Celular

NOTA tt
8.4

Review Zenfone 5

Asus Zenfone 5 chega como uma ótima opção no mercado brasileiro: preço baixo e desempenho de alto nível. O aparelho marca uma entrada forte da Asus no país, querendo concorrer com modelos populares como o Moto G, por exemplo.

Marlon Câmara
por
em

O AsusZenfone 5 é um smartphone feito cuidadosamente para as funções do dia a dia. O aparelho, que chega para desafiar o popular Moto G, tem características bem interessantes - como seu processador Intel, tecnologia dual-chip e seu ótimo preço de R$ 699 - e mostra muito potencial para ser um sucesso no Brasil. Além disso, traz recurso práticos e úteis tanto para o usuário "comum" como para os fanáticos. Confira as nossas impressões e conheça melhor o aparelho.

Asus lança Zenfone 5 e 6 com preços 'incríveis' e fabricação nacional

Veja, abaixo, o review em vídeo do Zenfone 5, da ASUS

Design

O desenho do Zenfone 5 varia entre altos e baixos. Em uma primeira pegada, o celular se mostra bem atraente e chamativo: tela grande, detalhe prateado brilhante na parte de baixo e uma traseira lisa e "clean". Porém, com uma análise mais minuciosa, dá para perceber que o dispositivo é um pouco "bruto", com características que lembram até os xing-lings chineses.

Um exemplo disso é a borda da lateral da tela, muito grande e exagerada, que acaba com a harmonia do design. Sem contar que não tem serventia prática, a não ser para deixar o aparelho mais largo e talvez proteger a tela de uma trincada lateral. Outro ponto fraco é a traseira de plástico: só com um pouco de uso você percebe que a tampa é feita de um material relativamente fraco e tem uma pegada um pouco escorregadia.

Traseira do ZenFone 5 é curva e de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Traseira do Zenfone 5 é curva e de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Uma questão a ser destacada no Zenfone é o fato do modelo ser maior do que o "necessário". Em outras palavras, se for considerar o tamanho de tela e o hardware do aparelho, não teria necessidade de ele ter mais de 14 centímetros de altura e 7 de largura. O Novo Moto X, por exemplo, tem um display maior - com 5,2 polegadas - e mede muito menos que o concorrente.

Outro quesito negativo é a grossura do smartphone: sua lateral tem uma medida excelente, de apenas 5,5 mm, porém, na parte traseira há uma "barriga", que engrossa demais o aparelho e forma uma canoa que chega a mais de 10 mm. Pelo menos seu peso é bastante agradável, com apenas 145 g. 

Desempenho

O smartphone da Asus roda com muita tranquilidade. Tanto no uso mais simples, do dia a dia, com navegação pela internet e enviando mensagens, como com joguinhos e com aplicativos mais pesados abertos. 

ASUS lança ZenFone 5, smartphone que deve desafia os populares Moto G e Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)ASUS lança Zenfone 5, smartphone que deve desafia os populares Moto G e Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O processador dual-core Intel Atom de 1,6 GHz presente no modelo, somado aos 2 GB de memória RAM, dão conta de manter um bom nível mesmo com uma grande quantidade de tarefas sendo desempenhadas. Sendo usado com a memória no limite e com vários aplicativos abertos, o Zenfone não pareceu perder o fôlego em nenhum momento. Apesar disso, o celular pode esquentar bastante em horas de maior demanda do hardware. 

Uma das falhas do Zenfone, porém, é o Android relativamente defasado presente no aparelho: o modelo chega com a versão 4.3 Jelly Bean do sistema operacional do Google, lançada em 2013. Embora a atualização para o Kit Kat esteja confirmada, não deixa de ser um passo atrás.

ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro problema bem sério é o fato do modelo ter somente 8 GB de memória interna. Ainda que tenha espaço para cartão SD de até 32 GB, não incluso, é extremamente complicado manejar aplicativos e arquivos entre memória e cartão. Nos testes feitos, foi praticamente impossível tirar o "excesso" de dentro do telefone e enviar para o SD, liberando espaço.

