Celular

NOTA tt
8.0

Review Zenfone Selfie

Testamos o Zenfone Selfie, smartphone da Asus que promete ter a melhor câmera frontal de todos os smartphones intermediários. Mas será que o celular vai além de uma câmera potente?

Tainah Tavares
por
em

O Zenfone Selfie é o celular perfeito para os apaixonados por fotos. Com lançamento na Computex 2015, o smartphone da Asus promete ser uma versão do Zenfone 2 especial para fazer autorretratos. Além dos impressionantes 13 MP (sim, 13!) da sua câmera frontal, o celular ainda vem com aplicativos e recursos que prometem tornar a experiência ainda mais incrível. Mas será que o smartphone não passa de uma câmera boa? Nós o testamos e você confere nessa análise completa. 

Zenfone 2, Zenfone Selfie e mais: Asus lança nova linha para o Brasi

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Zenfone Selfie tem câmera frontal de 13 MG (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Tela

A tela do Zenfone Selfie pode ser considerada um tanto quanto exagerada no quesito tamanho, já que as 5,5 polegadas definitivamente não cabem em qualquer lugar e chamam muita atenção. Para quem está acostumado a usar um smartphone menor, o primeiro contato com o display enorme pode ser um pouco assustador. Mas se você se acostumar com ela, prepare-se para achar todos os outros aparelhos muito pequenos.  

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Zenfone Selfie tem tela grande de 5,5 polegadas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Já a resolução não deixa a desejar, com os 1280 x 720 pixels de definição, iguais aos do Zenfone 2, ângulo de visualização de 178 graus e uma tela com tecnologia HD IPS. A densidade, por sua vez, é de 403 pixels por polegada (ppi). Nos testes, o smartphone rodou vídeos em HD com qualidade e definição muito boas (apesar dos travamentos, que serão discutidos mais à frente). Vale lembrar que vídeos em Full HD até são carregados pelo Selfie, mas travaram um pouco na hora de rodar (aspecto que será melhor desenvolvido quando falarmos sobre o seu desempenho).

A resistência da tela também cumpriu com o prometido pela fabricante. A tecnologia de 
proteção contra arranhões e pancadas do Gorilla Glass 4 funcionou bem, sem a presença de marcas depois de quatro semanas de uso. Apesar disso, é importante destacar que o celular não foi submetido a nenhuma situação propícia a esses arranhões: nada de guardá-lo na bolsa com chaves ou de deixá-lo cair no chão. Sendo assim, cabe a pergunta: será que ele ainda estaria intacto se tivesse passado por essas aventuras?

Design e pegada

O corpo do smartphone tem design e tamanho muito parecidos com o do Zenfone 2. Por outro lado, ele é mais simples e passa a impressão de fragilidade. A sua parte traseira é feita de plástico fosco e é destacável (o que garante o acesso direto do usuário à bateria e aos dois chips que o aparelho suporta – sim, ele é um Dual SIM). Ela arranha com facilidade e poucos atritos já deixaram marcas definitivas. O aparelho está disponível em tons pastel nas cores rosa, azul e branca, e apesar de serem claros, não sujam com facilidade. Infelizmente ele não vem com capinhas, como o popular Moto G 3.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Parte traseira do celular é feita de plástico fosco (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Qual celular é melhor: Moto X Play ou Asus Zenfone 2? Confira no Fórum do TechTudo!

O Zenfone Selfie pesa 170 gramas, apenas um grama a mais que o concorrente Moto X Play. Suas dimensões, por sua vez, são de 156,5 x 77,2 x 10,8 mm, o que faz dele mais comprido e mais fino que o concorrente.

Como tradição em todas as versões de Zenfones, o aparelho mantém as linhas refletivas na parte debaixo da tela (o efeito que lembra a parte de baixo dos finados CDs). É bonito, mas acumula bastante sujeira e também é bem chato de limpar. Uma das diferenças em relação aos seus irmãos são as laterais, que ficaram mais finas que o de costume. Como no Zenfone 2, o botão de volume fica na parte traseira e o liga/desliga fica no topo do smartphone.  

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Celular mantém design tradicional da linha Zenfone (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



Os botões touch de voltar, tela inicial e de aplicativos – outra tradição na linha – afetam diretamente a usabilidade e intuitividade do aparelho. Nesse sentido, cabe ao usuário dizer se gosta da proposta trazida pela Asus ou não, é uma questão de afinidade.

Algumas ressalvas se fazem necessárias. Como a tela do Zenfone Selfie é muito grande, segurar o aparelho e acessar os botões usando apenas uma mão é uma tarefa um tanto quanto difícil. Além disso, na hora de digitar usando o teclado virtual é comum trocar a tecla de espaço pelo botão que volta para a tela inicial do Android (o que é muito irritante). 

Câmeras

Este é, sem dúvidas, o tópico mais importante do review. Afinal, não é à toa que o Zenfone Selfie ganha este nome, já que ele conta com uma câmera frontal que promete ser muito melhor que as dos concorrentes. E realmente não há o reclamar sobre a qualidade das imagens feitas pelo poderoso sensor de 13 MP.

Para complementar as especificações, ele conta com flash dual LED, foco automático e lente grande angular de 88 graus, com abertura de f/2,2. O melhor disso tudo é que a lente gigante, que parece um grande olho, se sai muito bem na prática. Suas fotos têm uma fidelidade boa de cores, além de um baixo ruído.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Câmera frontal parece um grande olho (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



Nas fotos noturnas a qualidade das imagens cai um pouco e o ruído aparece, mas isso não chega a ser um problema. Uma vantagem do smartphone para esse tipo de situação é poder ligar o flash antes mesmo de tirar a foto, de maneira que ele funcione como uma lanterna. O recurso também ajuda a localizar todo mundo no momento da selfie no escuro. 

A câmera traseira também se saiu bem e é muito parecida com a anterior. Os 13 megapixels e o flash LED duplo são mantidos, com direito a foco a laser. As principais diferenças são a abertura de f/2,0 e a lente, que não é grande angular.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Câmera traseira também conta com 13 MP(Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Somando essas especificações surpreendentes, o aparelho ainda oferece uma série de recursos e modos de fotografia, como o de miniatura, que seleciona uma área para direcionar o foco; e o embelezamento personalizável no momento de bater a foto. Melhorar a sua pele (sharpen) ou a luz ambiente (clarity) certamente são recursos bacanas, mas tenha cuidado: se usados em excesso, o rosto fica deformado, o que não vai ser legal.

Além de todas as especificações citadas anteriormente, a câmera do Zenfone Selfie ainda oferece uma série de atalhos intuitivos. O primeiro deles é o de acesso às câmeras através da tela bloqueada. Basta desenhar um “S” que o smartphone abre a câmera frontal rapidamente. O mesmo recurso funciona com a câmera traseira, mas nesse caso é preciso desenhar um “C”.

Se você está interessando em fazer vídeos, vai encontrar duas câmeras com qualidades bem parecidas, ambas filmam a 1080p e 30 frames por segundo. Na prática, a câmera frontal se saiu muito acima da média encontrada nos celulares concorrentes, com qualidade excelente. Mas o mesmo não pode ser dito em relação à traseira, que fica um pouco atrás dos concorrentes e deixa a desejar principalmente em gravações feitas em ambientes com pouca luz.

Bateria

O desempenho da bateria ficou dentro da média esperada dos smartphones atuais. O Zenfone Selfie tem 3.000 mAh. Além de ser removível, ela se diferencia da encontrada no irmão Zenfone 2 por ter uma autonomia um pouco maior, em função do hardware mais econômico. O sistema também oferece gerenciamento de energia, que consegue fazer a carga render mais, e um modo ultra-econômico.

Na prática a bateria se saiu bem. Em dias menos intensos, com acessos a e-mail, redes sociais e aplicativos mensageiros, ela conseguiu durar entre 18 e 24 horas. Se você é um heavy user, também não deve se decepcionar, já que o smartphone aguentou até 12 horas em dias mais intensos, com acesso à Internet 4G, usando Spotify e assistindo a vídeos no YouTube. A recarga também é rápida: bastam duas horas (no máximo) para alcançar os 100%.

Desempenho

Na teoria tudo parece bom no Zenfone Selfie: ele conta com processador octa-core Snapdragon 615 de 1,5 GHz, 3 GB de memória RAM e 32 GB para armazenamento interno, expansíveis por meio de cartão MicroSD de até 128 GB. A ficha técnica coloca o smartphone da Asus até um pouco acima da média dos aparelhos intermediários.

