • Blackdf
    2014-03-14T17:49:27  

    Matheus Santos, Seu ps4 iria rodar em 1080p a 60fps? o meu pc roda em 4k a 60fps. Desculpa aí viu!

    recentes

    populares

    • Blackdf
      2014-03-14T17:49:27  

      kkkkkkkk fiquei curioso de saber como vc pagou numa tela 4 k que custa mais de 8 mil reais só pra jogar titanfall, mesada que o papai da não dá pra comprar kinder ovo que eu sei.

  • Cassio Alves
    2014-03-14T16:58:10  

    Primeiro desde quando ele e o mais aguardado do ano?

    recentes

    populares

    • Cassio Alves
      2014-03-14T16:58:10  

      piada esse techtudo.

  • Carlos Schneider
    2014-03-15T12:08:52

    Amigo quer ver uma resenha justa e imparcial vai no arkade ponto com ponto br. O jogo se mostra um shooter bom, focado no multiplayer e não surpreende nos gráficos. Ou seja, mais um shooter da vida, vou continuar com meu BF4 pra Pc e GTA5 online no Ps3

  • Diogo
    2014-03-14T23:47:21  

    Esse jogo é um lixo. É um perfeito clone de Call of Duty. Exatamente igual em tudo, movimentação, tiros, gráficos. Como CoD apenas segure o gatilho que mesmo a km de distancia você mata. A arma é magica, todos os tiros vão reto e não tem coice. Até uma pistola vira uma metralhadora com mira perfeita! Além de todas as facilidades para noobs que o CoD cria, Titanfall resolveu ir além. Colocou batalhas 6x6 com vários bots dos mais burros possíveis. Assim todos matam muito e morrem pouco. Qualquer perebe se sente o rambo num robo. Jogo quase sem opções, graficos ruins. E sim, resolução importa.

    recentes

    populares

    • Diogo
      2014-03-14T23:47:21  

      Comprou nada esse ai e fanzoca de PS4 e ta so trollando. O jogo e super maneiro e ele ta se rasgando porque no PSzoca dele de exclusivo ate agora nada. chupa prego.

    recentes

    populares

    • Diogo
      2014-03-14T23:47:21  

      Sum Wong verdade, ele(Diogo) disse q em TitanFall é tudo igual ao CoD... nunca ouvi piada melhor! a Movimentação de TitanFall envolve parkour e escaladas, coisa q não está presente em CoD! sem falar dos Titãs! coisa q realmente não lembra nada CoD! se esse jogo é um clone de CoD, CoD deve ser um jogo melhor do q eu pensei q era...

  • Loco13
    2014-03-15T02:34:52

    O jogo esta muito loco mesmo, pra mim, nota merecida, ação do início ao fim e diversão garantida.

  • Negojames
    2014-03-15T01:23:08

    esse jogo ja foi lançado mais eu to indo jogar gta5 id psn MAMA-O-NEGO live XXZNEGOJAMESZXX FUI FUI FUI GTA 5 E 10 NÃO 9.5 FOI MAL PCr nunca verão o GTA5 NO PC

  • Negojames
    2014-03-15T01:20:22

    esse jogo ja foi lançado mais eu to indo jogar gta5 id psn MAMA-O-NEGO live XXZNEGOJAMESZXX FUI FUI FUI

  • Negojames
    2014-03-15T01:05:36

    verdade mais esse jogo e uma imitação cara muito cara do call of duty 250$$$$$$ nem modo campanha tem um abisurdo

  • Rogério Santos
    2014-03-14T11:51:13  

    A UNICA COISA QUE ACHO HORRIVEL DESTA NOVA GERAÇÃO É A RECLAMAÇÃO QUANTO A RESOLUÇÃO, EM QUALQUER SITE QUE SE LE NOTICIA SOBRE JOGOS PRINCIPALMENTE DO XBOX ONE(ACHO PQ NÃO EXISTE JOGOS NO PS4), EU NÃO ENTEDENDO ESSA PRERROGATIVA DOS JOGADORES AGORA. QUALQUER ESTUDIO PODE FAZER OS JOGOS EM 1080P, MAS SEMPRE VÃO PREFERIR A MELHORAR JOGABILIDADE E FLUIDEZ. NÃO VEJO NINGUEM RECLAMAR ISSO NOS PS3 E X360.

    recentes

    populares

    • Rogério Santos
      2014-03-14T11:51:13  

      Concordo com você. Jogos devem ser julgados pela experiência e não pela especificação técnica.

