Antes do iPad chegar e confundir totalmente o mercado a definição de tablet se resumia a essas pranchetas digitais que são ligadas ao computador e fazem as funções do mouse e eram conhecidos apenas pelos designers, fotógrafos e pessoas muito ligadas à área de computação gráfica.
Hoje a definição de tablet mudou, mas as pranchetas digitais continuam sendo vendidas e muito bem utilizadas pelas pessoas ligadas a computação gráfica. O TechTudo testou uma dessas Wacom, confira!
Design
O aparelho parece muito com uma prancheta digital de verdade, mas com um acabamento bem mais moderno do que as antigas pranchinhas de madeira. Bem fina e com uma caneta de metal para uso na prancheta bem moderna.
A qualidade de construção da Wacom é muito boa, superior até a de muitos aparelhos hi-end que apareceram por aqui. O acabamento não mancha nem pega muitas impressões digitais e a textura do trackpad é bastante confortável para o uso com os dedos ou com a caneta.

Funcionamento e uso
Em uma explicação bastante grosseira, as pranchetas digitais são como um trackpad gigante (tipo o do laptop), ou seja, fornece uma superfície sensível ao toque para que você use seu computador. As diferenças estão na quantidade de recursos, por exemplo, o modelo avaliado possui suporte a multitoque e sensor de pressão, por exemplo.
O que pode parecer inútil à primeira vista, se torna um recurso indispensável quando conhecemos bem o aparelho. Acontece que fica muito mais fácil fazer anotações no computador ou mesmo desenhar ou retocar imagens com esses tablets, além disso o aparelho tem uma precisão incrível.
Testamos o aparelho e comparamos o temo necessário para recortar uma imagem simples no Photoshop e mesmo sem ter prática com esse tipo de aparelho, nosso editor levou 3 vezes mais tempo utilizando um mouse do que utilizando a Wacom.
Os Testes
Cronometramos o tempo necessário para fazer alguns desenhos no Corel Draw e edições de imagens no Photoshop e comparamos com o tempo em que levaríamos para fazer os mesmos recortes usando o mouse. Veja os tempos necessários e as imagens abaixo:

Recorte com o mouse: 12 minutos. Recorte com a Wacom: 4,5 minutos.

Recorte com o mouse: 24 minutos. Com a Wacom : 8 minutos
É bom levar em conta que nossos testes foram feitos em nível de usuário. Bons profissionais no Photoshop e/ou com mais pratica na Wacom, vão notar resultados bem melhores do que os nossos, os recortes podem ficar bem mais precisos utilizando o Knock Out, como já ensinamos neste tutorial. Já imaginou usar a peça junto com esse tutorial?
Custo-benefício
Encontramos essa prancheta por R$ 650,00 em algumas lojas especializadas. Pode ser um preço alto a se pagar para um usuário comum, mas para um profissional da área de design o tempo economizado com recortes e reparos em fotos pode ser compensado rapidamente.