Celular

NOTA tt
9.0

Review Xperia Z1

O smartphone Xperia Z1 da Sony é completo para o uso diário, recheado de conectividades e apresenta qualidade de top. Veja os detalhes do dispositivo à prova d'água com 4G.

Barbara Mannara
por
em

O Xperia Z1 é um smartphone top de linha à prova d’água da Sony. O dispositivo tem configurações de qualidade com câmera de 20,7 megapixels, processador quad-core, tela Full HD, entre outras vantagens. O celular não é barato, mas garante bom desempenho nos principais quesitos e não decepciona em nada durante o uso diário.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 é o smartphone à prova d'água da Sony com câmera de 20,7 megapixels (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Design

O Xperia Z1 não é um smartphone pequeno, mas seu desenho se encaixa bem nas mãos, sendo possível alcançar todos os pontos da tela com apenas um dedo. Esse detalhe facilita bastante no dia a dia, deixando o uso mais prático. Nesse quesito, o corpo do Z1 tem melhor pegada do que seu irmão maior, o foblet  Xperia Z Ultra. Claro que as funcionalidades são diferentes, mas no final das contras ambos funcionam como celular e manusear o Z1 é bem mais fácil. Ele dá mais segurança para conversar caminhando ou em um ônibus, por exemplo.

O aparelho de corpo único, sem tampa traseira removível, tem um bom tamanho para uso, com tela grande, mas que não atrapalha. Além disso, dentre os pontos positivos, ele é bem leve e fino. As bordas de vidro em seu entorno também são equilibradas: maiores nas bases e mais finas nas laterais, dando uma aparência clean ao smartphone.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Sony Xperia Z1 tem design elegante e fino com corpo de vidro preto (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Por fora ele tem ainda a vantagem de ser bem bonito e elegante em comparação com dispositivos concorrentes: o smartphone da Sony tem corpo de vidro preto, com excelente acabamento principalmente por causa da função "à prova d’água". Um ponto interessante também é a presença de uma luz LED na parte superior do smartphone: as cores mudam conforme as notificações. O recurso é bem discreto e facilita o uso no dia a dia.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 fica com corpo escorregadio depois de mergulhado na água (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Como nada é perfeito, alguns detalhes ficaram pendentes. Um dos problemas é que seu corpo de vidro fica engordurado e com marcas de dedos facilmente, além de ser um pouco frágil, ganhando arranhões com pouco tempo de uso. Esses dois pontos deixam o aparelho com um aspecto nada agradável, “escondendo” um pouco o design bem trabalhado. As laterais da tela também acumulam sujeira, o que não colabora com sua "elegância".

Além disso, a traseira de vidro não costuma ser a melhor das escolhas para usuários desastrados. Mesmo com Gorilla Glass, é improvável que o aparelho sobreviva a uma grande queda sem machucados.

Desempenho

O Xperia Z1 é bem fluido para executar suas funções. Isso se dá por causa do bom processador quad-core de 2,2 GHz e memória RAM de 2 GB. O aparelho inicializa e desliga rápido: com ele você não terá problemas para rodar os mais diversos aplicativos de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, além de jogos desde os mais simples como os populares Candy Crush, Cut The Hope até jogos mais completos como o Real Racing.

No sistema operacional está o Android 4.2 (Jelly Bean), que não é o mais atualizado 4.4 (Kit Kat), mas não deixa a desejar durante o uso diário. A interface Sony aplicada em seus dispositivos é simples para descobrir as configurações desejadas, com menus bem organizados. Você não deve ter nenhum problema com esse ponto: tudo está disposto para o usuário com fácil acesso. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Detalhe para o botão liga/desliga de alumínio do Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


O armazenamento interno de 16 GB também é suficiente para guardar uma boa quantidade de vídeos e imagens. Além disso o smartphone suporta cartões microSD de até 64 GB, uma boa vantagem para quem gosta de fotografar e gravar com mais frequência, sem precisar ficar descarregando os arquivos toda hora para o computador. Por algumas semanas de uso médio, a memória interna não decepciona e ainda aguenta várias músicas e aplicativos instalados.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 é bem fino e tem suporte para cartão microSD de até 64 GB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Durante os testes, o smartphone não precisou ser reiniciado nenhuma vez. No entanto alguns travamentos ocorreram com o uso do teclado sensível ao toque: o recurso por vezes não respondia aos comandos e até deletava o que não deveria. O bug foi apresentado na tela principal, para digitar a senha de desbloqueio do celular, e também durante a digitação de e-mails e postagens em redes sociais. Mas nada sério a ponto de travar o funcionamento do celular.

