Armazenamentos

NOTA tt
9.0

Review WD My Book Live

TechTudo testou o drive com capacidade 1 TB com ferramentas para gerar um servidor que pode ser acessado de qualquer lugar via web.

Thiago Barros
por
em

O MyBook Live da Western Digital é muito mais do que um HD externo. Ele é um Network Attached Storage (NAS), ou seja, um produto que se conecta à rede de Internet e cria um tipo de servidor que permite o compartilhamento de arquivos. Além disso, possui a versão web e apps móveis que garantem acesso remoto ao que for salvo no acessório. Mas será que vale a pena investir no dispositivo? Confira o teste completo do TechTudo e tire as suas conclusões.

My Book Live, da Western Digital, pode ser conectado via cabo Ethernet e dar acesso aos seus arquivos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live, da Western Digital, pode ser conectado via cabo Ethernet e dar acesso aos seus arquivos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Design

O My Cloud Live mede 5 cm de espessura, 16,7 cm de altura e 13,9 cm de largura e tem o tamanho semelhante ao de alguns modens de Internet sem fio. O visual é bastante simples, com a cor preta predominante e uma luz piscante na frente para indicar o seu funcionamento. As conexões de tomada e Ethernet ficam na parte traseira.

My Book Live tem design discreto, mas não é muito portátil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live tem design discreto, mas não é muito portátil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em termos visuais e de portabilidade, o dispositivo da Western Digital não tem grandes atrativos, pois é relativamente pesado e não pode ser conectado rapidamente em qualquer lugar, como um HD externo tradicional, por exemplo. É preciso fazer configurações de rede e ter o CD para isso, então não é uma opção para quem busca esta mobilidade.

Instalação e configuração

Durante o uso do MyBook Live de 1 TB, a impressão que fica é de que o acessório é uma solução inteligente e simples. Basta plugá-lo ao seu modem via cabo Ethernet que a identificação dele na rede será feita. Logo após, coloque o CD que vem na embalagem, e faça a instalação e configuração do produto.

O processo é rápido e em português, o que auxilia na usabilidade. Ele abre um pequeno menu com as tarefas a serem realizadas. Siga as instruções e tudo será feito sem que haja qualquer problema. O drive ficará acessível na opção “Rede” do seu computador e bastará arrastar qualquer conteúdo para lá para salvá-lo.

My Book Live deve ser conectado a modem ou roteador através de cabo Ethernet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live deve ser conectado a modem ou roteador através de cabo Ethernet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Com o My Book Live, o usuário terá ainda um endereço de um servidor web, onde poderá configurar novas opções do drive, como criar compartilhamentos. É possível disponibilizar pastas com documentos para serem acessados por todos os usuários cadastrados, registrar pessoas e editar a descrição e propriedades básicas do MyBook.

Armazenamento e taxa de transferência

No geral, o que mais importa para quem compra um drive externo é a velocidade de sua transferência de arquivos. No caso do MyBook Live, como ele tem um funcionamento um pouco diferente dos HDs tradicionais, o produto acaba precisando de um pouco mais de tempo para realizar suas tarefas. O MyBook Live é um NAS e não um HD externo.

My Book Live oferece acesso aos seus arquivos na Internet via armazenamento na nuvem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live oferece acesso aos seus arquivos na Internet via armazenamento na nuvem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para uma comparação, tentamos transferir 10 GB em uma única operação, e ela durou 51 minutos. No drive HD portátil Rugged da Lacie, via porta USB 2.0, foram necessários só 5. No entanto, no MyBook Live você tem a praticidade de fazer tudo sem fio e ainda a possibilidade de acessar os arquivos remotamente. Além disso, 10 GB é uma transferência grande e que dificilmente você terá que fazer com frequência. Para as operações simples do dia a dia, a velocidade do MyBook Live é mais do que suficiente.

Acesso remoto

Uma função do My Book Live que promete chamar bastante a atenção é o seu acesso remoto aos arquivos salvos no HD. No entanto, os resultados foram bem diferentes se compararmos as versões de web e Android do serviço. Primeiramente, é preciso criar uma conta no site do MyCloud. Para o registro, é só abrir a página de configurações e ir à aba de usuários.

My Book Live não tem taxa de transferência muito rápida graças ao uso da interface Ethernet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live não tem taxa de transferência muito rápida graças ao uso da interface Ethernet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Toque em “admin” e coloque seu e-mail. Uma mensagem chegará na caixa de entrada e você precisará clicar em um link para definir sua senha. Depois disso, siga no site para a utilização do recurso. Selecione seu drive e as pastas disponíveis serão exibidas. Clique em “abrir no Explorer”. Daí, não foi possível seguir em diante.

Após múltiplas tentativas, sempre foi exibida a mesma mensagem de erro: "refere-se a um local não disponível". Verificamos configurações, ligação do NAS à rede e nada havia de errado. Testamos novamente e o resultado não mudou.

My Book Live tem design relativamente compacto, embora peso atrapalhe no transporte (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live tem design relativamente compacto, embora peso atrapalhe no transporte (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Já o funcionamento da funcionalidade no Android é totalmente diferente. Após o download do aplicativo WD My Cloud, basta fazer login com a conta criada e você terá o acesso bem rápido aos arquivos hospedados. Um detalhe bem legal é que o programa não só mostra os documentos, como músicas e fotos, como é capaz de reproduzi-los.

Custo-benefício

No Brasil, o MyBook Live não é tão fácil de encontrar. É possível achá-lo em lojas especializadas do ramo, com preços em torno de R$ 440 a R$ 500. O valor é bem baixo para o que ele oferece.

My Book Live pode armazenar até 3 TB de conteúdo e disponibilizá-lo no computador, smartphone ou tablet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)My Book Live pode armazenar até 3 TB de conteúdo e disponibilizá-lo no computador, smartphone ou tablet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

 

Ficha Técnica

Conexão Ethernet
Armazenamento 1 TB
Dimensões
16,7 x 13,97 x 5 cm
Peso 1 Kg

 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
10
Desempenho
8
Custo-benefício
10

Prós

  • * Visual simples;
  • * Preço baixo;
  • * Ótimo acesso remoto no Android;
  • * Fácil de configurar;
  • * Em português;
  • * Envio com velocidade razoável.

Contras

  • * Acesso remoto deficiente na web;
  • * Pouco portátil;
  • * Difícil de encontrar
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fellipe Romanelli
    2013-12-17T16:59:34

    Parte 2 - Além do mais, eu NUNCA levei todo esse tempo todo pra transferir 10 GB, lembro que a ultima transferencia que fiz de uma pasta, de um jogo, rodeava os 30 GB e eu não levei esse tempo. Pra quem quer explorar o produto mais a fundo, necessita comprar, ai você terá noção da real capacidade do produto. Pode não parecer, mas existe linux dentro desta caixinha, possibilitando assim fazer coisas incríveis, tais como webserver, cliente torrent, album de fotos, stream de mp3. Etc, acho que falei demais, abraço!

  • Fellipe Romanelli
    2013-12-17T16:58:31

    Parte 1 - Review fraca, com informações falsas, enfim, mal testado e mal comentado! Não é necessario CD para acessar o dispositivo, basta você conecta-lo a rede, que ele irá reconhecer na aba network do seu windows (Como se fosse outro computador qualquer), caso não apareça, basta acessá-lo utilizando na barra de endereços \\mybooklive.