Jogos

NOTA tt
8.0

Review The Walking Dead: Season One

Depois de virar série de TV, um dos HQ's mais famosos do mundo chega aos consoles. The Walking Dead: The Game mostra a luta pela sobrevivência diante de um apocalipse zumbi.

Felipe Vinha
por
em

Depois de virar série de TV, um dos HQ's mais famosos do mundo chega aos consoles. The Walking Dead: The Game mostra a luta pela sobrevivência diante de um apocalipse zumbi. No jogo, dividido em cinco capítulos, você precisa sobreviver junto a outras pessoas, além de saber lidar com elas e os conflitos ao seu redor.

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação))The Walking Dead (Foto: Divulgação)

Sobrevivendo em meio ao apocalipse

Assim como a trama original, The Walking Dead não perde tempo mostrando o motivo de uma determinada cidade ou região estar totalmente devastada pelo apocalipse zumbi. Você já começa na pele de Lee que, depois de perder sua família, precisa ajudar a pequena Clementine a sobreviver em meio ao caos.

Ao longo dos capítulos, o enredo mostra como cresce o sentimento dos personagens, principalmente de Lee, que vê a pequena Clementine como sua nova filha. Paralelo a isso, você irá vivenciar situações em que as reações humanas chegam ao extremo, ao ponto de deixar de lado seus princípios e éticas, em uma busca pela sobrevivência. Com isso, não há como deixar de se emocionar com personagens que perdem seus entes queridos, ou até mesmo odiar aqueles que tomam atitudes desumanas e totalmente egoístas naquela que pode ser descrita como a “lei da selva”.

Tudo isso é colocado em doses perfeitas que deixam os capítulos interessantes e, assim como os quadrinhos e a série de TV, fazem com que o jogador anseie pelo próximo capítulo. Também não há grandes enrolações no enredo para que ele se prolongue por cinco jogos, algo que, infelizmente, pode ser notado em outros títulos da empresa, como Jurassic Park.

E se não bastasse, as suas atitudes ao longo do game determinarão o final da história. Além de moldar um perfil do seu personagem, você sentirá vontade de jogar tudo de novo na intenção de salvar determinados personagens ou mudar completamente os caminhos da primeira jogada.

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação))The Walking Dead (Foto: Divulgação)

Um point and click moderno

Os jogos point and click – popular mirar e clicar – formam um dos primeiros gêneros a se popularizar nos PCs no começo da década de 90. Com a evolução dos jogos, eles foram ficando um pouco de lado, dando lugar a games em primeira e terceira pessoa. E a Telltale é uma das poucas empresas que ainda aposta no gênero e o executa brilhantemente, ao ponto de o jogo ter jogabilidade atraente independente da plataforma, seja ela no PC ou no console.

Se nos PCs basta movimentar o mouse atrás de pistas no cenários, nos consoles, você usa o direcional para descobrir pontos onde se localizam itens e caminhos, ou para iniciar um diálogo. Porém, para deixar tudo com cara de novo, incluiu-se no game uma mecânica que se popularizou na geração 128 bits dos consoles: os Quick Time Event (QTE). A mecânica consiste em apertar botões ou realizar um comando em um tempo exato. Usando os QTE o game elimina a monotonia, e cria um clima de tensão, como nos momentos em que é preciso atirar em um zumbi ou agarrar-se a uma plataforma.

Só que a jogabilidade também conta com alguns problemas. A movimentação do personagem é um tanto lenta e acaba prejudicando em ambientes mais limitados, principalmente por polígonos invisíveis que impedem o personagem de dar a volta em uma casa ou escolher um outro caminho. A câmera também não colabora muito e acaba escondendo caminhos, itens e outros passos cruciais para avançar no jogo.

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação))The Walking Dead (Foto: Divulgação)

Visual cartunesco, mas convicente

O visual de The Walking Dead mantém a mistura de polígonos com desenhos que tornou-se uma característica da Telltale. Em um jogo deste gênero, não há como exigir a mesma qualidade de games como Assassin's Creed 3 ou Mass Effect, que priorizam os gráficos com um atrativo a mais.

Entretanto, em um jogo com um enredo tão forte ao ponto de provocar emoções nos jogadores, perde um pouco a credibilidade ao apresentar zumbis cartunescos que não assustam nem uma criança de dez anos, pelo contrário, provocam gargalhadas pelo modo com que andam e gritam.

Ainda sim, a expressão facial dos personagens principais consegue passar tudo aquilo que eles estão sentindo. Por exemplo, é de cortar o coração olhar a pequena Clementine se emocionando com as perdas ao longo do jogo. Os diálogos também são bem aplicados e ampliam o realismo do título.

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação))The Walking Dead (Foto: Divulgação)

Conclusão

The Walking Dead é mais um belo trabalho da Telltale em ressuscitar o gênero point and click de uma maneira simples e inovadora. O enredo do jogo mantém a qualidade da franquia – seja nos HQs ou na série de TV – e faz com que você se emocione diante de uma história bem moldada e repleta de caminhos alternativos, que o próprio jogador constrói com suas atitudes ao longo do título.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
7

Prós

  • - Enredo envolvente
  • - Rumos do enredo

Contras

  • - Problemas de movimentação
  • - Câmeras problemáticas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michael Desanta
    2014-10-01T20:05:41

    Acho o jogo bom, e embora tenha um ótimo enredo, e seja, na minha opinião, 1000000 de vezes melhor que The Walking Dead Survival Instinct, não é bom o bastante para ter ganho o prêmio de jogo do ano, que, creio eu, deveria ser do Assassin's Creed 3, porém, acho o jogo bom, e a melhor demonstração do potencial de The Walking Dead.

  • Maicol Vieira
    2013-01-29T12:49:38

    O enredo, e simplismente perfeito, eu nunca tinha assistido o seriado, joguei o game primeiro, e fodastico, depois que conclui, assisti as 3 temporados e agora to ancioso pela 4º. E quase impossivel alguem nao se emocionar no final desde game, que ja tem mais alguns capitulos programados para esse ano

  • Hugo Leonardo
    2012-12-10T15:42:53

    O jogo do ANO, com licença.

  • Jerfferson Marreiro
    2012-12-02T20:35:28

    se o jogo é de zumbi ,qual o sentido desse titulo da materia ??? Game De zumbi ,prega sustos ?? keria oq ??

  • CLECIO HONDA
    2012-12-02T19:12:06

    lixo!!!

  • Maikson Araujo
    2012-12-02T19:10:06

    Techtudo dando somente uma nota 8 num jogão desse... Pq.p!!!

  • Bruno Albuquerque
    2012-12-02T12:31:44

    Eu jogo na plataforma iOS. Excelente jogo!

  • Dhone Santos
    2012-12-02T12:22:23

    Certeza absoluta que será um dos grandes jogos do ano, muito bom, historia excelente e que te deixa sempre na vontade de continuar jogando para descobrir coisas novas, uma maneira simples e objetiva de jogar que deu muito certo..... Para quem é fã da serie e um jogo imperdível!!!!

  • André
    2012-12-03T08:54:31

    Comecei a ssistir a série achei tosca, já esse jogo pelo que apresenta com esse cursor na tela muito tosco também. existindo resident evil deixa esse ai no chinelo. Muito ruim isso.

  • Cauê Silva
    2012-12-03T00:16:51

    Facilmente um dos melhores jogos do ano. Me prendeu do início ao fim, sem contar na ansiedade para lançarem os capítulos... Agora é só aguardar a segunda temporada já confirmada pela Telltale.

  • Pedro Novaes
    2012-12-02T20:36:06

    o jogo e ruin mas a serie the walking dead e uma das melhores series de tv asisto toda terça feira na fox a 3 temporada to esperando o episodio 8 que sai hoje as 00:00 na net en ingles para eu asisitir terça asisto de novo na fox en português

  • Carlos Leonardo
    2012-12-02T17:42:49  

    TWD é uma das series mais fodas que ja vi até hoje, e pode saber que esse jogo e bom tbm.

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2012-12-02T17:42:49  

      Assista Breaking Bad e Battlestar Galactica.

  • Joao Santos
    2013-04-06T08:13:01  

    Review do Techtudo é de dar dó. Vocês colocaram dois reviews do mesmo jogo: neste dizem que é um belo jogo, no outro review colocaram que é candidato a pior jogo do ano. Vocês tem que se decidir...e fazer a coisa certa.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-04-06T08:13:01  

      São dois jogos diferentes meu amigo. Leia com atenção antes de falar mal do review

  • Getulio Junior
    2012-12-05T14:25:44  

    esse jogo e de pc, xbox, ps3, psvita, android nao da pra saber? nimquem fala nada! ta na life ou psn, que plataforma ele vai rodar? nao tem informaçao?

    recentes

    populares

    • Getulio Junior
      2012-12-05T14:25:44  

      Adriano Bettelli correto :)

    recentes

    populares

    • Getulio Junior
      2012-12-05T14:25:44  

      Tenho ele no PC muito bom ganhou o jogo do ano!