Nas ligações o desempenho não é tão bom. Algumas vezes é difícil ouvir o que a pessoa fala do outro lado da linha, já que a ligação fica baixa, mesmo no volume máximo. Esse ponto dificulta o uso em locais mais barulhentos. Além disso, o sensor de proximidade ativa a tela facilmente durante uma ligação, fazendo com que você toque acidentalmente em outros botões.

Funcionalidades

O Z1 é recheado de funcionalidades interessantes, que facilitam bastante no dia a dia. Um exemplo é o aplicativo “Walkman” da Sony, um player bem completo e que mantém um menu para alteração de faixas mesmo com o celular bloqueado. Para completar o app, um detalhe sobre o hardware do Z1: as caixas externas de som apresentam volume mediano que não distorcem ou estouram quando ativadas no máximo. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 roda bem os mais diferentes aplicativos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Na questão de segurança, o sistema instalado no dispositivo oferece quatro opções para bloqueio de tela: "padrão" com um desenho desejado, "PIN" no qual é escolhida uma sequência numérica, "Desbloqueio de rosto" que não é eficiente em ambientes sem iluminação por usar a lente frontal para reconhecer o dono e "Senha" com uma sequência de números e letras.

Nas configurações das fotos, está disponível um editor simples de imagem mas eficiente. Com ele é possível aplicar filtros, fazer recortes e alterar balanços de brilho e contraste. Além disso o recurso "SensMe slideshow" mostra uma apresentação com suas fotografias que podem ser acompanhadas com um tema musical escolhido. Já o "Servidor de mídia" permite que você compartilhe conteúdo via Wi-Fi com outro dispositivo.

Social live é um app que conecta suas redes sociais e permite a postagem em cada uma delas na mesma interface. Os feed escolhidos ficam reunidos em uma mesma página. Como o próprio nome já adianta, o serviço organiza sua vida social. Além disso, o destaque está para a transmissão ao vivo dos seus momentos especiais via Facebook: envie em tempo real a gravação do que está acontecendo por meio da rede social. 

social life Xperia Z1 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Página inicial do Sociallife (à esquerda) e transmissão ao vivo no feed do Facebook (à direita) no Sony Xperia Z1 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


O vídeo aparece no feed de uma pessoa específica (no modo personalizado), para todos seus amigos ou em modo "público". Em conexão 3G no entanto, a transmissão tem alguns travamentos por causa da velocidade de Internet. Isso varia bastante dependendo do tipo de conexão. Mas o importante é que funciona bem. Durante a gravação um indicador na parte inferior mostra quantas pessoas estão assistindo, os comentários e as curtidas.

Já o Sony Select é uma loja de apps exclusiva da empresa que reúne programas de diversas categorias como Jogos, Entretenimento, Saúde dentre outros. Nada mais é do que uma alternativa ao Google Play.  

Tela

O display de 5 polegadas Full HD dá uma boa experiência de uso em conjunto com as cores brilhantes oferecidas pela excelente resolução (1920 x 1080 pixels). O recurso de multi-toque da tela sensível  facilita também, suportando até 10 pontos. No entanto o display não é tão sensível quanto o do Xperia Z Ultra. Em alguns jogos, com mais ação de toque, a resposta foi mediana.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 tem tela brilhante Full HD com multi-toque (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


A vantagem de ter uma tela um pouco maior como esta é poder assistir vídeos, filmes e séries com boa resolução durante uma viagem, por exemplo, ou para passar o tempo. Fica mais fácil também ver seu feed nas redes sociais e abrir imagens, sites e textos: eles não ficam pixelizados além de ser mais “confortável” navegar com um display maior e com qualidade excelente.

Não adianta tentar utilizar o smartphone com a tela molhada: a sensibilidade ao toque fica bem alterada e os comandos travam. Então se você for tirar fotos na piscina, por exemplo, é recomendado secar o display antes de utilizar. Além disso, enxergar as informações da tela exposta ao sol é quase inviável: ela fica bem escura e reflete facilmente o ambiente, ponto que dificulta bastante.

Câmera

A captura de fotografias e vídeos do Xperia Z1 é um dos principais destaques, ao lado de sua excelente tela. Um detalhe que a Sony colocou em seu aparelho que faz toda a diferença no uso é o botão físico de disparo, que além de facilitar cliques embaixo d'água deixa mais ágil a ação de tirar fotos: basta pressioná-lo que ele ativa a câmera, sem precisar desbloquear a tela. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Um dos principais destaques do Xperia Z1 é sua câmera de 20,7 megapixels (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


As lentes Sony G registram fotos de até 20,7 megapixels mas são equipadas apenas com zoom digital, o que reduz a qualidade se for utilizado. Mesmo assim, o resultado ainda é satisfatório. A velocidade de captura da lente também é um dos pontos positivos, registrando fotos de qualidade em apenas alguns segundos. A estabilidade também é muito boa e permite que você clique suas fotos sem os tradicionais borrões, mesmo em movimento.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 tem boa estabilidade para fotos, mesmo quando clicadas em movimento (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O recurso de autofoco é eficiente e reduz imagens embaçadas. Já o flash é suficiente cliques próximos em locais com menos luz, no entanto as fotos podem ficar um pouco granuladas e "estouradas" em locais mais amplos com iluminação artificial. O resultado não é o de uma câmera profissional mas é bem útil para usuários menos exigentes.

Review Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Foto registrada com zoom máximo no Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Dentre as configurações da câmera ganham destaque o info-eye, timeshift e o AR effect. Veja todos:

- Auto-Superior - Ajusta sua lente automaticamente com quesitos como luz, proximidade e demais recursos fotográficos.  

- Manual - Com configurações ajustadas conforme seu gosto com quesitos como ativação de flash, redutor de olhos vermelhos, entrada de luz na lente, tipo de iluminação, resolução da fotos ( 20,7 megapixels até a menor de 2 megapixels)

- Info-eye - Uma funcionalidade bem interessante que busca o que você registra com a lente. Ou seja, basta fotografar algum texto, objeto ou local para que o smartphone procure na Internet informações sobre. O recurso funcionou nos testes e foi bem útil em diversas ocasiões. Uma das mais práticas é clicar uma placa com endereço na rua: o aplicativo te mostra restaurantes próximos, locais que possam interessar, além de um busca completa no Google.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Imagens registrada com luz natural sem zoom no Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


- Sequência Timeshift - Não sabe se a foto vai ficar boa? Então escolha a melhor dentre várias. O app registra diversas imagens sequenciais na hora do clique para que você veja, dentre as opções, quais ficaram melhores.

- AR effect - A funcionalidade de câmera mais divertida, inclui elementos gráficos nas suas imagens. Mergulhe em cenários com dinossauros, aquáticos e até contos de fadas. O recurso em 3D não é perfeito mas é bem interessante, principalmente para a criançada. 

-Efeito Foto - Aplica diferentes filtros nas suas imagens. Dentre elas estão o lente olho-de-peixe e o desenho com efeito de rabiscos à lápis. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Foto clicada com flash em ambiente com luz artificial. O resultado é mais granulado e estourado no Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


- Varrer Panorama - Para finalizar clique fotos panorâmicas e não perca nada do seu cenário. Bem útil e com bom resultados em locais amplos como praias. Como ele não utiliza o flash para clicar as imagens antes da montagem é bom você estar em algum local com bastante luz. 

Além desses aplicativos, a Sony ainda oferece outros como Motion Shot e Quick PDF Scanner, caso queira ampliar seus recursos. Quem realmente gosta de fotografar, pode se interessar pelas lentes externas com zoom óptico, que são acopladas ao Xperia Z1. O ruim é que elas não vem com o smartphone, ou seja, você vai ter que desembolsar um bom valor para comprar o acessório extra. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 fotografa mesmo submergido na água (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Já sobre a função de filmagem, os recursos são mais simples. Mas o importante é que o smartphone grava em qualidade Full HD (1080p) com bons equilíbrios de luz e cor. Algumas funções são interessantes devem ser destacadas como o "Obturador de sorriso" e a boa estabilidade e luz e de movimentos durante a gravação. Além disso, é possível dar zoom na filmagem e o melhor: não há travamentos durante a ação.

Conectividades

O Xperia Z1 tem conectividades de sobra. Na lista podemos destacar o DLNA, NFC, Bluetooth, além de suporte para a recente conexão de Internet 4G. Ou seja, o aparelho oferece quase tudo o que você precisa no dia a dia. Nesse quesito não há o que reclamar. Os quesitos mais básicos como wi-fi e GPS também estão incluídos, assim como a tradicional entrada miniUSB, que serve tanto para passar seus arquivos para o computador quanto para recarregar o celular.

Botões e entradas

O Xperia Z1 tem apenas três botões fixos: liga/desliga, volume e disparo de câmera. Todos os outros comandos estão incluídos na própria interface, com toques na tela. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Detalhe para os botões sensíveis ao toque do Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Já sobre as entradas, o destaque está para a vedação individual, a prova d’água, nos recursos de microSD, miniUSB e cartão SIM. Isso garante mais segurança e diminui o desgaste de uso com o tempo. O acesso para fone de ouvido não tem nenhuma vedação e mesmo submerso não permite a entrada de água. Mas é importante esperar secar antes de plugar seus fones.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Entrada para fones do Xperia Z1 não tem vedação externa mas não deixa de funcionar depois de mergulhado na água (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Mas será que as borrachas nas entradas podem desgastar com o tempo? Esse é um ponto que deixa o usuário inseguro. Durante os testes elas funcionaram bem mas não podemos garantir a vida útil delas. Até porque isso depende de um uso adequado. As pregas que seguram as tampas parecem frágeis e que vão arrebentar com facilidade. Portanto, vale ter cuidado com essa parte já que é isso que garante que seu aparelho não pife em contato com a água. Além disso as entradas acumulam poeira facilmente, mesmo com a vedação.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Detalhe para a entrada miniUSB e microSD do Sony Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Qual smartphone você considera o melhor de 2013? Deixe seu comentário no Fórum do TechTudo

A prova d’água

O Xperia Z1 é realmente resistente à agua mas a tela sensível ao toque não funciona bem quando o aparelho está submerso ou molhado: a sensibilidade ao toque é prejudicada e o smartphone não responde aos comandos. Por isso, o botão de disparo para fotos foi muito bem pensado. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 pode ser submergido por até 30 minutos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Mesmo debaixo d’água é possível clicar fotografias, o que garante a diversão com os amigos. O trabalho se resume à ajustar as configurações da câmera antes do mergulho. O smartphone pode ser submergido até 1,5 metros de profundidade por até meia hora. Tempo suficiente para tirar boas imagens. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Detalhe para o botão de disparo físico do Sony Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Um ponto negativo do recurso é que o design do Z1 não facilita: seu corpo de vidro fica escorregadio quando molhado, o que pode provocar quedas acidentais. Então atenção redobrada quando for clicar na piscina. Outro fator é que a tela não responde ao toque se não estiver bem seca.

Portanto, não adianta tentar utilizar outras funções do smartphone na água, além da câmera. Já sobre fotografar, o botão de disparo físico facilita bastante clicar com seus amigos na piscina. No entanto, a água pode, por vezes, alterar a interface do smartphone, fechando o app da câmera. Isso é resolvido pressionando o botão novamente para voltar a fotografar, sem maiores problemas.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Tela sensível ao toque do Xperia Z1 não responde quando está molhada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Bateria

A carga do Z1 dura o dia inteiro com uso moderado de aplicativos diversos, Internet e ligações. O smartphone cumpre as expectativas neste quesito, sendo equipado com uma boa bateria de 3.000 mAh. 

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 tem corpo único e bateria não pode ser removida pelo usuário (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Claro que recursos mais pesados como tirar fotos e filmar exigem mais e fazem a carga acabar mais rápido, mas isso acontece em qualquer smartphone de qualidade. A bateria é interna e a tampa traseira não pode ser removida. Ou seja, não é possível trocá-la ou ter acesso facilmente. Isso garante a segurança, já que o aparelho pode ser submergido na água. Em caso de travamento geral do aparelho, um recurso de emergência (um plugue vermelho de Off) foi instalado na mesma entrada do cartão SIM.

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Xperia Z1 é um bom smartphone à prova d'água (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Conclusão

O Xperia Z1 é uma excelente escolha em questão de qualidade e funcionalidades. Repleto de conectividades, o smartphone não deixa a desejar. O lado menos doce é que ele tem preço um tanto alto, em torno de R$ 2.300, nas lojas virtuais e físicas. Mas quem quiser investir em um aparelho bonito com sistema fluido e que ainda tenha o "bônus" de fotografar submergido, este smartphone da Sony é uma boa opção. 

Tabela Xperia Z1 configurações (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Xperia Z1 configurações (Foto: Arte/TechTudo)




Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Desempenho
9
Tela
10
Câmera
10
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela Full HD;
  • Botão de disparo físico;
  • Câmera de 20,7 megapixels;
  • Corpo à prova d’água;
  • Leve e fino.

Contras

  • Design que engordura e arranha fácil;
  • Preço alto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leticia Balestreri
    2014-01-06T00:53:08

    Com uso intenso da bateria da SONY XPERIA Z1, por exemplo jogando e tendo acesso a net,tirando fotos, ele dura umas 2h a 3h.

  • Jorge Nascimento
    2015-12-02T22:54:41

    Meu Z1 deu thuthu...apagou do nada...preciso resolver urgente...muito investimento pra dar esses fricotes exijo solução da Sony imediatamente fala serio hem vai vendo..

  • Joao Haroldo
    2014-01-27T05:13:14  

    derrubei meu z1 e trincou o visor e nao consigo acessar nada nele ,a imagem eh perfeita mas o touch nao funciona .alguem sabe onde e como eu compro o display dele pq no google fala de uma tela de 90 reais mais dai a assistencia disse em media de 600 reais .se alguem puder me ajudar eu agradeço

    recentes

    populares

    • Joao Haroldo
      2014-01-27T05:13:14  

      O vidro é de 100 até 150 reais e o lcd esta na faixa de 320 a 450 reais.Esse técnico esta fazendo de graça hein hasuhaushausa

  • Lucas Rebello
    2014-09-09T06:23:30  

    Não comprem! Eu tenho um a mais ou menos um mês e rachou a tela sozinho. A assistência diz que é mal uso e perdi a garantia, só a tela custa mais de 600 reais, ou seja, comprei um celular de R$2000 e ainda irei arcar com R$600 de manutenção e perdi a garantia... Essa empresa me decepcionou

    recentes

    populares

    • Lucas Rebello
      2014-09-09T06:23:30  

      digo o mesmo do lg G2... o lcd tem defeito de fábrica pelo aparelho ser muito fino e apresenta clique fantasma apartir de qualquer queda.R$400 + serviço do técnico = R$600

  • Tiago Gontijo
    2013-12-20T09:30:08  

    por que não falaram da TV digital?

    recentes

    populares

    • Tiago Gontijo
      2013-12-20T09:30:08  

      Ricardo Rodrigues, a recepção da TV Digital funciona bem no Z1? Onde você mora?

    recentes

    populares

    • Tiago Gontijo
      2013-12-20T09:30:08  

      Apenas a versão brasileira.

  • Andre Rocha
    2014-01-06T10:24:10  

    Falta uma saída HDMI também

    recentes

    populares

    • Andre Rocha
      2014-01-06T10:24:10  

      Agora me diz: Pra que?

    recentes

    populares

    • Andre Rocha
      2014-01-06T10:24:10  

      Ele tem sim! O micro USB dele também é HDMI é só comprar o adaptador... Eu assisto filmes nele conectado directo na TV por HDMI normalmente...

  • Daniel Santos
    2014-08-19T13:31:21

    Meu Xperia Z1 ao pressionar o botão de voltar rapidamente ele aparece em segundos o ultimo aplicativo que usei,é normal? Já fiz a atualização de software mas permanece assim... Alguem pode me ajudar?

  • Aislan Pereira
    2014-06-18T13:03:38

    Lançado em 2006 e a venda apenas em 7 países (que não inclui o Brasil), ele possui bateria recarregável com 1h e 30min de duração, tornando-o um portátil ideal para viagens e afins, para você não ficar entediado. Compativel com TODOS OS PRODUTOS SONY com conexão HDMI (inclusive SONY Blu-ray Player, SONY VAIO Computadores e Notebook's, PlayStation 3 e 4) e compativel com TODOS OS PRODUTOS SONY com MHL (microHDMI, no caso de Tablets SONY Xperia Z e Z2 e SONY Xperia smartphones com MHL)...

  • Henrique Trabach
    2013-12-19T16:39:40  

    pouco frágil? kkkk essa não fez as devidas pesquisas sobre a fragilidade do aparelho, q não é nada "tão frágil" assim, e os arranhões é proveniente de uma película protetora em ambas as partes. Ao meu ver a nota deveria ser de 9 para cima, por conta do preço, pq o diferencial esta na resistência a água, coisa a Sony saiu na frente em relação aos seus concorrentes, a tendência é só melhorar, e esta para vir um MINI de verdade, apenas pelo tamanho, e não MINI de processamento e funções.

    recentes

    populares

    • Henrique Trabach
      2013-12-19T16:39:40  

      À prova d'água um dos pioneiros foi o Defy, mesmo assim o Z1 pode se orgulhar de ser um dos poucos que é à prova d'água, top de linha e elegante o mesmo tempo, aliás é algo que a Sony superou todo mundo ao mostrar que é possível fazer celulares à prova d'água com design refinado, pois os das outras marcas são sempre esquisitos, com aparência de coisa blindada e pesados.

    recentes

    populares

    • Henrique Trabach
      2013-12-19T16:39:40  

      Diego Mariano Brinca não, o Defy NUNCA foi a prova de água. E sim, resistente.

  • Jose Maia
    2014-01-18T21:01:39  

    Eu tenho o Z muito bom mais o que me deixou chateado a alguns dias é a vedação, é raro eu abrir a porta do cartão SD, e ela abriu sozinha e não fica fechada, você aperta e ela volta, meu celular tem 8 meses de uso e não fico abrindo essa porta dele.. nunca coloquei ele na agua e ja vi que não vou poder colocar ele mais nunca.. tomara que não aconteça isso com o Z1, 8 meses pra fazer isso sem nunca ter entrado na agua é tenso..

    recentes

    populares

    • Jose Maia
      2014-01-18T21:01:39  

      Se vc ainda possuir a nota, leva na assistência ue...

  • Daniel Duarte
    2014-05-16T13:51:29

    Bem...Adquiri um ZQ em 24.03.2014. Em 03.05.2014 ele estragou, ficava desligando e ligando continuamente até acabar a carga da bateria. Em 15.05.2014 recebi o produto da assistência técnica, supostamente com "atualização de software". O aparelho funcionou aproximadamente 30 minutos e começou novamente a desligar e ligar continuamente. Em novo contato com a Sony, a única solução apresentada foi encaminhar mandar o aparelho novamente para a assistência técnica, para nova atualização de software. Assim, nem preciso dizer que acho um péssimo negócio adquirir um Sony.

  • Lucas Maia
    2014-01-07T15:00:54  

    Mas é lógico que não funciona o touch embaixo d'água, vocês estão precisando estudar, em qualquer celular que a tela molha por exemplo com suor ela fica instável pois a água conta com o "toque" isso qualquer dono de um Smartphone touch screen sabe disso

    recentes

    populares

    • Lucas Maia
      2014-01-07T15:00:54  

      O botão dedicado da câmera é justamente por isso...

    recentes

    populares

    • Lucas Maia
      2014-01-07T15:00:54  

      Ops, tinha compreendido errado seu comentário.

  • Andre Rocha
    2014-01-06T10:25:07  

    Um bom aparelho, mas não valem os R$ 2.400,00 que paguei.

    recentes

    populares

    • Andre Rocha
      2014-01-06T10:25:07  

      Luciana Silva Marcelo smart.

    recentes

    populares

    • Andre Rocha
      2014-01-06T10:25:07  

      Exatamente Luciana k

  • Thiago Delmondes
    2013-12-20T10:16:35  

    Hhaha, meu defy tb gosta de nadar um pouquinho.

    recentes

    populares

    • Thiago Delmondes
      2013-12-20T10:16:35  

      Adooooro o meu Defy+... Esse povo compra celular de 2000 reais pra fazer o mesmo que o Defy faz. A tela do meu nunca arranhou e eu nunca usei película nem capinha (e tenho ele há 3 anos).

  • Andre Rocha
    2014-01-06T10:23:22

    Falta nele o controle de iris por toque na tela como o nokia 710 tem. Tirar fotos durante o dia é maravilhoso. A noite é um terror. Tenho um Nokia 710 e apesar de ser 5 megapixels a noite tira fotos melhores.

  • Andre Rocha
    2014-01-06T10:17:15

    Outro ponto a ser destacado: Esquenta muito rápido e qundo mais se precisa para tirar uma foto ou filmar, vc não consegue. Ele avisa que o aparelho esta muito quente e desabilita a camera.

  • Andre Rocha
    2014-01-06T10:15:03

    Comprei o meu assim que foi lançado. Alguns pontos a serem destacados: As tampas de vedação são frágeis, meu filho arrancou e só achei uma semana depois. Liguei para a assistência técnica e me informaram que eu tinha que entrar em contato direto com a Sony, pois eles não tinham essas tampas. A Sony me informou que eu perderia a garantia e que enviasse para eles para orçamento e que me devolviam em 30 dias. Acho um absurdo 30 dias para colocarem 1 tampinha e ainda perder a garantia.

  • Leticia Balestreri
    2014-01-06T00:51:45

    Comprei o aparelho da SONY XPERIA Z1 e em alguns dias de uso percebi que a bateria dele descarrega muito rápido, este foi o ponto negativo que notei, mas com uso moderado na economia de bateria e sem ficar abrindo muitos aplicativos e acessando internet, ele dura um dia. Realmente andei pesquisando e vi muitas reclamações sobre este ponto tbm.

  • Sandro Lima
    2013-12-23T00:28:55

    Gostaria de tirar algumas duvidas com proprietários do sony xperia z1... Adquiri um aparelho a menos de um mês, e quando fui tirar umas fotos submersas, todas as fotos ficaram perfeitas, mas no outro dia percebi que minha câmera estava ativando sozinha, e que quando ativada a lente da câmera embaçava, o aparelho ficou assim por dois ou três dias, mas depois voltou ao normal e continua funcionando normalmente... Esse fato aconteceu com mais algum proprietário do mesmo aparelho?

