Media centers

NOTA tt
9.0

Review xTreamer Media Player & Streamer

Menor do que os players de DVD convencionais ou mesmo um Wii, o xTreamer encanta com suas curvas modernas e design minimalista. Silencioso, o aparelho necessita apenas de uma fonte de energia e os cabos ligados à TV (analógicos ou HDMI) e ao som (stereo, Dolby Digital ou até Dolby True HD).

Marta Preuss
por
em

O xTreamer é o player que falta na sala de estar dos entusiastas que gostam de alugar filmes em locadoras virtuais mas não se sentem confortáveis com o monitor do computador.

Silencioso e intuitivo

Menor do que os players de DVD convencionais ou mesmo um Wii, o xTreamer encanta com suas curvas modernas e design minimalista. Silencioso, o aparelho necessita apenas de uma fonte de energia e os cabos ligados à TV (analógicos ou HDMI) e ao som (stereo, Dolby Digital ou até Dolby True HD).

Sua interface é simples e o controle remoto deixa todas as funções que você precisar a poucos toques de distância. Para os modernos, ainda há um aplicativo para iPhone ou iPod Touch que permite controlar o aparelho de qualquer lugar da casa.

xTreamer Media Player & Streamer (Foto: Divulgação)xTreamer Media Player & Streamer (Foto: Divulgação)

Todo tipo de mídia – de qualquer lugar

O xTreamer não oferece apenas uma variedade de saídas, mas também um amplo leque de opções de entrada de mídia.

Com um cabo ou uma antena para internet, é possível se conectar a canais pré-configurados do YouTube, ouvir rádios internacionais ou mesmo ver feeds RSS. A internet também possibilita conectar o aparelho aos outros computadores da casa. Dessa forma, um video salvo no computador do seu quarto é acessado pela sala, sem que você precise copiar em outro dispositivo ou mudar arquivos de lugar. E seu iPhone controla qual
música está tocando, sem que você precise estar no mesmo cômodo do player.

Caso a internet não seja uma opção, não se preocupe: as duas entradas USB do xTreamer permitem que você conecte pendrives ou HDs externos, reconhecendo os dois dispositivos ao mesmo tempo. Navegue livremente pela lista de pastas e subpastas, vendo os nomes completos dos arquivos. Você ainda tem a opção de ativar um preview do vídeo antes de assistir um filme ou episódio inteiro.

Se o USB for muito lento (em HDs muito grandes, como os dois de um terabyte cada onde pudemos fazer testes), há a possibilidade do player reiniciar sozinho até conseguir ler. Porém, há ainda uma entrada SATA e todas as instruções para a instalação de um mini-HD dentro do player. Os vídeos podem ser baixados diretamente para ele.

A lista de formatos a serem exibidos é impressionante, contando com mais de quarenta formatos multimídia. Não houve nada que tocamos que não rodou (mesmo que um .rmvb tenha tocado com alguns solavancos inconvenientes).

Legendas, música, fotos e mais!

As legendas não precisam estar na mesma pasta dos vídeos: com um botão do controle remoto específico para essa função, você pode navegar pela estrutura de pastas e escolher a legenda, sua codificação, cor e posição na tela. Além disso, há botões que permitem sua sincronização em tempo real, para aqueles momentos onde a legenda não acompanha as falas.

O player de música não é dos mais completos, mas a saída do som é espetacular. Mais uma vez, a navegação é feita por estrutura de pastas e você pode ouvir seus álbuns dessa maneira. Ele carrega todas as id3 tags, inclusive a capa das músicas, se você cadastrar.

Veja suas fotos com a família e amigos. Os slide-shows já vem pré-definidos e você pode colocar uma música de fundo se quiser. As fotos aparecem em alta resolução e os botões do controle lhe permitem passar para a próxima ou girar a foto, para que fique na orientação correta.

Custo-benefício

Levando em consideração as maravilhas de ter todas as séries, músicas e filmes da internet na sua televisão sem nem se retirar do conforto do seu sofá, o xTreamer já seria um sonho se tornando realidade. Há preços em lojas online variando entre R$550 e mais de R$600. Talvez você ainda precise de um cabo HDMI, porque faz muita diferença, e de um HD externo para facilitar as coisas.

Depois, tudo que você vai comprar é via internet. Adeus às caixinhas de DVDs ou DVDs riscados. Adeus aos blurays novos e caros – inclusive, o player toca ISOs de bluray com a mesma qualidade, mas com a praticidade de ter toda sua biblioteca ao alcance do controle remoto. E, por ser um player de mídia digital, sabemos que não ficará obsoleto tão rapidamente quanto seus antecessores.

É um investimento relativamente barato para ter todas as suas mídias com pipoca em uma tarde chuvosa – sem esquentar a cabeça com fios, cabos e o notebook perto da TV.

Ficha técnica

Conectividade WIFI, UPnP SSDP, UPnP AV, NTFS
Chipset Realtek 128X (Edição Especial)
Memória 128MB DDR2 SDRAM, 256MB Flash
Saídas de áudio/vídeo HDMI v1.3a (1080p), Vídeo composto, áudio stereo analógico, S/PDIF Optical Digital Audio
Interface 1x USB 2.0 slave, 2x USB 2.0 host, Internal SATA
Rede Ethernet 10/100, WIFI USB Antenna 802.11n (opcional)
Força 12V DC, 2A
Dimensões Largura: 180mm x Profundidade: 32mm x Altura: 82mm
Peso 1kg
Itens inclusos xTreamer (HD não incluso), adaptador de força 100~240V, cabo HDMI opcional, antena WiFi opcional, cabos de áudio e vídeo, controle remoto com duas pilhas AAA, cabo USB e guia de primeiros passos

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Fácil de instalar e intuitivo.
  • * Conectividades.
  • * Suporte a vários formatos.

Contras

  • * Boa visualização somente no HDMI.
  • * Reinicia durante algumas execuções.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphaelli Bellini
    2014-08-24T03:08:40

    com os medias players que tem rede consigo ver um filme online na tv? da para desativar a legenda?