Caixas de som

NOTA tt
9.3

Review Wireless Audio 360

A gigante coreana lança no Brasil um de seus mais promissores speakers, um aparato meio alien, capaz de lançar som em 360º sem perda de qualidade. A novidade vale o investimento?

Leonardo Avila
por
em

A Wireless Audio 360, caixa de som da Samsung, apresenta sua solução proprietária de som ambiente ao Brasil: um speaker criado para ser elegante, potente e versátil. A ideia não é apenas propagar som omnidirecional, potencialmente acabando com aquele “melhor lugar da sala”, como também apresentar um produto com presença o bastante para ser um item de destaque em sua decoração.

Veja caixas de som ‘baratinhas’ que deixam o som do Android muito top

Apesar do designer super moderno e a alta qualidade de áudio, será que vale pagar mais de R$ 1.700? O TechTudo testou e te dará a resposta. Confira o nosso review da Wireless Audio 360:

Wireless Audio 360 (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Wireless Audio 360 é a caixa da Smasung omnidirecional (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Áudio

Vamos sanar logo a dúvida: o experimento da Samsung cumpre o que promete quando o assunto é propagação de som com qualidade em 360º. O design da caixa aliado ao hardware por debaixo dos panos garante som cristalino e sem distorções seja onde você estiver na sala. Isto se deve ao jeito como o 360 Wireless trabalha com os tons: no topo da caixa fica um tweeter de 1 polegada, responsável por transmitir os agudos. O pequeno tampo na ponta e uma membrana plástica em forma de cúpula transportam o som ao redor do aparelho de forma clara.

O pequeno tweeter joga o som mais agudo para cima (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)O pequeno tweeter joga o som mais agudo para cima (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

O woofer de 5 polegadas, por sua vez, também se esconde dentro do 360 Wireless. O grave, apontado para baixo, rebate em uma placa central e escapa através da estilosa reentrância que corre ao redor de sua circunferência. Separados, os tons altos e baixos soam abrangentes e compõem uma harmonia bem satisfatória, sem que um afogue o outro – uma boa novidade se você considerar o desempenho meio grosseiro dos outros aparelhos de som da marca. Para quem quiser preencher grandes espaços, o Samsung 360 Wireless é uma ótima solução, já que conta com um ótimo espectro de volumes que atende necessidades diversas.

O aparelho traz reprodução de áudio em HD com qualidade de 192 kHz (24 bits). Há uma boa gama de formatos de arquivo compatíveis, de WMA, MP3, AAC e WAV a OGG e FLAC.

Design

O visual do aparelho é um claro destaque. O formato elegante aposta em poucos materias: um plástico resistente fosco cobre todo o corpo do 360 Wireless, enquanto detalhes metálicos marcam as saídas de som – que, por sua vez, são inspiradas no mesmo modelo acústico das TVs tela plana da Samsung. Um fino feixe de luz indica quando o speaker está ligado, enquanto outro pequeno mostrador sensível ao toque oferece interação básica com o aparelho (há um botão para play/pause, teclas de volume, um terceiro comando para bluetooth, e um último para ligá-lo e desligá-lo). Tudo é montado de forma rigorosa, resultando em um produto resistente e bem acabado.

O 360 Wireless foi desenhado para ser centro das atenções (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)O 360 Wireless foi desenhado para ser centro das atenções (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

O Wireless Audio 360 mede 181 x 422 x 181 mm e pesa pouco mais de 3 Kg. É possível adquirí-lo em dois modelos: um branco e outro preto. Pessoalmente preferimos a versão clara, já que o acabamento da outra tende a ficar marcado com dedos ao passar do tempo. E como o aparelho sai em média por R$ 1.799, você vai querer toda garantia possível.

Além da pequena base cromada que acompanha o modelo, a Samsung também vende em separado um tripé, para que o speaker não necessite ocupar um móvel em sua sala.

Conectividade

O 360 Wireless, como seu nome sugere, é econômico em termos de cabos. Há apenas o conector de energia e uma entrada microUSB escondida na porção inferior. No lugar de fios, o trabalho pesado é feito através de sistemas internos de bluetooth 4.0 e WiFi em duas bandas (2.4 e 5 GHz). O speaker, por sinal, é capaz de conversar com smartphones e TVs inteligentes através de um aplicativo próprio, o Samsung Wireless Audio - Multiroom, ou mesmo trabalhar em conjunto com televisores Samsung através do software embarcado TV SoundConnect.

Qual a melhor caixa de som para PC? Opine no Fórum do Techtudo

Lançado em abril deste ano, a versão 2.0 do Multiroom é um software bem clean e versátil. Através dele é possível sincronizar sua conta em serviços como Deezer, Spotify e Google Music ou abrir arquivos de música do seu celular ou SmartTV. Um novo design em anel facilita navegar pelas músicas (embora não funcione com todos os serviços disponíveis), e há ainda a bem-vinda oportunidade de ajustar o volume e equalização do 360 Wireless remotamente – há apenas um pequeno atraso entre a ação no celular e o que acontece na caixa.

Sincronizar o programa com o speaker é simples: basta garantir que ambos estejam conectados ao mesmo WiFi, seguir um punhado de instruções fáceis e voilá! Contanto que você não retire o 360 Wireless do ambiente, o sistema permanece conectado ao app. Por sinal, uma dica para evitar sustos bobos: a caixa usa uma mensagem de voz automática para alertar o usuário quando ela se desconecta. Não fique muito desatento ao 360 Wireless na calada da noite se por ventura você morar sozinho.

Wireless Audio 360 (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)A Wireless Audio 360 pode ser controlada pelo app Multiroom (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

O app continua funcionando e tocando música em repouso. Também é possível interagir com a faixa musical sendo tocada sem precisar reabrir o aplicativo. Outra função interessante do programa é gerenciar múltiplas caixas de som, mesmo que em cômodos diferentes. O Multiroom continua a funcionar em conjunto com outros recentes produtos da marca, incluindo sound bars, home cinemas e televisores, permitindo a criação de um ambiente sonoro ao redor da casa. A configuração para sistemas em diversas salas se mantém simples, com poucos comando no celular. Basta ficar atento ao sinal WiFi e é possível juntar até 40 aparelhos em uma só central.

Conclusão

Nossa experiência com o hardware, no fim das contas, foi bem positiva. Há apenas algumas coisas que precisamos ressaltar: apesar do design de som do Wireless Audio 360 ser realmente muito bom e bem balanceado, sentimos falta de baixos com um pouco mais de presença. O problema, segundo reporta alguns usuários, é que, dependendo da altura que seu aparelho for instalado, é possível sim sacrificar um pouco do som, ainda que a diferença seja bem diminuta. Mesmo assim, é recomendado realizar testes para ver o que mais te agrada antes de decidir parafusá-lo a alguma canto da sala.

Outro porém é que a natureza abrangente do som não faz do dispositivo uma boa solução no caso de quem procura substitutos para um set stereo imersivo. Já que todo som se propaga em 360º a partir das caixas, o posicionamento dos elementos sonoros acaba pouco clara. No caso, um Home Theater mais tradicional cumpre melhor o papel.

O 360 Wireless é um bom companheiro para residências modernas e usuários conectados. A falta de cabos significa que boa parte de seu uso está voltada para aparelhos conectados ao WiFi ou com função Bluetooth, sendo um substituto meio esquisito para set ups mais tradicionais. Boa notícia, então, que a qualidade do som é estupenda, sua instalação seja extremamente simples e a promessa final de som ambiente é entregue com louvor. Há speakers wireless mais potentes no mercado, mas nada que faça exatamente o que o 360 Wireless é capaz de realizar.

Tudo sobre Wireless Audio 360 (Foto: Arte/TechTudo)Tudo sobre Wireless Audio 360 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • Desenho arrojado
  • Bom balanço de tons altos e baixos
  • Som ambiente em 360º

Contras

  • Som pode se alterar dependendo da altura relativa ao usuário
  • Uso pode ser um pouco limitado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Bortoli
    2015-12-07T22:20:59

    Excelente produto. Uma peça relativamente pequena para o espaço que "preenche" com som de altíssima qualidade. Ótimo pra se criar som ambiente mesmo em grandes espaços, considerando que , quando necessário, pode-se utilizar mais de uma unidade simultaneamente sem emaranhado de fios. As conexões se estabelecem muito rapidamente. Na minha opinião, vale o investimento..

  • Eduardo Costa
    2015-12-07T14:31:41

    Potência 192khz??? E agora potência é medida em hertz? E quanto aos watts? E rms de potencia real?