Jogos de corrida

NOTA tt
7.3

Review WRC 6

Simulador de rally retorna em jogo limitado, mas divertido

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

WRC 6 é o mais novo capítulo na franquia de simuladores de Rally da desenvolvedora Kylotton. Lançado para PC, PS4 e Xbox One, o jogo de corrida publicado pela BigBen Interactive não é tão bonito quanto o rival Dirt Rally, mas diverte quem busca por uma alternativa licenciada pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo. Confira todos os prós e contras na análise completa.

Confira kit com os melhores jogos de corrida para PC

Pé no acelerador

Simuladores de Rally podem não ser um dos gêneros mais populares dos videogames, mas atendem com muita competência a um nicho apaixonado por corridas em terrenos desafiadores. A tradicional série WRC é uma das mais famosas deste estilo e, em sua sexta edição, ainda consegue cativar os fãs.

WRC 6 é uma boa opção de simulador de rally (Foto: Divulgação/BigBen)WRC 6 é uma boa opção de simulador de rally (Foto: Divulgação/BigBen)

O título conta com licenciamento da World Rally Championship, apresentando cada piloto presente na liga e permitindo que o jogador corra por todos os 14 rounds da temporada 2016, o que é ótimo e transmite uma atmosfera oficial e empolgante às competições.

Desafio sob medida

Enquanto algumas franquias buscam o maior realismo possível em reproduções impecáveis do esporte real e outras focam na diversão rápida e acessível, WRC 6 consegue encontrar um meio termo entre arcade e simulação.

Afinal, o game oferece boas opções de customização, que permitem moldar a experiência e nível de dificuldade de acordo com as expectativas do jogador. Com isso, WRC 6 se consagra como o jogo de corrida mais amigável e acessível do mercado, o que aumenta bastante a diversão proporcionada.

WRC 6 fica no meio termo entre arcade e simulador (Foto: Divulgação/BigBen)WRC 6 fica no meio termo entre arcade e simulador (Foto: Divulgação/BigBen)

Boa variedade

Correr por 14 países diferentes garante bastante variedade ao game por si só, mas sua verdadeira longevidade reside no modo carreira, que está bem completo e permite ao jogador criar sua própria história e prosperar no ranking do WRC. A competição também é estimulada no competente modo online, que apresenta um matchmaking ligeiro e partidas sem lag.

Seus sons são um pouco genéricos, mas não chegam a comprometer a experiência. As assistências de pilotagem cumprem o trabalho e os co-pilotos têm inteligência artificial boa o bastante para apontar os melhores caminhos e movimentos das curvas, mesmo que soem robóticos demais.

WRC 6 apresenta sons genéricos demais (Foto: Divulgação/BigBen)WRC 6 apresenta sons genéricos demais (Foto: Divulgação/BigBen)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no celular

Não olhe pelo retrovisor

Bons gráficos não são sinônimos de grandes jogos. Neste, é possível entregar uma ótima experiência, mesmo em hardware e software limitados. No entanto, alguns elementos visuais de WRC 6 são tão datados que quebram a imersão durante as corridas. As pistas são pobres em detalhes e o contato com diferentes superfícies não é crível. Não se pode sentir a aderência entre o veículo e a lama, cujo visual parece saído do PlayStation 2.

Para piorar, há alguns problemas na taxa de quadros por segundo que comprometem a jogabilidade. Ao menos os carros possuem modelos bem realistas e convincentes, reproduzindo fielmente os veículos reais e apresentando até bons danos e amassados durante as inevitáveis colisões.

WRC 6 não convence com seus gráficos datados (Foto: Divulgação/BigBen)WRC 6 não convence com seus gráficos datados (Foto: Divulgação/BigBen)

Conclusão

WRC 6 pode não ser o simulador de rally mais bonito do mercado, mas ele compensa seus problemas com um ótimo licenciamento, fartura de modos de jogo e muita diversão.

Texturas pobres, som genérico e framerate errático são suplantados por uma jogabilidade sólida, que consegue conferir peso e controles únicos a cada veículo. Além disso, as boas opções de customização permitem moldar perfeitamente os controles ao desafio e realismo desejado pelo jogador.

WRC 6 diverte, mas não supera o rival direto Dirt Rally (Foto: Divulgação/BigBen)WRC 6 diverte, mas não supera o rival direto Dirt Rally (Foto: Divulgação/BigBen)

WRC 6 é o seu jogo de corrida favorito? Comente no fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
6
Jogabilidade
9
Diversão
8
Som
6

Prós

  • Bom layout dos circuitos
  • Divertido meio termo entre arcade e simulador
  • Fartura de pistas e modos de jogo

Contras

  • Visual datado
  • Problemas de otimização e taxa de quadros errática
  • Áudio genérico demais
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adrian Ferrari
    2016-10-28T12:57:34  

    Não, Techtudo, este jogo não é um simulador de rally. O Dirt Rally é melhor que este.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-10-28T12:57:34  

      Adrian, se o jogo tem o nome de WRC e é licenciado pela FIA, me parece que ele simula o campeonato do WRC, então é sim um simulador de Rally ... mas não é o melhor game do gênero!

  • Renan Jesus
    2016-10-28T12:56:01  

    "Jogo realista..." e "Gráficos nota 6".... que relaxo...

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2016-10-28T12:56:01  

      pensei exatamente a mesma coisa

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2016-10-28T12:56:01  

      O realismo que se refere é na imersão ...o jogo pode ter gráfico 10 e ser nem um pouco realista ....

  • Marcos Maia
    2016-10-28T14:31:09

    Nenhum deles barram o Enduro do Atari.....

  • Markhal
    2016-10-28T14:09:50

    Show WRC é um dos melhores Rallys que já joguei.

  • Rodrigo Sales
    2016-10-28T12:38:07  

    Para os sonynhos que não tem um jogo de corrida decente faz anos o jeito é isso aí mesmo. Mais forza manda lembranças kkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sales
      2016-10-28T12:38:07  

      Fanboy detected

  • Felipe Morishin
    2016-10-28T12:55:47

    Pra mim ser realista o carro tem que bater de frente e o piloto voar pelo vidro kk