Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Until Dawn

O game de PlayStation 4 é boa homenagem a filmes de horror de adolescentes.

Felipe Vinha
por
em

Until Dawn é um game exclusivo para PlayStation 4 com enredo eletrizante: os filmes de horror adolescente. O jogo é uma aventura interativa muito semelhante ao estilo do clássico moderno Heavy Rain, em que é possível controlar personagens, com interação por todo o cenário e muitos diálogos. Confira a análise para conhecer melhor o título:

Until Dawn: atriz de popular série protagoniza trailer aterrorizante

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

A temática “slasher movie” do game relembra longas-metragens populares nos anos 80 e 90. Isso, é claro, inclui a trama famosa de um grupo de jovens que sofre nas mãos de um assassino em série. Em Until Dawn, a Sony resolveu homenagear esse gênero do cinema de forma inovadora.


Originalmente anunciado em 2012 para PlayStation 3 e PS4, o jogo teria jogabilidade simples para usar os controles dos aparelhos, mas foi promovido a game de alto escalão rapidamente.

Pânico

Until Dawn apresenta o grupo de amigos em uma festa na casa de campo de um deles. No entanto, a felicidade acaba quando uma tragédia marca a cidade. Como muitos dos detalhes na narrativa são surpresa, é bom evitar spoilers. Além disso, várias das possibilidades se desenvolvem de acordo com as escolhas do usuário.

Until Dawn é exclusivo do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn é exclusivo para PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Um ano depois, o mesmo grupo de amigos retorna ao local para mais festas. Eles apenas não esperavam encontrar mais mistérios e, ainda por cima, um assassino à espreita.

A partir disso, muitas das decisões tomadas no game podem levar a desfechos iguais. Com isso, por mais interessante que o sistema de “efeito borboleta” seja, várias situações se mantêm imutáveis, como se tivessem que acontecer de qualquer maneira.

Until Dawn não faz feio ao prender o jogador (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn não faz feio ao distrair o jogador (Foto: Divulgação/Sony)

Isso lembra bastante jogos que podem ter servido de inspiração, como Heavy Rain e Beyond: Two Souls. Todos eles são, basicamente, “filmes jogáveis”, com controle de vários personagens, alta interatividade de cenários e cenas cinematográficas. O ponto negativo, inclusive, aqui é o mesmo: o game foi feito para ser jogado várias vezes, mas pouco vai ser modificado tão drasticamente.

Inspirações em Heavy Rain e Beyond permeiam Until Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn: inspirações em Heavy Rain e Beyond permeiam o game (Foto: Divulgação/Sony)

A Hora do Pesadelo

Na jogabilidade, Until Dawn lembra ainda os games produzidos pela Telltale, como The Walking Dead e Game of Thrones. Por exemplo, é possível controlar a movimentação do personagem jogável naquele momento e interagir com elementos pré-programados, que piscam de forma bem indicativa na tela.

Há dois tipos de jogabilidade: uma com comandos tradicionais e outra que usa o sensor de movimentos do DualShock 4. As duas opções são boas e funcionam de forma bem satisfatória, mas caso deseje realismo maior para a jogatina, recomenda-se a segunda.

Until Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn tem jogabilidade parecida com a de The Walking Dead (Foto: Divulgação/Sony)

O game pode dar suporte demais ao jogador e, mesmo com controles bons, a ajuda pode atrapalhar a experiência. O excesso de didatismo é ruim para uma aventura que tenta construir uma atmosfera de horror e sobrevivência. 

Sexta-feira 13

Como um legítimo título de terror, Until Dawn dá sustos que te fazem pular da cadeira, mas nenhum chega a ser chocante. Há cenas violentas e dignas do gênero, mas pouco vai deixar o jogador impressionado. Isso pode ser proposital, para seguir à risca o estilo de “filme B” que o game carrega, mas também pode ser sempre uma faca de dois gumes.

A ambientação é bem construída, ainda que o game seja um pouco escuro. O mérito do jogo, porém, fica por conta dos gráficos, afinal os personagens estão bem modelados e apresentam expressões faciais bem realistas.

Until Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn peca por exagerar na ajuda ao jogador (Foto: Divulgação/Sony)

Para quem não sabe, o elenco de Until Dawn é formado por atores reais, como Hayden Panettiere, a líder de torcida Claire da série de TV Heroes, além de Brett Dalton, conhecido pelo papel do vilão Grant Ward, na série Agents of S.H.I.E.L.D.

