Celular

NOTA tt
7.0

Review Xperia E4

Xperia E4 é uma aposta de modelo de entrada com uma bateria super potente, TV digital e recursos inovadores, que tem tudo para surpreender, mas é só mais do mesmo

Luana Marfim
por
em

A Sony prometeu menos quantidade e maior qualidade na sua linha de smarts para 2015. Mas mal o Xperia E4 foi lançado em fevereiro, já veio um sucessor, o Xperia E4g, com suporte para Internet 4G, já que o primeiro só suporta 3G. O E4 é uma aposta de modelo de entrada com muitos atrativos, como uma bateria quase interminável, TV Digital e diversos recursos inovadores. Entre seus concorrentes, as novidades o deixam bem a frente, mas nos nossos testes ele se mostrou nem tanto ao céu, nem tanto a terra.

Confira nosso review do novo Moto E, o baratinho da Motorola que ganhou segunda edição

Xperia E4 é o novo modelo de entrada da Sony (Foto: Luana Marfim\TechTudo)Xperia E4 é o novo modelo de entrada da Sony (Foto: Luana Marfim\TechTudo)



Design

O E4 veio com uma cara um pouco diferente dos seus irmãos Xperia, que inclusive lembra um pouco os baratinhos da família Lumia. Isso porque a Sony investiu em bordas bem arredondadas e revestimento de plástico. Apesar disso, o botão lateral redondo já característico da linha permaneceu, e esse veio em alumínio com corte de diamante.

O botão lateral do Sony Xperia E4 é de alumino com corte de diamante (Foto: Luana Marfim\TechTudo)O botão lateral do Sony Xperia E4 é de alumino com corte de diamante (Foto: Luana Marfim\TechTudo)


De longe ele é um celular bem bonito, de perto nem tanto. Em mãos o smart passa mais um ar de brinquedo do que de celular sério. O revestimento de plástico confere a ele fragilidade, e a tela, que salta do corpo, ajuda nessa aparência. Sua traseira conta com um material de textura áspera, o que é um ponto positivo porque evita que o celular deslize das mãos com facilidade.

Em números, são 137 mm de altura, 74 mm de largura, e 10,5 mm de espessura. Ele é um pouco maior que o novo Moto E, baratinho da Motorola, e o Lumia 630, da Nokia. A tela saltada entra disfarçada na medida da espessura, já que está além do corpo do smart em si.

A bateria do Sony Xperia E4 não é removível (Foto: Luana Marfim\TechTudo)A bateria do Sony Xperia E4 não é removível (Foto: Luana Marfim\TechTudo)

O E4 conta com uma antena embutida, já que vem com TV digital, entradas para mini USB, fone e botão físico de volume/zoom, além do liga/desliga. Sua bateria não é removível e a tampa traseira sai apenas para que sejam inseridos os micro chips e o microSD.

Câmera

Os 5 megapixels da câmera traseira deixaram a desejar, e a qualidade da imagem é bem mediana. Já a frontal, que tem promessa de ser “feita para selfies”, conta com 2 megapixels, e também apresenta qualidade regular.

A câmera doSony Xperia E4 tem qualidade mediana (Foto: Luana Marfim\TechTudo)A câmera doSony Xperia E4 tem qualidade mediana (Foto: Luana Marfim\TechTudo)


O smart grava em Full HD, o que pode ser legal, mas na realidade não é muito funcional. A não ser que sua intenção seja gravar e exportar seu vídeo, você terá sempre ele limitado à tela do smart, que é qHD. 

A câmera conta ainda com flash de LED, estabilizador digital e foco automático, como a maioria dos celulares atuais. Além desses, existem outros recursos divertidos, como a transmissão de vídeo ao vivo para o YouTube, e efeitos nativos não usuais como o AR Effect, que simula realidade virtual, e um modo chamado “melhor foto”, que otimiza suas fotos.

OS 5 megapixels da câmera traseira do Sony Xperia E4 deixam a desejar (Foto: Luana Marfim\TechTudo)OS 5 megapixels da câmera traseira do Sony Xperia E4 deixam a desejar (Foto: Luana Marfim\TechTudo)



Tela

A tela do Xperia E4 tem 5 polegadas, maior que a do seu antecessor E3, que tinha 4,5. A resolução também recebeu um pequeno upgrade, agora é qHD, com 960 x 540 pixels, enquanto o anterior se aproximava a qHD, mas não chegava lá, com seus 854 x 480 pixels.

A tela do Xperia E4 tem resolução qHD (Foto: Luana Marfim\TechTudo)A tela do Xperia E4 tem resolução qHD (Foto: Luana Marfim\TechTudo)


O display tem uma boa sensibilidade ao toque, a resposta aos comandos foi sempre rápida durante os testes. Por outro lado, a resolução da tela não é das melhores: hoje, mesmo nos modelos de entrada, é comum que vejamos ótima nitidez, o que não é o caso do E4. As imagens nele têm qualidade bem mediana. Sua resolução seria igual a do novo Moto E, por exemplo, mas é o Xperia é maior em polegadas, o que significa uma menor quantidade de pixels por polegada.

Desempenho 

Mesmo tendo sido lançado em 2015, o Xperia E4 veio com Android 4.4 (KitKat) de sistema operacional, sem previsão de atualização. Ainda assim, o seu desempenho é justo, ele funciona bem rodando aplicativos básicos e travou poucas vezes durante duas semanas de testes. 

Sony Xperia E4 roda Android 4.4 KitKat sem previsão de atualização (Foto: Luana Marfim\TechTudo)Sony Xperia E4 roda Android 4.4 KitKat sem previsão de atualização (Foto: Luana Marfim\TechTudo)


Ele vem equipado com um processador quad-core de 1,3 GHz, velocidade boa para um modelo de entrada. De memória RAM falamos de 1 GB e 8 GB de memória interna, que conta com suporte para mais 32 GB através do microSD. 

Bateria

Somos cada vez mais dependentes das tomadas, e o investimento da Sony no Xperia E4 foi driblar essa dependência. O novo baratinho tem como carro chefe uma bateria com promessa de duração para mais de dois dias. Os 2.300 mAh resistiram como prometido em uso bem básico.

A bateria super potente do Xperia E4 é mais promessa do que realidade (Foto: Luana Marfim\TechTudo)A bateria super potente do Xperia E4 é mais promessa do que realidade (Foto: Luana Marfim\TechTudo)

É claro que duração da bateria sempre depende do perfil do usuário. Um heavy user de jogos, vídeos e aplicativos pesados em geral vai ter com o E4 uma durabilidade menor do que com outros smarts de entrada em geral, mas nada surpreendente. Com uso moderado, usando apps como Facebook, Instagram, Plants vs. Zombies, a duração foi de em média 12 horas.

Uma vantagem aqui é o modo Stamina, que restringe os aplicativos e muda a interface do aparelho de modo que ele consiga continuar sendo “utilizável” e consuma menos bateria possível. Com 46% de bateria no modo Ultra Stamina, o celular promete durar até 4 dias e 10 horas. Esse recurso, claro, pode ajudar muito situações de aperto, mas não é exatamente inovador; celulares de outras companhias e até da Sony já o oferecem há algum tempo.  

Custo-benefício

Com preço sugerido de R$ 700 (mas encontrado por até R$ 580) e especificações regulares, o Xperia E4 vale a pena se você estiver realmente cansado das baterias de hoje que não duram nada. De um modo geral, olhando todos os aspectos, é possível encontrar modelos de entrada com recursos mais vantajosos, como é o caso do novo Moto E. Ainda assim, caso a Sony seja preferência, vale a pena esperar a chegada do E4g no Brasil, que além do suporte para Internet melhor, tem especificações superiores.

Tudo sobre do Xperia E4 (Foto: Arte/TechTudo)Tudo sobre do Xperia E4 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
8
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Bateria melhor que a média;
  • TV Digital.

Contras

  • Design frágil.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares