Armazenamentos

NOTA tt
9.3

Review WD My Passport X

Confira o review completo do WD My Passport X, HD externo voltado para o Xbox One

Emanuel Schimidt
por
em

A Western Digital lançou no Brasil em 1° de novembro o HD WD My Passport X de 2 TB. O periférico foi feito pensando nos jogadores do Xbox One, já que o videogame permite salvar (e rodar) jogos completos direto do HD. Apesar disso, o My Passport X funciona também em computadores com Windows e Mac OS, permitindo salvar dados “comuns”, e também no Xbox 360.

Como escolher um HD externo? Confira dicas

Em nosso review testamos o WD My Passport X no Xbox One, onde verificamos características como a taxa de transferência dos games do console para ele e a viabilidade de rodar os jogos direto do HD externo. Confira abaixo o review completo.

WD My Passport X é um HD voltado para donos de Xbox One (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)WD My Passport X é um HD voltado para donos de Xbox One (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)

Design

O visual do WD My Passport X é o exemplo mais claro de que o periférico foi feito pensando nos donos de Xbox One. Ele é vendido apenas na cor preta, combinando muito bem com a cor oficial do videogame de nova geração da Microsoft. Além disso, possui listras que remetem às ranhuras da parte superior do Xbox One.

O HD é relativamente pequeno, com dimensões similares a outros modelos da Western Digital. O acessório possui um pequeno LED branco que fica na parte de trás do dispositivo. Isso, no início, causou um pouco de confusão para saber quando o HD estava ligado e funcionando. Mas, ao testar no escuro, nota-se que a luz é um tanto forte, e, se ficasse na parte frontal, poderia incomodar os usuários.

WD My Passport X é pequeno e tem visual que lembra o Xbox One (Foto: Divulgação/WD)WD My Passport X é pequeno e tem visual que lembra o Xbox One (Foto: Divulgação/WD)

Outro ponto alvo de reclamações de usuários é o tamanho do cabo que acompanha o HD, que possui menos de 50 centímetros. Entretanto, a Western Digital recomenda cabos pequenos, já que o tamanho interfere no desempenho das transmissões de dados.

Funcionalidades

O HD foi feito pensando nos donos de videogame, principalmente do Xbox One. Vale lembrar que o My Passport X, assim como os demais HDs externos, não funcionam no PlayStation 4 devido ao formato de arquivos diferente. Segundo a Western Digital, os 2 TBs do modelo principal do My Passport X permitem armazenar até 50 jogos do Xbox One e até 250 games do Xbox 360. Nesse cálculo a empresa considerou títulos com tamanho médio de 36 GB no videogame da nova geração e de 7 GB no Xbox 360. Formatá-lo para rodar no Xbox One é extremamente simples e rápido, inclusive com ajuda do console, que mostra a opção logo que o HD externo é conectado.

Formatar o HD WD My Passport X no Xbox One é rápido e fácil (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Formatar o HD WD My Passport X no Xbox One é rápido e fácil (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

O periférico dispensa o uso de uma fonte de energia extra, um ponto extremamente positivo por deixá-lo bastante portátil. Ele funciona em portas USB 3.0 (com taxa de transmissão máxima de 5 Gb/s) e USB 2.0 (transferindo até 480 Mb/s). O Xbox One possui os modelos de porta mais velozes, o que ajuda bastante nas transferência de dados.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo.

Apesar de não ser uma exclusividade do WD My Passport X, é possível levá-lo conectá-lo em outro Xbox One/360 e rodar todos os jogos, bastando apenas se logar com a conta da Xbox Live do dono dos games. Essa é uma das características interessantes dos videogames da Microsoft, que permite rodar os jogos direto de HDs externos.

Comparativo entre os tamanhos do WD My Passport X, iPhone 6 e caixa de Mortal Kombat X (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)Comparativo entre os tamanhos do WD My Passport X, iPhone 6 e caixa de Mortal Kombat X (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)

Desempenho

Realizamos diversas transferências de jogos no Xbox One, tanto do videogame para o My Passport X como no caminho inverso. Foram feitas transferências completas (ou seja, removendo da origem e movendo inteiramente para o destino). Os testes mostraram que quanto maior o tamanho do game, menor a taxa média de transferência. Um dos possíveis fatores para essa diferença pode estar relacionado ao fato de ainda existirem dados salvos no HD do videogame (mesmo que indisponíveis), ou ainda devido ao gerenciamento do próprio Xbox One.

Jogo

Tamanho

Tempo transf. p/ My Passport X

Tempo transf. p/ Xbox One

Valiant Hearts: The Great War

1,3 GB

35s (média de 2,96 Gb/s)

26s (média de 4 Gb/s)

Metal Gear 5: Ground Zeroes

4,8 GB

3m 52s (média de 1,64 Gb/s)

1m 49s (média de 3,52 Gb/s)

Tomb Raider: Definitive Edition

20,9 GB

19m 40s (média de 1,41 Gb/s)

8m 11s (média de 3,4 Gb/s)

Halo: The Masterchief Collection

62,7 GB

1h 8m 42s (média de 1,224Gb/s)

26m17s (média de 3,17 Gb/s)

Testamos ainda o desempenho dos jogos rodando diretamente do WD My Passport X. O tempo de loading não apresentou diferença significativa. Os games funcionaram perfeitamente, mesmo transmitindo os dados pelo cabo externo. Muitos HDs não tem uma boa largura de banda, engasgando quando arquivos pesados são lidos diretamente. Com o My Passport X não é necessário copiar o game para o console para jogar sem travamentos, já que o HD dá conta tranquilamente da transferência de dados do jogo.

HD WD My Passport X ao lado do Xbox One (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)HD WD My Passport X ao lado do Xbox One (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)

Custo-Benefício

O WD My Passport X chegou ao Brasil com um preço sugerido um tanto salgado – R$749. Nos Estados Unidos o mesmo modelo é vendido por cerca de $100 (aproximadamente, hoje, a R$ 384, em conversão direta). A própria Western Digital possui modelos de HD externo de boa qualidade e cerca de 20% mais baratos, caso do My Passport Ultra, que tem a mesma dimensão e desempenho similar.

Tudo sobre o WD My Passport X (Foto: Arte/TechTudo)Tudo sobre o WD My Passport X (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • Design combina com o Xbox One
  • Jogos rodam direto do HD externo com excelente desempenho
  • Funciona em Xbox One/360, PC e Mac

Contras

  • Led poderia ser melhor trabalhado
  • Preço salgado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares