Celular

NOTA tt
8.0

Review Zenfone 6

O Zenfone 6 é o grandalhão da Asus indicado para quem procura um foblet com um bom custo-benefício. Ele apresenta um desempenho de respeito e uma telona de 6 polegadas que não faz feio. Mas será que vale a pena o investimento?

Anna Kellen Bull
por
em

O Zenfone 6 é o foblet da ASUS que veio para bater de frente com outros grandalhões do mercado. Com um pequeno upgrade de hardware em relação ao seu irmão menor Zenfone 5, o aparelho traz a vantagem - ou não - de ter uma telona de 6 polegadas, câmera de 13 megapixels e a bateria que tentou acompanhar o seu tamanho, com impressionantes 3.300 mAh. Confira no review se vale a pena investir R$ 999 no gigante.

Cinco dicas para economizar a Internet do plano de dados no seu Android

O Zenfone 6 é o smartphone grandão da Asus; confira se ele é uma boa opção para comprar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Zenfone 6 é o smartphone grandão da Asus; confira se ele é uma boa opção para comprar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design

Se você já viu o Zenfone 5 de perto, tenha em mente que o 6 é como se fosse um modelo "esticado" dele. A disposição dos botões, o detalhe brilhante na parte de baixo, o material de plástico da traseira... Se a marca manteve os acertos da versão menor, também repetiu os erros. O que isso quer dizer? Explicaremos cada detalhe adiante. 

Por causa do tamanho, é bem difícil manusear o Zenfone 6 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Por causa do tamanho, é bem difícil manusear o Zenfone 6 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Em uma primeira pegada, o dispositivo pode causar estranhamento se você não estiver acostumado com smarts grandalhões. Com tela de 6 polegadas e dimensões de 166,9 x 84,3 x 9,9 mm, ele consegue ser maior que outros gigantes do mercado, como o iPhone 6 Plus e Samsung Galaxy Note 4. É praticamente impossível manuseá-lo com uma mão, mas a empresa atenuou a desvantagem ao adicionar uma função semelhante a do iPhone 6 e 6 Plus que "desce a tela". Para usá-la e alcançar os dedos mais facilmente, basta acessar a opção "modo uma mão" no menu localizado no painel de configurações rápidas.

Alguns detalhes do Zenfone 6 atrapalham o gadget, como a borda da tela, que é grande demais (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Alguns detalhes do Zenfone 6 atrapalham o gadget, como a borda da tela, que é grande demais (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O aparelho parece bem bonito e bem feito à primeira vista, é verdade. O detalhe brilhante da barra inferior em cinza espacial dá um toque sofisticado a mais ao design. Depois de olhar mais atentamente, porém, os "deslizes" de construção aparecem. Um exemplo disso é a grande moldura em volta da tela, que faz o gadget ficar ainda maior. Bem, com a tela apagada não é fácil perceber esse detalhe, mas faz a diferença ao acender o display.

O tamanho do Zenfone 6, apesar de útil para algumas funções, nem sempre é favorável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O tamanho do Zenfone 6, apesar de útil para algumas funções, nem sempre é favorável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro aspecto polêmico - que está presente na versão 5 - são os botões físicos sem iluminação. No escuro, fica complicado achar a disposição dos mesmos, ainda mais levando em conta as já citadas bordas exageradas. Embora o foblet tenha sua traseira com uma leve curvatura, vale ressaltar também que o material plástico é bem escorregadio.

Por fim, outro ponto negativo do Zenfone 6: o peso. Com 196 g, devemos alertar que pode ser incômodo carregar o seu celular no bolso ou na bolsa - além do que você vai precisar de compartilhamentos maiores para isso. 

Desempenho

O Zenfone 6 não faz feio quando o assunto é desempenho, rodando jogos exigentes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Zenfone 6 não faz feio quando o assunto é desempenho, rodando jogos exigentes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Zenfone 5 é bom ou não?Comente no Fórum do TechTudo

O gigante da Asus traz um hardware intermediário e o que vimos por aqui não decepcionou. Ele é capaz de rodar tarefas diárias simples, como entrar no Facebook e WhatsApp, e também executar aplicativos mais pesados sem dificuldades, como o Asphalt 8. Abrimos vários apps ao mesmo tempo, fechamos, iniciamos de novo e parece que nada faz o gigante perder o fôlego.

O responsável pelo seu bom desempenho é o processador dual-core Intel CloverTrailPlus 2x2 de 1,6 GHz, GPU PowerVR SGX 544MP2, somado aos 2 GB de RAM. O "coração" do aparelho é exatamente o mesmo que bate na versão mais top do Zenfone 5. Em relação ao armazenamento, ele conta com 16 GB com um microSD de até 64 GB e dois slots no padrão micro-SIM para chips de operadoras.

Os botões sem iluminação do Zenfone 6 podem atrapalhar o uso em ambientes escuros (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A memória RAM de 2 GB e o processador de 1,6 GHz são dois dos responsáveis pelo desempenho do Zenfone 6 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Apesar disso, o dispositivo traz somente o básico no quesito conectividade: não há uma versão com 4G e um chip NFC, o que desanima um pouco. Outro ponto controverso é a bateria. Embora tenha ganhado um upgrade em relação ao Zenfone 5, a bateria do 6 não surpreende. Seus 3.300 mAh dão conta de apenas algumas horas de uso intenso, não chegando ao final do dia. Pelo menos, há três modos de economia de energia de fácil acesso: modo ultra-econômico, que desconecta a rede quando o dispositivo é suspenso; modo otimizado, que estende a bateria e mantém a conexão de rede; e o modo personalizado, que permite customizar sua própria economia de energia por cenário.

Apesar dos 3.300 mAh, a bateria do Zenfone 6 pode não durar o dia todo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Apesar dos 3.300 mAh, a bateria do Zenfone 6 pode não durar o dia todo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Android modificado do Zenfone, chamado de ZenUI, divide opiniões. É verdade que a Asus mexeu bastante no software puro do Google, no entanto, também adicionou algumas funções e aplicativos interessantes, além de alterar a paleta de cores - o sistema tem o visual bem colorido. Entre os apps, destaca-se o What's Next, que é uma central dos próximos compromissos que fica na tela de desbloqueio do aparelho.

Interface do sistema ZenUI no Zenfone 6 (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)Interface do sistema ZenUI no Zenfone 6 (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Uma segunda aplicação bacana é a Do It Later, que funciona como um bloco de notas rápidas de coisas a fazer. Já o PC Link permite controlar o smartphone em uma janela no PC. Além desses, há ainda uma série de programas para compartilhar multimídias como o Share Link e o Party Link. A Asus ainda disponibilizou um software que funciona como um controle remoto do computador por meio da conexão bluetooth, chamado de Remote Link.

Por fim, uma característica negativa do sistema é vir com a versão 4.3 (Jelly Bean) do Android, mesmo sendo atualizável até a 4.4.2 (KitKat). Uma boa notícia, porém, é que a atualização para o Android 5.0 (Lollipop) no Zenfone 6 e 5 está confirmada.

Tela

Por ser maior e ter a mesma resolução que o Zenfone 5, o aparelho tem menor densidade de pixel por polegada (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Por ser maior e ter a mesma resolução que o Zenfone 5, o aparelho tem menor densidade de pixel por polegada (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Embora o seu tamanho não seja muito ergonômico, a supertela tem a vantagem de oferecer mais conforto ao usuário. Assistir a filmes, jogar seus games preferidos, ver séries, conferir redes sociais... Tudo está mais agradável no display de 6 polegadas. O grandão, no entanto, traz a mesma mesmíssima resolução do 5: 720 x 1280 pixels. Isso resulta em uma menor densidade de pixel por polegada nele - 245 ppi contra 294 do irmão menor. 

Mesmo assim, a tela, com proteção Corning Gorilla Glass 3, tem ótima qualidade e não faz feio. As cores são bonitas de se ver, o brilho é alto, a saturação de cores é boa e o ângulo de visão também não decepciona. No mais, o display não é Full HD, mas dá para o gasto e a experiência de visualização não é comprometida.

Câmera

Bem, no quesito fotografia, podemos afirmar uma coisa: a Asus gosta mesmo de cores fortes e com bastante contraste. Isso não chega a ser um ponto negativo, mas pode incomodar alguns usuários. Por aqui, achamos as fotos com uma qualidade boa, considerando o segmento e a faixa de preço do aparelho, mas nada espetacular. Como é de praxe, as imagens em locais iluminados ficam com a qualidade melhor. Já em lugares escuros, a foto capturada não fica tão boa assim.

A câmera do Zenfone 6 tem poucas melhorias em relação ao 5, mas resulta em boas imagens (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A câmera do Zenfone 6 tem poucas melhorias em relação ao 5, mas resulta em boas imagens (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A lente recebeu um upgrade em relação ao Zenfone 5: agora, são 13 megapixels. De resto, a abertura f/2,0 e as configurações continuam as mesmas. O aplicativo padrão da câmera já vem recheado de funções: há um botão, chamado de Modo Turbo, para ativar a captura em sequência. Além disso, há ainda os tradicionais modos Automático, HDR, Panorama, Noturno, Selfie, Miniatura e GIF. O ISO pode ser de 50, 100, 200, 400 e 800.

Além disso, o modelo conta com câmera frontal de 2 megapixels, que também captura imagens bem interessantes, própria para videochamadas e selfies. Em relação aos vídeos, o foblet também não deixa a desejar: ele é capaz de gravar em até 30 fps e resolução Full HD.

Veja fotos feitas com o aparelho abaixo:

Foto Zenfone 6 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Foto feita com Zenfone 6 na luz do dia (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Foto Zenfone 6 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Foto feita com o Zenfone 6 em local iluminado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Foto Zenfone 6 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Foto feita com o Zenfone 6 em dia nublado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Foto Zenfone 6 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Foto feita com o Zenfone 6 em lugar pouco iluminado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Custo-benefício

O foblet da Asus chega com o preço atrativo para "derrubar" outros aparelhos gigantes do mercado. Ele possui um design bonito no geral, mas peca por ter alguns probleminhas em suas "curvas". Já no quesito desempenho, não há o que reclamar: apesar de ter um hardware intermediário, ele segurou bem o tranco e se saiu bem nos testes. O Xperia T3 e o Lumia 1520, que são outros grandalhões, por exemplo, custam mais caro do que o Zenfone 6.

No geral, podemos afirmar que o dispositivo tem um ótimo custo-benefício. Se o usuário procura um bom celular com tela grande, os R$ 999 cobrados valem a pena. Por outro lado, se você não se importa tanto assim com o display gigante, pode ser uma boa alternativa considerar a compra do seu irmão menor e mais barato, o Zenfone 5.

Tabela de especificações técnicas do Zenfone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações técnicas do Zenfone 6 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Bom desempenho;
  • Câmera de boa qualidade nesta faixa de preço;
  • Tela gigante com brilho alto;
  • dual SIM;
  • Bom custo-benefício.

Contras

  • Design escorregadio;
  • Bordas "avantajadas";
  • Botões físicos não iluminados;
  • Não tem 4G e chip NFC.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus
    2015-05-07T07:35:02  

    Pobre compra zenfone e rico compra APPLE . pronto falei

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-05-07T07:35:02  

      Olha que ironia meu filho chama matheus, super inteligente e acabou de ganhar um zenfone 5 que simplesmente voa em tudo, isso que ele tinha iphone e esta bem contente. Então honra seu nome e pensa um pouco antes de falar besteira.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-05-07T07:35:02  

      Matheus pobre igual a vc comra iphone parcelado no cartão e rico compra uma ferrari a vista

  • Marcello Castellani
    2015-05-07T09:26:07  

    Dizer que o Lumia 1520 tem hardware intermediário é simplesmente não conhecer nada do aparelho. O Lumia 1520 é até o momento o top da Microsoft justamente por seu hardware excelente. Pode até ter novos lançamentos de celulares com hardware melhor (não conheço) mas o 1520 é top em tudo.

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2015-05-07T09:26:07  

      Pelo que a Imprensa fala, o Top da Nokia é o 930.

  • Thiago Silva
    2015-05-07T10:17:03

    Tá de brincadeira esse review? O asus zenfone 6 "que vem", ou que já veio há séculos? Pararam no tempo camaradas? Esse celular já tá no mercado há 200 anos, achei até que fosse o zenfone 2.

  • Wagner Costa
    2015-05-07T09:20:59  

    Optei pelo Zenfone 5 (2gb ram / 16gb / 1.6ghz / DualSIM) devido ao tamanho da tela, até agora (5 meses de uso) um excelente aparelho e com preço justo. É menor que o Zen6, entao uma boa opção também para quem prefere uma tela menor. Sobre o problema da bateria, após a primeira atualização que a própria ASUS disponibiliza, ela fica normal, uso mediano (Redes Sociais e Ligações) dura quase o dia todo tranquilo. Roda também os games bem lisinhos sem travamento durante o jogo (Mortal Kombat X / UFC / Asphalt 8 / Brother in Arms) enfim uma excelente compra, apostei e estou muito feliz.

    recentes

    populares

    • Wagner Costa
      2015-05-07T09:20:59  

      Também possuo a versão topo do Zenfone 5. Pra todo mundo que mostro o aparelho se surpreende. Tenho ha 6 meses o aparelho. Nunca travou, é rápido e realizo multi tarefas sem sobre carregar o aparelho. Jogos pesados, rodam tranquilo no ASUS. O que as pessoas desconhecem é que a ASUS, é fabricante de placa Mãe, placas aceleradoras, placa do Playstation, Notebook, e diversos componentes e chips inclusive para Apple e impressoras HP...Esse aparelho veio pra trazer um preço justo....sem a PICARETAGEM de pagar por grife, só pra ostentar uma maçã.

  • Erickson Macedo
    2015-05-07T10:03:53

    O processador informado na materia esta incorreto, o correto é 2,0GHz. O aparelho é muito bom e relativamente barato. tenho um e nao me arrependo, o amigão ali disse que o som dele é baixo mas o meu é normal. agora fazer varias coisas nele ao mesmo tempo apenas minimizando e retornando de onde parou é o ponto mais forte dele.

  • Silvia Alves
    2015-05-07T09:20:19

    Comprei um e estou super satisfeita, principalmente pelo tamanho para jogos, vídeos e fotos. Também tenho um iPhone que uso mais para telefonar e receber ligações mas para jogar, prefiro o Zenfone 6.

  • Paulo Tarso
    2015-05-07T08:09:09

    Tenho um desses, e estou muito satisfeito!!

  • Emerson
    2015-05-06T21:11:54  

    eu aposto que vai vir algum fãboy da apple dizendo que é lixo xing ling e so o iphone deles fabricado na CHINA que presta kkk

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-05-06T21:11:54  

      vc é Fãboy do que??? macho??? kkkkk

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-05-06T21:11:54  

      robson nem sabe oq é fanboy vai entender

  • Leonardo Campos
    2015-05-07T02:02:10

    Comprei esse telefone. O som é muito, muito baixo... (Alto-falante ou viva-voz) Essa falha é muito grave, apesar do resto ser muito bom, devolvi o telefone.

  • Marcos Pomela
    2015-05-06T23:18:46

    "Por fim, outro ponto negativo do Zenfone 6: o peso. Com 196 g devemos alertar que pode ser incômodo carregar o seu celular no bolso ou na bolsa". Se 196 gramas é um peso enorme imagine a pessoa carregar dois molhos de chave no bolso. Somando o peso do ZenFone 6 com o molho de chaves deve dar umas 400 gramas. Realmente é um absurdo. Só que consegue levar esse peso todo são halterofilistas profissionais né?