Tablet

NOTA tt
8.0

Review Wacom Bamboo Fun

Antes do iPad chegar e confundir totalmente o mercado a definição de tablet se resumia a essas pranchetas digitais que são ligadas ao computador e fazem as funções do mouse, e eram conhecidos apenas pelos designers, fotógrafos e pessoas muito ligadas à área de computação gráfica. Hoje, a definição de tablet mudou...

Gustavo Ats
por
em

Antes do iPad chegar e confundir totalmente o mercado a definição de tablet se resumia a essas pranchetas digitais que são ligadas ao computador e fazem as funções do mouse e eram conhecidos apenas pelos designers, fotógrafos e pessoas muito ligadas à área de computação gráfica.

Hoje a definição de tablet mudou, mas as pranchetas digitais continuam sendo vendidas e muito bem utilizadas pelas pessoas ligadas a computação gráfica. O TechTudo testou uma dessas Wacom, confira!

Design

O aparelho parece muito com uma prancheta digital de verdade, mas com um acabamento bem mais moderno do que as antigas pranchinhas de madeira. Bem fina e com uma caneta de metal para uso na prancheta bem moderna.

A qualidade de construção da Wacom é muito boa, superior até a de muitos aparelhos hi-end que apareceram por aqui. O acabamento não mancha nem pega muitas impressões digitais e a textura do trackpad é bastante confortável para o uso com os dedos ou com a caneta.

Wacom Bamboo Fun (Foto: Divulgação)Wacom Bamboo Fun (Foto: Divulgação)

Funcionamento e uso

Em uma explicação bastante grosseira, as pranchetas digitais são como um trackpad gigante (tipo o do laptop), ou seja, fornece uma superfície sensível ao toque para que você use seu computador. As diferenças estão na quantidade de recursos, por exemplo, o modelo avaliado possui suporte a multitoque e sensor de pressão, por exemplo.

O que pode parecer inútil à primeira vista, se torna um recurso indispensável quando conhecemos bem o aparelho. Acontece que fica muito mais fácil fazer anotações no computador ou mesmo desenhar ou retocar imagens com esses tablets, além disso o aparelho tem uma precisão incrível.

Testamos o aparelho e comparamos o temo necessário para recortar uma imagem simples no Photoshop e mesmo sem ter prática com esse tipo de aparelho, nosso editor levou 3 vezes mais tempo utilizando um mouse do que utilizando a Wacom.

Os Testes

Cronometramos o tempo necessário para fazer alguns desenhos no Corel Draw e edições de imagens no Photoshop e comparamos com o tempo em que levaríamos para fazer os mesmos recortes usando o mouse. Veja os tempos necessários e as imagens abaixo:

Wacoom bamboo (Foto: Imagem Divulgação (Creative Commons))Recorte realizado em 4,5 minutos com o  Wacom (Foto: Imagem Divulgação/Creative Commons)

Recorte com o mouse: 12 minutos. Recorte com a Wacom: 4,5 minutos.

  •  
Wacoom bamboo 2 (Foto: Flickr (Creative Commons))Wacom faz o recorte das imagens com o tempo 3 vezes menor (Foto: Flickr/Creative Commons)

Recorte com o mouse: 24 minutos. Com a Wacom : 8 minutos

É bom levar em conta que nossos testes foram feitos em nível de usuário. Bons profissionais no Photoshop e/ou com mais pratica na Wacom, vão notar resultados bem melhores do que os nossos, os recortes podem ficar bem mais precisos utilizando o Knock Out, como já ensinamos neste tutorial. Já imaginou usar a peça junto com esse tutorial?

Custo-benefício

Encontramos essa prancheta por R$ 650,00 em algumas lojas especializadas. Pode ser um preço alto a se pagar para um usuário comum, mas para um profissional da área de design o tempo economizado com recortes e reparos em fotos pode ser compensado rapidamente.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Desempenho
10
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Ótimo desempenho.
  • * Peso.

Contras

  • * Preço.
  • * Cabo não sai do tablet.
  • * Não tem mouse.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares