Jogos de ação

NOTA tt
7.0

Review The War of the Worlds

Qual não foi minha surpresa ao saber que o estúdio Other Ocean faria uma releitura de The War of the Worlds, de H.G. Wells? O Game se inspiração no livro de 1898, que foi a fonte de uma das maiores pegadinhas da história da mídia...

Pedro Giglio
por
em

Nome: The War of the Worlds
Gênero: Ação
Produtora: Paramount / Other Ocean
Plataforma: Xbox 360 (Xbox Live)

The War of the Worlds (Foto: Divulgação)The War of the Worlds (Foto: Divulgação)

Qual não foi minha surpresa ao saber que o estúdio Other Ocean faria uma releitura de The War of the Worlds, de H.G. Wells? O Game se inspiração no livro de 1898, que foi a fonte de uma das maiores pegadinhas da história da mídia (no caso, Orson Welles narrou a radionovela em 1938 e as pessoas entraram em pânico, acreditando em uma invasão de seres do espaço sideral).

Em 2010, em outro caso de adaptação, muitos criticaram quando souberam que “A Divina Comédia”, clássico da literatura mundial, virou um jogo de matança nas mãos da Electronic Arts. Pois é: Dante’s Inferno rendeu todo tipo de piadinha (“qual é a próxima? Transformarem ‘Moby Dick’ em um jogo de tiro em primeira pessoa?”). Particularmente, acho abordagem da obra como um sub-God of War foi o pivô da discórdia, mas isso não quer dizer que livros não podem inspirar jogos.

A trama de The War of the Worlds é apresentada de um ponto de vista um tanto diferente do visto no filme de 1953. Ao retornar para Londres no final do século XIX, o protagonista a vê devastada pela chegada de invasores espaciais hostis. Seguindo a escolinha de Out of This World, Flashback e Prince of Persia, temos uma boa combinação de ação, plataforma e furtividade - afinal, Arthur não é um fuzileiro espacial, e sim um sujeito normal...

The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)

Fãs da obra original, seja lá em qual versão for, reconhecerão seus elementos clássicos, como os enormes veículos de três pernas - com aqueles raios de calor que pulverizam quem tiver a falta de sorte de estar em seu caminho e os tentáculos que puxam os humanos para a morte. Entre correr, pular e se esconder, o jogador é posto em momentos de grande tensão, em busca de sua família na capital inglesa.

A apresentação visual joga com luz e sombra de forma interessante e lembra um pouco Limbo, mesmo que de forma mais branda. O clima de destruição impressiona, seja pela combinação das silhuetas de personagens secundários, seja pelo uso esperto da profundidade - o gigantesco trípode à distância, sombras de policiais correndo em primeiro plano, e por aí vai. A trilha incidental é boa e a narração é feita por ninguém menos do que Sir Patrick Stewart. Preciso dizer mais?

The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)

Como o jogo envolve sobreviver aos obstáculos e inimigos - fios elétricos desencapados, casas em chamas invadidas por aranhas robóticas, quedas de grandes elevações - é praticamente impossível vencer o jogo na primeira tentativa sem morrer (o que, inclusive, vale um Achievement), mas admito que certas partes são tão difíceis de passar que nem mesmo ouvir o Picard / Xavier declamando a passagem de texto destas sequências tornou a experiência menos tensa, como na primeira aparição dos trípodes.

The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)The War Of The Worlds (Foto: Divulgação)

Conclusão

A mais recente adaptação de The War of the Worlds para videogames tira o chapéu para clássicos de ação e plataforma, trocando os tiros e o combate direto, pela agilidade, exploração e furtividade. Fãs de todas as épocas do clássico de H.G. Wells têm aqui um representante digno da obra - e ainda terão o prazer de ouvir Sir Patrick Stewart narrando os fatos. Mas atenção: se você é daqueles jogadores que não gostam do clima de tentativa e erro, vale pensar duas vezes antes de começar. Não entre em pânico!

 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
7
Som
9

Prós

  • - Referências ao livro original
  • - Sir Patrick Stewart narrando
  • - Jogabilidade como a de jogos de plataforma com agilidade e fuga

Contras

  • - Dificuldade pode assustar
  • - Locução repetitiva
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares