Jogos de ação

NOTA tt
9.8

Review Uncharted 4: A Thief's End

Uncharted 4 mantém elementos de sucesso e mostra os motivos que o tornam um dos melhores games para o PlayStation 4

Diego Borges
por
em

Uncharted 4: A Thief's End novo jogo da popular franquia da Naughty Dog. O título, primeiro game inédito da saga para o PS4, marca o retorno de Nathan Drake em uma aventura repleta de reviravoltas, gráficos encantadores e um modo multiplayer que empolga e surpreende. Confira o review completo:

Trama "Sessão da Tarde" que empolga

A trama de Uncharted 4 é muito similar a de outros capítulos da série. Dessa vez, Drake parte em uma nova aventura para ajudar seu irmão, Sam, a recuperar um tesouro para que possa quitar uma dívida. Entretanto, mesmo com a ajuda de seu velho amigo, Sulivan, será preciso agir sorrateiramente para que sua esposa Elena não descubra, uma vez que o próprio Nathan havia prometido se aposentar da carreira de explorador.


Em meio a tudo isso, há uma busca intensa a um tesouro, reviravoltas, surpresas (previsíveis para alguns), momentos de emoção e uma boa dose de humor. Um roteiro perfeito para os filmes de aventura no estilo "Sessão da Tarde" e que já é característico da franquia.

Isso soa bem para os fãs e para quem jogou os outros capítulos da série, já que também há referências às aventuras anteriores, além do retorno de personagens icônicos, como Sulivan e Elena. Entretanto, para os menos pacientes e que não fazem questão em acompanhar boa parte da história, os longos diálogos de Uncharted 4 podem incomodar. 

A estreia de Sam Drake na franquia também merece elogios. A inclusão do irmão do protagonista cai como uma luva para dar motivo a um novo enredo, além de apresentar um personagem tão parecido com Nathan e ao mesmo tempo carregado de personalidades. Assim como os vilões e outros personagens, cujos papéis têm importância para a trama. 

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)Sam Drake faz sua estreia na franquia (Foto: Divulgação)

Pequenas mudanças aliadas a uma jogabilidade consagrada

A jogabilidade de Uncharted sempre foi um dos pontos fortes da franquia. A forma com que Drake escala, salta, agarra e se movimenta, é eficiente até mesmo para quem não possui tanta habilidade com os controles, tornando os jogos da série uma boa pedida para quem acaba de comprar o primeiro console.

A fórmula do sucesso se mantém em Uncharted 4, com algumas tímidas evoluções. A principal delas é o gancho de Drake, que faz com que o personagem alcance plataformas mais altas e avance grandes distâncias. Tudo isso no melhor estilo Indiana Jones.

Também há um foco maior na furtividade. Em muitos casos, é mais eficiente agir sorrateiramente e eliminar seus inimigos um por um, do que simplesmente abrir fogo contra todos eles. Para isso, há elementos que auxiliam essa abordagem, como o gramado alto, pequenos becos e plataformas mais altas. 

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)O sistema de combate permanece intacto em Uncharted 4 (Foto: Divulgação)


Visual paradisíaco que convence e encanta

O visual de Uncharted 4 é de longe um dos mais belos da atual geração. É incrível a forma com que os personagens foram reproduzidos, seja pela fisionomia, expressões faciais e até mesmo pela sincronia com o áudio dos diálogos.

O capricho se estende aos cenários. É difícil não jogar sem "printar" a tela repetidamente ao longo de toda a aventura. Os lugares por onde Drake percorre são paradisíacos, seja pelo contexto ou pela qualidade que a Naughty Dog expôs no jogo.

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)O visual de Uncharted 4 é encantador (Foto: Divulgação)


Também é interessante o capricho com que elementos do cenários foram produzidos. Por exemplo, as famosas elevações, que fazem com que Drake escale paredes e rochas, foram destacadas de uma forma mais suave, sem transtornos ao jogador em relação ao próximo passo. O mesmo vale para pedaços de tábuas, rochas e outras plataformas. 