    recentes

    populares

    • Rogério Santos
      2014-03-14T11:51:13  

      verdade mais esse jogo e uma imitação cara muito cara do call of duty 250$$$$$$ ne modo campanha tem um abisurdo

  • Negojames
    2014-03-15T00:54:51

    no pc esse jogo e bem melhor nos grafico

  • Renato Tavares
    2014-03-14T17:56:55  

    O jogo é top, só ficou devendo mesmo na resolução... mas pensando bem, é melhor rodar os 792p do X1 do que os 0p do PS4...

    recentes

    populares

    • Renato Tavares
      2014-03-14T17:56:55  

      top para ti cara comprei um one para ter pelo menos um grafico melhor,,,,, 792 o 360 ja faz

  • Negojames
    2014-03-15T00:24:59

    para que eu comprei uma tv de led um ps 4 um xbox one sir esse jogo no 360 e bem melhor não tem grafico e muito importante em um jogo da nova geração sem mais

  • Negojames
    2014-03-15T00:13:49

    graças a deus tenho todos esses games da nova e da velha geração pagei 1400 no ps4 no one 1250 comprei essi jogo na live americana muito mais barato na minha opinião esse jogo so me deu mais vontade de jogar outro como cod mw3 e cod gost ....a o jogo muito enjuado isso em 2 hora de jogo ,,,,,,,,

  • Laerte Renck
    2014-03-15T00:13:37

    Os sonistas sempre se acharam tão superiores com seus exclusivos, mas foi sair um para os consoles da MS que ficaram mordidos, falando que o jogo é um lixo e etc kkkkkk. Vão curtir o Killzone de vocês e não percam seu tempo comentando bobagens. Não sou "ista" e não gosto dessas discussões sobre games, mas acho muito engraçado esse desespero dos sonistas.

  • Tinho Juniot
    2014-03-15T00:10:37

    Agora pergunto como um estagiário da página do techtudo diz que: "- Xbox One fica devendo na resolução" sendo que ele testou a versão de PC, ou será que nem tirar ScreenShot do que ele testou foi capaz? Não me levem a mal o jogo está bacana e nem reparei em resolução.

  • Tiago Nunes
    2014-03-14T19:32:50

    Esse jogo não vai fazer sucesso para pc pra xbox ate pode , quem usa pc nao vai pagar para jogar um jogo fps porque tem varios gratis para jogar na minha opinão !

  • Rodrigo Tiago
    2014-03-14T17:31:09

    jogo muito louco

  • Matheus Santos
    2014-03-14T11:28:20  

    Falar que roda em 792p no Ultra Sinistro Xbox Console, nada. E olha que não tem um ano de nova geração. O choro é livre, caixistas. Quiseram exclusividade porque sabiam que no PS4 iria rodar a 1080p a 60fps. De qualquer forma, to aqui de boas com meu killzone e ps4 comprado por 1500 no Brasil.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-03-14T11:28:20  

      Matheus Santos, se vc quer gráficos fez a escolha errada... deveria ter comprado um PC, ai vc pode jogar esse jogo (exclusivo de XBox e PC) em até 3 telas de 4k... Pergunta seu Sony faz isso?!?!

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-03-14T11:28:20  

      Tiago Leite nossa cara que loucura, me acha um ser aqui no Brasil que tenha 3 telas de 4k que saem no preço de um carro mais um Pc monstro que comprou só pra jogar Titanfall kkk cada uma.

  • Antonio Gomes
    2014-03-14T14:50:24  

    Você pode até ter um XO, mas isso não o faz autoridade no assunto. Sobretudo, pelo seu comentário de quem não é conhecedor da causa. Amigo, se o jogo não tem um single player é porque a produtora teve mais coragem que os criadores de Battefield. Afinal, esse último tem apresentado um singleplayer bem xoxo desde que foi lançado. E ninguém xoraminga por isso. Quanto à resolução, pelo amor de Deus. Ah, falando nisso, a nova Api da MS, o directX 12 promete. E é compatível com o XO. Isso vai levar mais poder de fogo ao console do tio Gates.

    recentes

    populares

    • Antonio Gomes
      2014-03-14T14:50:24  

      Poder de fogo ao Xone kkk cara vc só pode tá brincando, todos os multiplataformas na sua maioria anda saindo em 1080p a 60fps no Ps4 e ainda melhor no Pc e o Xone com gráfico de 720p por 30fps. Só pode ser zueira.

  • Rodrigo Oliveira
    2014-03-14T15:42:48

    Esse jogo até me da vontade de comprar um XO ao invés de um PS4............ pronto, passou.

  • Jeronimo Silva
    2014-03-14T15:07:03

    XBOX WINS