Jogos de corrida

NOTA tt
7.0

Review WRC: FIA World Rally Championship

O rally ainda é um esporte consideravelmente injustiçado, lutando para ser relevante em meio a outras categorias fora de seu berço europeu. Em outras palavras, é mais ou menos como a Fórmula 1 tradicional.

Leonardo Avila
por
em

Nome: WRC: FIA World Rally Championship
Gênero: Corrida/ Simulação
Distribuidora: Black Bean
Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360

WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)WRC (Foto: Divulgação)

O rally ainda é um esporte consideravelmente injustiçado, lutando para ser relevante em meio a outras categorias fora de seu berço europeu. Em outras palavras, é mais ou menos como a Fórmula 1 tradicional. Mas assista Sebastian Loeb negociar uma curva enlameada a 130 km/h em seu lendário Citroen C4 WRC contando apenas com os dados de seu co-piloto, instinto e sorte, e é difícil imaginar o porquê de toda o desinteresse. É de ferver o sangue! 

O rally, por outro lado, nunca foi mais popular nos videogames. WRC: FIA World Rally Championship vem integrar uma linha de títulos das mais diversas (a popularíssima série DiRT, GRID, Motorstorm e Gran Turismo; cada uma mexeu com o gênero de uma maneira ou outra). 

Apesar de apostar claramente na adrenalina do esporte, WRC traz como herança a velha série Colin Mcrae Rally, da era PlayStation. Com carros, pilotos e eventos trazidos direto da temporada de 2010 do campeonato mundial da categoria, WRC: FIA World Rally Championship se preocupa em trazer de maneira quase matemática todas as nuanças do esporte de uma forma tão responsável que é difícil não se deixar levar pelo espírito. 

WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)

Velocidade nas veias 

Antes de mais nada, WRC (como Colin Mcrae Rally) é um jogo voltado para fãs da simulação, e conta com uma mecânica de direção e física capazes de rivalizar qualquer outro jogo do gênero. Tudo é realizado com atenção, e exige igual dose de comprometimento e concentração da parte do jogador.  

Cada um dos três tipo distintos de terrenos presentes no jogo (terra, neve e asfalto) exige um estilo de direção, e girar o volante a esmo sem aplicar um bom uso de frenagem e aceleração vai resultar rapidamente em um acidente de percurso. Conhecimento de transmissão e técnicas de drift serão essenciais no percurso. 

WRC (Foto: Divulgação)WRC (Foto: Divulgação)

Jogadores menos motivados também tem motivos para se divertir com o jogo devido a um bom trabalho com assistências automáticas. Antes de começar, o jogo te traz três dificuldades distintas, baseadas na dificuldade da IA e nas ajudas que o jogo dará ao piloto: 

A mais fácil delas traz auxílio de direção para as curvas e um braking assist para freiar o veículo automaticamente em curvas mais acentuadas.

A mais difícil aposta em uma IA agressiva e te deixa livre com todas as nuanças da direção. Tudo pode ser regulado individualmente no menu de opções, permitindo ao jogador criar sua experiência ideal. 

Além destas opções, é possível customizar alguns atributos de seu veículo (como transmissão, suspensão, altura do veículo e diferencial) antes de cada uma das corridas. A desenvolvedora italiana Milestone fez um excelente trabalho em manter tudo em uma linguagem simplificada: cada fator do veículo se resume a barras deslizantes e o jogo sempre te apresenta um padrão recomendado para cada condição. 

WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)

Combatentes solitários 

Corredores aspirantes certamente vão passar maior parte de seu tempo no modo carreira. A experiência para um jogador é bem dosada, ainda que não tenha lá muito contexto além de algumas mensagens de texto te encaminhado para novas etapas e um curto vídeo ao fim de cada corrida.

As primeiras provas deixam o jogador digladiando com veículos de transmissão frontal até trazer poderosas máquinas RWD e 4WD nas etapas mais complicadas, resultando em um senso de progressão palpável. Infelizmente embora seja possível criar um time de corredores o jogo te coloca em uma das equipes oficiais da WRC assim que sua fama (e sua garagem) aumenta. Ainda é possível customizar o carro com três camadas de pintura e logomarca de até dois patrocinadores. 

WRC (Foto: Divulgação)WRC (Foto: Divulgação)

Apesar de não ultrapassar os meros 68 veículos, a garagem disponível em WRC é bem variada. As máquinas são divididas entre cinco times distintos: o S-WRC, por exemplo, traz uma linha de veículos Super 2000 com alto desempenho; o WRC apresenta novas lendas do campeonato como o Ford Focus RS WRC ‘08 do americano Ken Block, e o mítico Group B (uma série de veículos dos mais sofisticados e potentes já vistos na categoria) inclui no pacote os clássicos Citroen BX4 TC e Lancia Delta S4, entre outros. Um prato cheio para entusiastas de rally, mas ainda um pouco diluído para qualquer outro tipo de jogador. 

Além do modo carreira, é possível disputar corridas individuais, organizar pequenos campeonatos de até sete etapas e participar de tomadas de tempo. Quem não é lá muito familiar com o esporte vai achar estranho, mas assim como todas as provas do modo carreira, todas as corridas incluem apenas seu carro na pista, com o resultado de cada corredor aparecendo no final dela.

A exceção é o modo online, onde é possível ver seus rivais (até 15 simultâneos) como fantasmas na pista. Infelizmente, os veículos transparentes e a falta de colisão pode atrapalhar quem estiver atrás do lap perfeito – felizmente é possível desligar os fantasmas nas opções. 

WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)WRC: FIA World Rally Championship (Foto: Divulgação)

Visual decepcionante

O visual do jogo é seu principal ponto fraco. Deixando de lado os filtros estilísticos e a interface extremamente criativa dos games rivais da Codemasters, a Milestone decidiu apostar em um visual mais próximo do fotorrealístico e o resultado é, infelizmente, uma série de pistas sem muita cor e, não raras vezes, paisagens entediantes.  

Texturas se carregam segundos depois que a corrida começa e o trabalho de iluminação é mínimo. Os efeitos de partículas, ao menos, são um ponto forte, e dão à corrida uma bem-vinda sensação de velocidade: a poeira ou neve saem em grandes nuvens por trás dos veículos em alta velocidade, barro é atirado pelas rodas e os modelos bem detalhados dos carros ficam gradativamente sujos e desgastados conforme a prova prossegue. 

Conclusão

Ao pegar a licença oficial da WRC e decidir criar um jogo fiel à cultura do motorsport, a Milestone criou um jogo de rally admiravelmente honesto em seu objetivo. WRC: FIA World Rally Championship não traz os tons sépias e o graffitti de DiRT ou GRID e, por isso, talvez não tenha tanto apelo para os não iniciados no rally.

Quem tem alguma curiosidade, e não vê muito problema em visuais ultrapassados, modos pouco variados e pausas de loading abusivas, vai ter em mãos um versátil modelo de direção que, com alguma paciência, pode ser moldado ao gosto do freguês.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
6
Jogabilidade
8
Diversão
7
Som
9

Prós

  • - Menu e interface organizados
  • - Alto nível de customização
  • - Garagem pequena, mas variada

Contras

  • - Longas pausas para loading
  • - Visuais monótonos
  • - Sem suporte para split-screen
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidney Bonavena
    2014-11-23T10:21:55

    meu jogo é original e não consigo jogar online porque sera.OBS " meu play esta online 24 horas por dia.