O TechTudo testou o aparelho com processador de 1,6 Ghz e 8 GB de memória interna. No entanto, pelo que foi divulgado pela Asus, no Brasil o smartphone chega em duas versões diferentes: uma com chip de 1,2 Ghz e memória de 8 GB e outra com 1,6 Ghz e 16 GB.

Funcionalidades

Uma das coisas que mais chamam atenção no aparelho são as funções para ajudar o usuário nas tarefas rotineiras. A lanterna, por exemplo, tem um aplicativo próprio e muito bem feito, com cinco tipos de iluminação diferentes - inclusive uma para pedir socorro -, bem superior à função nos demais smartphones no mercado, que normalmente são somente uma simples ativação do flash da câmera.

Botões laterais do ZenFone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Botões laterais do Zenfone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Além disso, há aplicativo dedicado a ativar a câmera frontal para servir de espelho para o usuário, rádio FM, bloco de notas prático, organizador de tarefas diárias, funções de conexão com outros aparelhos e um otimizador do uso de bateria do dispositivo. 

O aparelho também tem entrada para dois chips simultâneos, com uma troca entre o uso das contas de forma bem prática. Logo, percebe-se que a Asus apostou em programas simples com funções bem definidas para ajudar as pessoas nas tarefas mais comuns do dia.

Entrada USB do ZenFone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Entrada USB do Zenfone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tela

O Zenfone tem um display com um tamanho interessante, de 5 polegadas. A tela tem uma dimensão agradável para as funções básicas - navegar na Internet, assistir filmes, até ler textos. Além disso, sua resolução é boa: 720 x 1280 pixels, exatamente a mesma do Novo Moto G, por exemplo. Ele ainda é protegido pela tecnologia Gorilla Glass 3, presente em grande parte dos topos de linha atuais.

O celular de Asus Zenfone 5 é bom? Comente no Fórum do TechTudo

Ainda assim, o display peca na questão da iluminação, pois o máximo de brilho que ele alcança muitas vezes é baixo para determinadas situações. Usar o smartphone no meio da rua embaixo de um sol forte pode ser algo ruim, mesmo com a tela configurada para estar com a iluminação máxima.

Câmera

A câmera principal do Zenfone 5 é um ponto forte do aparelho, embora não seja tão acima da média dos demais modelos intermediários atuais. Com 8 megapixels e funções interessantes, como HDR e Panorâmico, é possível capturar boas imagens com o smartphone, principalmente em lugares abertos e iluminados.

As fotos não chegam a ser espetaculares, pois em alguns casos ficam granuladas e perdem muitas cores, mas não vão decepcionar os usuários que só querem registrar momentos no Facebook e Instagram.

Além disso, o dispositivo conta com uma câmera frontal de 2 megapixels, que também traz uma imagem bem interessante, própria para videochamadas, selfies e para o usuário 'se olhar' com o aplicativo Espelho.

Câmera traseira do ZenFone 5 é de 8 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera traseira do Zenfone 5 é de 8 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)



Bateria

Já a bateria é um ponto positivo no smartphone. Grande, ela tem 2.110 mAh, um valor bem maior que outros aparelhos na mesma faixa. A bateria pode aguentar o dia inteiro de uso moderado - com internet 3G, Wi-Fi, ligações e envio de mensagens - tranquilamente, sem precisar ser carregada. Claro que, com uso acima do normal, incluindo tarefas muito pesadas e a tela ligada por muito tempo, a autonomia do Zenfone cai bastante, para cerca de 11 horas. Ainda assim, dificilmente deixará alguém na mão.

Custo-benefício

O telefone da Asus tem tudo para conquistar seu espaço no país. O aparelho, fabricado no Brasil, tem um preço excepcional para ganhar público rapidamente: ele chega às lojas por apenas R$ 699. O valor é realmente absurdo para um modelo nesta categoria, que não tem nenhum ponto negativo exagerado. Suas configurações são bastante equilibradas e ele vem preparado para agradar qualquer tipo de usuário.

Assim, o Zenfone pode não ser o aparelho definitivo para o consumidor, mas com certeza é disparado uma das melhores opções do mercado nacional no quesito custo-benefício, superando talvez até o popular Novo Moto G.

Tabela do Zenfone 5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela do Zenfone 5 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
7
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
10

Prós

  • Excelente custo-benefício
  • Desempenho de alto nível
  • Bateria duradoura
  • Câmera com boas funções
  • Apps com funções rotineiras

Contras

  • Pouca memória interna de fábrica
  • Android desatualizado
  • Tela pouco iluminada
  • Design semelhante a xing-ling
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Ferreira
    2015-02-22T21:54:49

    Asus foi a maior decepção que tive. Comprei o zenfone 5 processador 1,6GHz, 8gb e 2gb de ram e com 1 mês de uso deu problema, ele entrou em modo de segurança que simplesmente não desbloquiava, cheguei a formatar mas nada resolvia. Enviei o celular para assistência e depois de 30 voltou com o mesmo problema e vou ter que enviar de novo (e obviamente esperar mais 30 dias). Além disso, o celular tem uma bateria péssima que não dura 6hrs de uso, aquece demais quando o 3g está ligado e tem um áudio ridículo. Nunca mais compro outro celular xing ling na vida. Se arrependimento matasse...

  • Stephanie Tavares
    2016-03-11T18:37:00  

    Migrei do Lumia pro Moto G2, não me adaptei e estou com o zenfone 5, melhor escolha da minha vida. Esse review tá mt zoado, única coisa que é possível considerar ruim eh o tempo de bateria, mas vc deixando no modo super-econimico ela dura igual a outro qualquer. Pra ficar jogando o ou assistindo filme por 3...4. 7 hs direto e querer que tenha bateria é forçar mt a barra.

    recentes

    populares

    • Stephanie Tavares
      2016-03-11T18:37:00  

      Realemtne a Bateria deixa a desejar

  • Plinio
    2016-04-04T15:43:25

    Comprei o ZemFone 2 de 32Gb. O aparelho é bonito. algumas funções são perfeitas. Não gostei do teclado, igual aos da LG sempre clica no ponto e na seta voltar e logo na parte de baixo encontra-se a tecla de pagina principal, fazendo sempre fechar o que se escreve. Isso se comparado com o Samsung a nota é 0 (zero) Teclado e funções Samsung é superior em Tudo. Estou pensando seriamente em voltar pro meu Galaxy S5 Duos.

  • Jorge Soares
    2016-02-24T15:32:27

    O meu caiu no chão com 30 dias de uso e trincou toda a tela; porém funcionou perfeitamente durante 10 meses; quando baixou o valor da tela troquei e está ótimo.

  • Wanderlei Clemente
    2014-11-05T12:03:44  

    COM DUAS SEMANAS DE USO O LCD TRINCOU DENTRO DO MEU BOLSO. NÃO RECOMENDO.

    recentes

    populares

    • Wanderlei Clemente
      2014-11-05T12:03:44  

      O meu ainda não caiu mas eu não acredito que não seja tão frágil assim não... acho mais que foi descuido mesmo...

    recentes

    populares

    • Wanderlei Clemente
      2014-11-05T12:03:44  

      Gostaria de saber sobre as câmeras traseira e frontal, estou super na duvida pq gostei demais do design do Zenfone 5, principalmente das cores disponíveis, mas queria um Smartphone com uma câmera razoavelmente boa com um custo médio, alguém que usa pode me falar ?

  • Diny20a
    2015-07-31T21:46:52  

    Sou usuária do zenfone 5 há seis meses e não vi nada dos pontos "fracos" mencionados neste review, a não ser a bateria que realmente não dura muito. Acho que quem escreveu este review devia ter pesquisado mais...

    recentes

    populares

    • Diny20a
      2015-07-31T21:46:52  

      Além disso, a borda lateral muito grande da tela deixa o celular com visual ainda mais antigo e atrapalha a pegada.

  • Rodrigo
    2015-07-28T15:03:20  

    Design semelhante a xing-ling??? não fala besteira estagiário.

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-07-28T15:03:20  

      Tirando o iPhone que já pensa em abandonar, e o Samsung, os aparelhos atuais não possuem botões frontais. Esse visual de motorola razr é muito datado.

  • Rodrigo Leite
    2015-08-17T11:27:25  

    Vale a pena migrar do Moto G pro Zen ? Asus é top mais quero ipiniões !

    recentes

    populares

    • Rodrigo Leite
      2015-08-17T11:27:25  

      Eu tenho este modelo e estou gostando muito, o custo-beneficio é ótimo !!!

  • Marcelo Oliveira
    2015-03-08T23:17:46  

    O verdadeiro e único ponto negativo é a bateria, que segundo a Asus será resolvido com o Lollipop.

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2015-03-08T23:17:46  

      E ai, melhorou?

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2015-03-08T23:17:46  

      Melhorou bastante, mas perdi meu Zenfone, agora tô com um Z3 Compact.

  • Daniel Sette
    2015-07-19T23:23:44

    Comprei ele, e só trocarei pelo Zenfone 2 64gb.

  • Guilherme
    2015-02-24T23:25:27  

    Como usuário do Zenfone 5, posso dizer que ele é o melhor custo-benefício do mercado. E como usuário achei o review ruim, me parece que quem analisou o celular não teve contato com o mesmo, apenas analisou as especicações e propaganda do celular. Deveria ser considerado um preview não um review. Primeiramente o único ponto "negativo" é a bateria, pois ela realmente não dura muito (mas consigo ficar um dia sem carregar em uso moderado) porém não é pela bateria ser ruim e sim pelo processador e memória serem bons, demandando maior gasto da bateria, estou à disposição para dúvidas

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2015-02-24T23:25:27  

      Ótimo, porém bateria péssima a ponto de não recomendar. Opinião de usuário. Passei pra minha esposa e peguei o Moto G.

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2015-02-24T23:25:27  

      Nem com a atualização melhorou?

  • Amanda Guimarães
    2015-06-17T11:59:11

    Pessoal, fui viajar semana passada e na hora de ler o código do check in que eu havia feito pelo celular, o aparelho não leu lá no aeroporto. E isso aconteceu justamente comigo e uma amiga que também possui o zenfone 5. Vocês tem alguma ideia do que pode ter causado isso?

  • Amanda Guimarães
    2015-06-17T11:56:30

    Pessoal, fui viajar semana passada e na hora de ler o código do check in que eu havia feito pelo celular, o aparelho não leu lá no aeroporto. E isso aconteceu justamente comigo e uma amiga que também tem o zenfone 5. Alguém tem ideia do que pode ter acontecido?

  • Luan Lima
    2015-04-27T17:32:22  

    Òla galera, estou querendo comprar o Zenfone 6, más estou com um pouco de medo, pois não conheço o aparelho, alguém de vocês poderia me dar uma opinião ? alguém que já comprou ?

    recentes

    populares

    • Luan Lima
      2015-04-27T17:32:22  

      Erivaldo Oliveira Obrigado :)

    recentes

    populares

    • Luan Lima
      2015-04-27T17:32:22  

      Luan Lima desponha

  • João Couto
    2014-10-16T10:19:06  

    Cogitei comprar, mas depois desse review desisitir.

    recentes

    populares

    • João Couto
      2014-10-16T10:19:06  

      não sei por q esse review não e muito honesto eu amo o zenfone não trocaria ele por nada a luminosidade dele e otimo,e apassivo ate 64gb e ão 32,eu simplesmente não tenho do q reclamar.

    recentes

    populares

    • João Couto
      2014-10-16T10:19:06  

      Achei também que o review não foi totalmente imparcial. Tenho um Zenfone 5. Ele realmente não perde em nada para os concorrentes. Até agora ele não travou (já usei ele em situações extremas como Facebook, tocando música e GPS no 3G), a bateria me surpreende demais, extremamente leve... O melhor disparado em custo-beneficio.

  • Leonardo Jedneralski
    2014-10-21T23:16:27  

    Achei esse review muito cruel com o Smartphone da Asus em relação ao Moto G. Ele tem desempenho muito melhor, preço muito mais competitivo, tela quase similar e câmera similar ao Motorola. Design? Isso é muito subjetivo, não deveria pesar tanto na nota final do aparelho. Talvez o Techtudo devesse ser mais imparcial com suas avaliações.

    recentes

    populares

    • Leonardo Jedneralski
      2014-10-21T23:16:27  

      a camera do Zenfone é muuiiiiito melhor. A do MotoG é uma piada.

  • Soberano
    2014-11-26T15:04:27  

    Zenfone telhaphone, com autonomia de bateria ruim

    recentes

    populares

    • Soberano
      2014-11-26T15:04:27  

      as pessoas vem comentar porcaria sem nem ter comprado

  • Gabriel Braga
    2015-02-26T23:54:24  

    Cara tenho um Z5,e posso dizer com toda certeza que essa analise simplesmente não condiz com a realidade,extremamente tendenciosa.O aparelho é excelente, da de capote no Moto G.Primeiro as informações estão incompleta,eles criticam o espaço interno (8gb),mas não informam que há modelo de 16Gb.Android desatualizado?como assim?Ele tem o 4.4 e vai ser atualizado para o 5.0,já está garantido pela Asus desde dezembro de 2014.Tela pouco iluminada? Nem merece comentários, vai ver ele queria uma hidrelétrica. Design semelhante a xing-ling? depois dessa tenho que dormir porque é muita asneira

    recentes

    populares

    • Gabriel Braga
      2015-02-26T23:54:24  

      Boa noite! Estou na Dúvida se compro um Zenfone 5, após um tempo de uso sua opinião ainda é favorável ao aparelho?

  • Eugenio Santos
    2015-03-16T19:04:37

    Cara, meu amigo tem disse que o bichinho é bom demais. Vi as fotos que ele tirou da de 10x0 no samsung. Alias samsung nunca mais, to fora. O deslize pela tela é rápido, 3G então pega feroz. Telona maneira, o bichinho bom. Único inconveniente que ainda não saiu película de vidro para este aparelho. O bichinho bom!!!

  • Marcelo Oliveira
    2015-03-08T23:16:47

    Review fraquíssimo, bateu o tempo todo na pouca memória interna, sendo que tem a opção de 16GB.

  • Rodrigo Lima
    2015-02-28T13:30:48

    Experimenta passar 2h jogando Contest of Champions... se a bateria durar tanto... conversa comigo... hu3 Ruim... bateria péssima

  • Eric Santos
    2015-02-25T20:50:52

    kkkkkkkkkkkkkk eu estava pensando em comprar mudei de ideia.

  • Bruno Leite
    2015-02-20T10:46:13

    Bom, a minha experiência com o Zenfone 5 é a pior possível. Em 15 dias já apresentou um defeito, começou a vibrar sem parar e enviei para assistência. 40 dias para retornar. Mas retornou com outro defeito, reiniciava sozinho. Enviei novamente para assistência e mais 40 dias para retornar. E novamente veio com o mesmo defeito. Comprei em Outubro e ainda não consegui utilizar. Definitivamente a pior compra da minha vida.

  • Omero Abreu
    2015-02-15T21:12:11

    Pensei seriamente em comprar, porque confio na ASUS, faz tempo que está nos meus computadores e com alguma qualidade; Mas, assistência é como médico, se não tiver um perto você pode morrer...

  • Clayton Pericles
    2015-01-22T12:58:03

    Todos os consumidores que moram em SP pode ficar despreocupado, pois, só tem autorizada em SP. Eu moro no Rio e estou sem o meu Zenfone 5 pq a tela trincou e aqui não tem autorizada e nem acessórios pra que outros possam trocar. Tenho que mandar pra SP e ficar sem tel por 90 dias.