Por fim, os efeitos de luz também contribuem para o visual impactante do jogo. Seja a refração da luz do sol no mar enquanto Drake mergulha, o brilho da lua nos cenários à noite ou na iluminação limitada de um tocha em cavernas e salas mais escuras. Todos eles complementam o fantástico trabalho visual da Naughty Dog.

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)Uncharted 4 traz gráficos de ponta (Foto: Divulgação)

Tropeço com a dublagem

Uncharted 4 chega ao Brasil totalmente em português. Tanto as legendas quanto o áudio do jogo são traduzidos para a nossa língua. Contudo, o que poderia ser excelente, acaba sendo o único ponto negativo do game. 

Isso porque algumas vozes não encaixaram. O maior exemplo é a de Elena. O timbre não compactua com algumas reações da personagem, fazendo com que a dublagem seja vazia em muitos momentos. O mesmo problema acontece com alguns personagens coadjuvantes, com expressões nada empolgadas. 

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)Algumas dublagens de Uncharted 4 decepcionam (Foto: Divulgação)


Em contrapartida, Drake, Sam, Nadine e Sulivan encantam e fazem com que alguns diálogos mais importantes tenham o clima que a cena pede. Seja com piadas sarcásticas, ordens ou com tom de melancolia em certos pontos da trama. 

Também há exageros no modo multiplayer. Há uma boa dose de palavrões e xingamentos um tanto desnecessários, que acabam contribuindo para um clima nada amistoso durante as partidas.

Multiplayer que surpreende

Surpreendentemente, Uncharted 4 traz um modo multiplayer que tem tudo para vingar e ser um dos pontos altos do jogo. O que parecia simples e até desnecessário em outros capítulos se torna uma boa opção para prolongar a vida útil do jogo. 

Uncharted 4 (Foto: Divulgação)Modo multiplayer de Uncharted 4 (Foto: Divulgação)


Os modos são basicamente os mesmo dos outros capítulos, com a grande vantagem das partidas rodarem a 60 quadros por segundo. Também há adições de novas habilidades, como totens que emanam bolas de energia contra seus inimigos e a inclusão de aliados controlados por inteligência artificial. Isso cria uma dinâmica ainda maior no jogo e intensifica os combates. 

Conclusão

Uncharted 4 fez valer a longa espera e desponta facilmente como melhor game já lançado para o PlayStation 4. O jogo traz a boa e velha mecânica que consagrou a série, com tímidas evoluções que chegam para somar. Os gráficos encantam pela qualidade e até o modo multplayer, que já foi duramente criticado em outras versões, torna-se uma excelente opção de jogo. Uncharted 4 é um item obrigatório para quem possui um PS4 e o motivo que faltava para se adquirir o console.

Uncharted 4 será o melhor jogo de 2016? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.8
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
9

Prós

  • Gráficos incríveis
  • Jogabilidade de ponta
  • Modo multiplayer surpreende
  • Extras desbloqueáveis
  • Enredo que empolga

Contras

  • Dublagem decepciona em alguns momentos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Pacheco
    2018-01-17T10:07:19

    Esse foi o primeiro jogo que tive contato da franquia e conseguiu me emprisionar a ponto de querer jogar os anteriores, o jogo muito bem feito e com gráficos sensacionais e uma historia de cair o queixo. Ao decorrer da historia você se apega muito com os personagens e continuar jogando para entender melhor a historia sempre com aquela vontade de querer ver o desfecho porem com medo de que acabe. É recomendado ter jogado os outros pra entender melhor as relações com alguns dos personagens, porem o jogo não de deixa perdido.

  • Felipe Anghinoni
    2016-05-05T11:50:49  

    O choro é live pra turma do X!

    recentes

    populares

    • Felipe Anghinoni
      2016-05-05T11:50:49  

      KKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Felipe Anghinoni
      2016-05-05T11:50:49  

      Cada console tem seus bons exclusivos, mas em Uncharted 4 a Sony mandou muito bem. O jogo é o melhor do gênero ao lado de Last of Us.

  • Rodrigo
    2016-05-15T23:18:09  

    Eu discordo com relação a dublagem.Achei que ficou boa.Falando nisso alguém sabe os nomes dos dubladores do drake, sully e elena ?

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2016-05-15T23:18:09  

      gostaria de saber da Elie e Joel também ?

  • Celso Monarolo
    2016-05-06T08:40:15  

    De longe o melhor jogo da história dos videos games !!!!!

    recentes

    populares

    • Celso Monarolo
      2016-05-06T08:40:15  

      zelda ocarina of time . pra mim 1-tlou ,2-mgs,3-zelda ocarina of time os melhores games da historia espero que uncharted entre em primeiro

    recentes

    populares

    • Celso Monarolo
      2016-05-06T08:40:15  

      Tá doido, depois de the last of us tem um posição vaga para ser disputa!

  • Valdeci Mamude
    2016-05-07T07:51:08

    Eis a diferença da Sony para os demais, Nauthy Dog só lança obra de arte !!!

  • Sirzechs Gremory
    2016-05-18T11:58:58

    O que eu gostaria de saber é se tem uma lista com os dubladores brasileiros, que eu não achei. Tem vários dubladores que eu reconheci, mas alguns não lembro o nome.Eu lembro muito a voz do Rafe em filmes, mas não consigo lembrar o nome do dublador.

  • Fernando Miguel
    2016-05-17T12:48:19

    Esse cara que deu nota é um mane dos grande! Matéria FRACA!

  • Rafael Brazolin
    2016-05-12T15:55:02

    Motivo para se adquirir o console acho exagero também, tomb raider é um jogo sensacional, paguei bem mais barato no one, joguei os últimos dois e mesmo q tivesse dinheiro, nem passaria pela minha cabeça em comprar um play 4 por causa do uncharted, que sem dúvida deve ser um bom jogo, mas essa guerrinha medíocre de fan boys faz os donos de playstation o colocarem muito acima de outros jogos.

  • Alessandro Ramos
    2016-05-10T16:33:43

    "Uncharted 4 é um item obrigatório para quem possui um PS4 e o motivo que faltava para se adquirir o console." O motivo que falta para eu ter um é DINHEIRO! Kkkkkk :(

  • Igor Favretto
    2016-05-06T11:17:55  

    Quer dizer que a dublagem em português fez a nota do jogo ser 9.8? Pra mim a nota é 10 em tudo, joguei os 3 Uncharteds legendados, não vai ser neste que eu vou mudar

    recentes

    populares

    • Igor Favretto
      2016-05-06T11:17:55  

      Eu zerei o The last of US legendado, mas vendo o meio irmão jogar ele dublado eu achei muito boa. Imagino que eles não gostam de dar 10 a exclusivos, só se for o último caso, isso por causa dos fanboys

    recentes

    populares

    • Igor Favretto
      2016-05-06T11:17:55  

      Cambada querendo dublado??? Imagino vcs abrindo a boca pra falar inglês kkkkkkkkkkkk

  • Daniel
    2016-05-09T18:33:10  

    Tenho um xbox one e nao sou igual esses bab acas q discutem qual o melhor console .um jogo espetacular e soh a lamentar nao sair no xbox 1

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-05-09T18:33:10  

      exatamente

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-05-09T18:33:10  

      Xbox É horrível... O negócio é lamentar mesmo

  • Renato Pc
    2016-05-10T12:43:50

    9.8 só por causa da dublagem que não presta? Kkkkkkkkkkkkkkk essa mania de brasileiro querer tudo dublado e depois quando abre a boca pra falar inglês da até medo.

  • Renato
    2016-05-06T14:23:45  

    Tem muito caixista nervoso por aqui! hauhauhahaaaa...

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-05-06T14:23:45  

      kkkkk

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-05-06T14:23:45  

      Eu falei a minha opnião para deixar claro que o ps4 tem os melhores exclusivos, para sanar as duvidas de quem não sabe qual console comprar, tem pessoas que tem os dois, outras só pode comprar um, cabe a quem tiver duvida fazer a sua escolha e ser feliz, os dois tem ótimos jogos mas quero jogar os melhores por isso fui de ps4 .

  • Emerson
    2016-05-05T17:42:35  

    se não for adiado pra 2017 ou 2018 ta bom

    recentes

    populares

    • Emerson
      2016-05-05T17:42:35  

      essa pre venda já esta desde 2014,se fosse por isso n seria adiado!!!

    recentes

    populares

    • Emerson
      2016-05-05T17:42:35  

      os cara tudo ja fizeram analise ja tem gente jogando e faltando 3 dias se acha que eles ia adiar

  • Luca Giotto
    2016-05-06T18:37:17

    69 avaliações no metacritic e 69 notas positivas . . . . .não precisa falar mais nada . . . . .chegou a mais nova obra prima no mundo dos games .

  • Fernando Landim
    2016-05-06T14:02:56

    Top esse jogo

  • Renato Vascão
    2016-05-05T20:04:16  

    Os virjões e os alienados, adoram esses tipos de jogos. Acordem pra vida senhores.

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-05-05T20:04:16  

      CHEGOU O COMELÃO Q SE ACHA O MACHO ALPHA POR N JOGAR VIDEOGAME.

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-05-05T20:04:16  

      Carlos Schneider, aqui na vizinhança eu tenho fama de cafajeste mesmo. Mas, eu te garanto que não adquiri essa "reputação" jogando videogame, o brinquedo de alienados

  • The Rocketeer
    2016-05-05T23:48:32  

    Se não é mundo aberto, não vale nada.

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2016-05-05T23:48:32  

      zuado esse jogo

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2016-05-05T23:48:32  

      Pobre coitado! Nunca deve ter jogado Mario Bros.

  • Wesley Oliveira
    2016-05-06T11:22:58

    Quantum Break muito melhor, sem mais.

  • Wellington Gomes
    2016-05-06T10:31:53  

    o jogo parece ser bom so perdeu para o quantum break nos graficos sera que vai ser tudo isso mesmo ou e so mais um filminho

    recentes

    populares

    • Wellington Gomes
      2016-05-06T10:31:53  

      Melhor ler isso do que ser cego!!!

    recentes

    populares

    • Wellington Gomes
      2016-05-06T10:31:53  

      Tu já jogou algum Uncharted pra falar que é filminho?

  • Ricardo Villarino
    2016-05-06T03:10:53  

    Melhor jogo de todos os tempos!

    recentes

    populares

    • Ricardo Villarino
      2016-05-06T03:10:53  

      Hugo Souza ou vc q n tem nenhum ou trouxa demais q foi e pagou esse preço.

    recentes

    populares

    • Ricardo Villarino
      2016-05-06T03:10:53  

      É apenas a minha expectativa , vamos ver no que dá. . .

  • Carlos Schneider
    2016-05-06T10:09:03

    Sensacional, vou terminar Phantom Pain pra comprar esse enquanto isso o caixista chora no banho, caiu no conto do Ps4 de 4 mil kkkkkkkkkkkkkkk

  • Renan Bellini
    2016-05-06T09:51:27

    E eu ainda querendo comprar a trilogia pro ps4. Muito caro os jogos.

  • Rick Marvel
    2016-05-05T22:53:17  

    Vi nada demais, Tomb Raider dá de 10.

    recentes

    populares

    • Rick Marvel
      2016-05-05T22:53:17  

      rock marvel tem um xbox one

    recentes

    populares

    • Rick Marvel
      2016-05-05T22:53:17  

      kkkk, a galera me negativou em massa, mas vou explicar, tenho tbm o PS4, mas eu não sou muito fã de jogos de corredor, gosto mais de jogos com liberdade e exploração, o Uncharted tem um pouco de exploração mas nada demais, é só seguir em um corredor matando e escalando obstáculos, mas é um jogo legal.

  • Nil Rec
    2016-05-06T09:29:56

    Esse sim é o tipo de jogo que vende console. Eu mesmo comprei o ps3 por causa dessa franquia, e agora poderei jogar novamente no ps4. Essa geração ainda está devendo mto no exclusivos, espero que esse jogo seja o ponta pé inicial pra novos exclusivos bons.