Enquanto as interpretações são ótimas na dublagem original, o áudio nacional não é tão competente e dá vozes estranhas aos papéis. Brett, por exemplo, que é um adulto, tem voz de um garoto de 15 anos. O trabalho não é ruim, mas as vozes não são as mais adequadas para cada personagem.

Until Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn conta com atores reais no elenco (Foto: Divulgação/Sony)

No geral, o saldo visual e de áudio é positivo. A Sony fez bem em tornar o jogo exclusivo do PS4 e, com isso, melhorar a qualidade da produção. Until Dawn não é tão icônico quanto The Last Guardian, mas agrada seu público alvo.

Conclusão

Until Dawn é tosco, canastrão e engraçado ao mesmo tempo, mas, acredite, no melhor sentido possível. Além disso, o game conta com bons gráficos e controles que respondem bem. A crítica vai apenas para a falta de consequências reais nas escolhas para cada personagem. Esse pode não ser o tipo de aventura para todos os usuários, mas fãs de Heavy Rain, por exemplo, devem curtir a jornada macabra.

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.

    Nota TechTudo

    NOTA tt
    8.0
    Gráficos
    9
    Jogabilidade
    7
    Diversão
    8
    Som
    8

    Prós

    • Bom elenco
    • Gráficos de alto nível
    • Clima de filme de horror
    • Variedade de escolhas
    • Sistema de escolhas

    Contras

    • Há fatos que não mudam muito
    • Excesso de ajudas desnecessárias
    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Alexandre Festero
      2018-08-27T01:01:29

      Vale a pena de jogar só de ver a gata da sam

    • Marlon Piccoli
      2015-09-01T14:21:57  

      ta beleza, legenda? ação? mt bosta essa apresentação

      recentes

      populares

      • Marlon Piccoli
        2015-09-01T14:21:57  

        Jogo perfeito seelouco mais de 100 finais diferentes

    • Taís Ferreira
      2015-09-01T11:22:30  

      Preciso desse jogo!

      recentes

      populares

      • Taís Ferreira
        2015-09-01T11:22:30  

        comprei 70,00

    • Humberto Garces
      2015-09-01T13:07:01

      aconselho quem ainda não jogou a pegar emprestado ou alugar, joguei uma vez só gostei mas não vale 199 reais nem 159 nem 109, é muito bonito mas não o tempo todo e fica um pouco previsível com o tempo meio curto também !

    • Rafael Cruzeiro
      2015-09-01T10:49:01  

      Esse tanto de marketing no tal "efeito borboleta" do jogo nunca me enganou. Pode -e acredito que deva- estar melhor do que no Heavy Rain (B:TS nem considero muito esse efeito), mas, no fim, são alguns poucos pontos (no HR se contavam nos dedos de uma mão e, pelo visto, no UD tbm não são muitos) que determinam toda a trama. Mas pra quem é fã do estilo Quantic Dream (e não sei pq nunca mencionam Fahrenheit/Indigo Prophecy) -que é o meu caso-, é um jogo obrigatório.

      recentes

      populares

      • Rafael Cruzeiro
        2015-09-01T10:49:01  

        7x1 mandou abraço, san7ista viúva do pelé

      recentes

      populares

      • Rafael Cruzeiro
        2015-09-01T10:49:01  

        no jogo tem 8 personagens, todos podem morrer ou viver, ai ja da uma boa ideia se tem ou não muita diferença suas escolhas.

    • Claudio Lima
      2015-09-02T06:53:33

      falta muito pra ser real

    • Alexandre Vieira
      2015-09-01T17:36:56

      Quem lembrou de Resident 4 nessa parte do bondinho da um like :D

    • Pescador Parrudo
      2015-09-01T16:13:11

      Estou procurando os tais graficos"incriveis".....ora....vao se lascar!

    • Armandinho Junior
      2015-09-01T14:52:26  

      tanto faz meu computador não roda essa bosta mesmo...

      recentes

      populares

      • Armandinho Junior
        2015-09-01T14:52:26  

        tbm é exclusivo do ps4 nao vai rodar mesmo kkkkk