  • Isaak Gonçalves
    2013-12-22T00:24:26  

    Já a bateria dele eu to achando que acaba rápido demais e ele não tem nem 3 dias, e só tava rodando Instagram, Vine e Whatsapp. Como uma bateria de 3.000 acaba assim tão rápido? E tava com brilho no zero e o modo X-Reality desativado. Depois disso, eu até entrei em contato com o suporte da Sony e me pediram pra ir a assistência técnica no endereço que eles me passaram. Carreguei 100% vamos ver se irá continuar assim, se continuar terei que ir na assistência técnica. Mas fora a bateria, o aparelho é ótimo, os vídeos e fotos debaixo d'água ficam perfeito e roda sem nenhum travamento, perfeito.

    recentes

    populares

    • Isaak Gonçalves
      2013-12-22T00:24:26  

      Vc tirou fotos submersas? Notou alguma diferença na sua lente? Pergunto pq tirei umas fotos submersas e no outro dia notei que ao ativar a camera a lente embaçava e a camera ativava sozinha... Passado alguns dias voltou ao normal, sem nenhuma alteração. Fiquei intrigado, por isso estou perguntando, fique na duvida se era só com o meu ou se alguem ja notou esse problema!

  • Matheusrj
    2013-12-20T10:30:02  

    Tenho o Xperia Z1 a mais de 1 mês não concordo com alguns contras da matéria. O aparelho nunca travou, muito menos no teclado, que é muito bom na digitação e tem um auto-aprendizado. Som p/ receber ligações é alto só não escuta se for surdo, com o volume medio-alto não preciso nem encostar na orelha para escutar. A tela capacitiva qdo detecta água ela desativa justamente por ter um botão físico facilitando o disparo da câmera. Roda liso jogos com excelentes gráficos como Asphalt 8 sem problema algum com a tela. A Traseira precisa sim de pelicula pois é vidro, assim como a tela! Nota 9no minimo

    recentes

    populares

    • Matheusrj
      2013-12-20T10:30:02  

      A bateria do seu dura quanto tempo mais ou menos sem os recursos econômico de energia(o Stamina) e X-Reality?

  • Lucas Lima
    2013-12-19T20:03:34  

    Como assim um aparelho desse receber 8,5 só ler a materia O celular não é barato além de ser um pouco frágil, ganhando arranhões com pouco tempo de uso. Esses dois pontos deixam o aparelho com um aspecto nada agradável, no entanto alguns travamentos ocorreram com o uso do teclado sensível ao toque: o recurso por vezes não respondia aos comandos e até deletava o que não deveria. O bug foi apresentado na tela principal, para digitar a senha de desbloqueio do celular, Nas ligações o desempenho não é tão bom. Pra que um celular que você não vai conseguir falar da melhor forma possível ?

    recentes

    populares

    • Lucas Lima
      2013-12-19T20:03:34  

      Não acredite nessas matérias eles recebem para falar mau e bem dos aparelhos.pode notar o que num é destacado como qualidade em outro é tido como defeito.

    recentes

    populares

    • Lucas Lima
      2013-12-19T20:03:34  

      Se for levar em conta que a carcaça do celular é frágil, arranha com facilidade, o gorila glass pode trincar numa queda mais séria então nenhum celular da Samsung tiraria nota boa, pois digo por experiência que são os aparelhos cuja carcaça é a mais frágil e descartável e mesmo em aparelhos como S3 e S4 não usar capas nem películas é pedir pra ter dor de cabeça e prejuízo.

  • Fernando Santos
    2013-12-20T07:04:34  

    Tenho um Xperia ZQ e com menos de 6 meses já foi pra Garantia.. A Sony esta com Grandes aparelhos mais com pouca durabilidade!!

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-12-20T07:04:34  

      Durabilidade menor, para investir em aparelhos mais caros.. E assim as Marcas ficam ricas.. Já que o Brasil nem rouba pouco em cima dos valores

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-12-20T07:04:34  

      Tive um Xperia X10 Mini Pro, Xperias S e agora tenho o Z1. Até agora não tive problemas com o aparelho, lógico que tive alguns problemas com o Sistema Android, nada grave, mas o aparelho em si não me deixou na mão.

  • Adriana Pinto
    2013-12-20T09:12:53

    Eu tenho um J é perfeito, nunca deu problema .

  • Anderson Custodio
    2013-12-20T09:11:41

    Prefiro 1000 vezes o meu Galaxy S4!