Roteador

NOTA tt
6.0

Review TP-Link TL-WR340G

Se você está procurando por um equipamento de entrada para gerenciar sua rede sem fio, dê uma olhada no TP-Link TL-WR340G.

Paulo Higa
por
em

Com a popularização de notebooks, netbooks, smartphones e tablets, está cada vez mais comum ter uma rede sem fio em casa. Atualmente, é possível encontrar bons roteadores Wi-Fi por preços baixos. Se você está procurando por um equipamento de entrada para gerenciar sua rede sem fio, dê uma olhada no TP-Link TL-WR340G. Aproveite e aprenda como instalar o roteador.

TP-Link TL-WR340G (Foto: Divulgação)TP-Link TL-WR340G (Foto: Divulgação)

Design

Assim como os roteadores Wi-Fi em geral, o TP-Link TL-WR340G não é um aparelho que podemos chamar de “obra de arte”. Sua antena de 5 dBi também é exposta, piorando ainda mais o visual e ocupando um espaço na mesa que pode ser precioso. Mesmo assim, o equipamento é bem compacto e cabe em qualquer lugar. Estranhamente, a TP-Link não incluiu um botão físico de liga/desliga, obrigando o usuário a puxar o cabo de energia para desligar ou reiniciar o roteador fisicamente.


Desempenho

Eis o ponto forte do roteador da TP-Link: o sinal. Com uma antena de 5 dBi, acima da média do mercado, que adota antenas de 2 ou 3 dBi para equipamentos desta faixa de preço, o sinal do TP-Link TL-WR340G sobrevive a vários metros de distância e ultrapassa paredes tranquilamente. Segundo o fabricante, o sinal alcança até 100 metros em ambientes internos (com barreira) e 300 metros em ambientes externos (livre de interferências).

Durante os testes, o TP-Link TL-WR340G não decepcionou, fornecendo sinal estável e gerenciando bem o tráfego da rede. Mesmo com quase 500 conexões simultâneas no torrent, a navegação na Internet permaneceu rápida e sem travamentos característicos de roteadores e modems mais baratos.

Infelizmente, o aparelho utiliza o padrão 802.11g, com velocidade máxima de 54 mbps. Em testes realizados próximos ao roteador, as taxas de transferência ficaram entre 20 e 25 mbps, uma marca apenas razoável.

Funcionalidades

A interface de configuração via web do TP-Link TL-WR340G é em inglês, mas isso não é problema. Para os que não entendem o idioma, basta utilizar o assistente de configuração e instalação, fornecido no mini CD que acompanha o produto, totalmente em português brasileiro.

Um ponto fraco do aparelho é a impossibilidade de remover a antena, recurso disponível no irmão TL-WR340GD, mais difícil de encontrar e ligeiramente mais caro. Isso impede a utilização de antenas mais potentes para aumentar a área de cobertura da sua rede sem fio.

Custo-benefício

O TP-Link TL-WR340G pode ser encontrado por R$ 60 em grandes lojas, sendo considerado uma ótima opção nessa faixa de preço. Com um sinal forte, ele não deve decepcionar usuários que precisam conectar um desktop e até dois dispositivos portáteis.

Para quem precisa conectar mais dispositivos na rede sem fio, a velocidade limitada pelo padrão 802.11g pode trazer aborrecimentos. Nesse caso, é melhor abrir a carteira e adquirir um roteador com padrão 802.11n, que pode atingir velocidades de 150, 300 ou 600 mbps.

Ficha técnica

Padrões IEEE 802.11 b/g.
Portas 4 ethernet (LAN) e 1 internet (WAN)
Taxa de transferência até 54 mbps
Antena 5 dBi
Frequência 2.4 GHz

 


Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
4
Funcionalidades
6
Desempenho
7
Custo-benefício
9

Prós

  • * Antena de 5 dBi.
  • * Baixo custo.
  • * Bom desempenho.

Contras

  • * Padrão 802.11g.
  • * Antena fixa.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aurea Carvalho
    2013-09-30T20:54:15

    Realmente e melhor que outro mais moderno que comprei.

  • Francisco Barão
    2013-07-23T19:04:19

    Show de bola! uso a mais de 2 anos

  • Helbert Gondim
    2011-08-14T09:16:18

    Utilizo esse roteador aqui em casa, é um bom equipamento mesmo apesar de algum problemas que ja tive, o custo beneficio é alto