O sistema operacional é o Android 5.0 (Lollipop), com ZenUI, que é a interface que a Asus oferece em seus smartphones. Só que junto aos aplicativos que já vêm instalados nele, a interface consome cerca de 1 GB de memória RAM. Sobre a ZenUI, cabe a cada usuário dizer se gosta ou não dela.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Zenfone Selfie vem com Android 5.0 e ZenUI (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



Os aplicativos que já vêm instalados, por sua vez, levam a um ponto problemático. É certo que muitos desses recursos são interessantes, como o do AppLock, que protege seus dados e pede senha para acesso às redes sociais (a melhor parte é que ele tira foto de pessoas que tentam invadir seu telefone!). Mas outros aplicativos podem ser totalmente desnecessários e ocupar um espaço que poderia ser mais bem aproveitado. Nesse sentido, seria melhor que a fabricante oferecesse apenas o básico, e que o usuário tivesse a liberdade de instalar os programas de acordo com o seu gosto e uso.

Além destes aspectos, durante os nossos testes o smartphone apresentou uma série de bugs e travou em inúmeras situações. Interfaces de apps trocadas, bugs gráficos (uma letra aparece sobre a outra), aplicativos fechando sozinho. Rodar vídeos no YouTube e Netflix também decepciona, e mesmo variando as conexões (4G e diferentes redes de Wi-Fi), as reproduções engasgam muito. A lista de problemas que o o Zenfone Selfie apresentou nos nossos testes não é pequena. A situação se torna ainda mais frustrante pelo aparelho carregar as expectativas de um smartphone que concorre com o Moto X Play – ou seja, ele deveria ter o desempenho de um dos melhores intermediários do momento.

A Asus informou que a unidade do Zenfone Selfie testada pelo TechTudo não recebeu uma atualização que busca, justamente, corrigir esses problemas no desempenho. Segundo a fabricante, o sistema já está na versão 1.13, enquanto o Selfie utilizado neste review rodava a versão 1.10.

Conclusão

O Zenfone Selfie tem prós e contras, então é importante avaliar o seu perfil de usuário antes de optar por ele. Se você é do tipo de pessoa que usa muito o smartphone para tirar selfie e não pode investir em um celular top de linha, certamente essa será a melhor opção. O aparelho tem uma das melhores câmeras frontais do mercado, e o preço sugerido pela fabricante (de R$ 1.349) é muito atraente. Mas se você é do tipo que se irrita com bugs, aí o cenário deixa de ser ideal. O Zenfone Selfie trava sim. Bastante.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Desempenho
6
Tela
8
Câmera
10
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Câmeras muito boas
  • Bateria dura bastante e recarrega rápido

Contras

  • Aparelho é muito grande, o que atrapalha na usabilidade
  • Aparência de fragilidade
  • Desempenho ruim; com muitos bugs
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Magno Souza
    2016-06-02T16:57:35  

    Pessoal particularmente esperava mas desse telefone a câmera dele e horrível e processamento para alguns jogos horrível ele pode ser rápido em outros quesitos e até ter bastante memória mas, não agradou nada que câmera e essa? Ou eu não estou sabendo usar ou ela é inferior a qualquer câmera de telefone que já usei a do moto g primeira geração e bem superior a dele meu Deus.

    recentes

    populares

    • Magno Souza
      2016-06-02T16:57:35  

      Eu também não achei a câmera isso tudo. Selfies boas só em iluminação natural durante o dia. A bateria também é uma bosta! Troquei pelo J7 2016.

  • Baba Alaíyé
    2016-12-09T18:49:36

    Fiz a aquisição de um Asus Zenfone Selfie e o mesmo é horrível, uma decepção total. A bateria não dura nem 2 horas sequer, ou seja, consiga superar um heavy user, acho que sou um hiper super heavy user fanático. Para carregar acima de 100% ele leva mais de 6 horas. Quando esta carregando ou com fone de ouvidos ele fica inoperante, não consigo teclar, ele fica doidinho. Assim sendo estou hiper super mega decepcionado com o aparelho que comprei e não vejo a hora de vender e trocar por um de outra marca.

  • Rodrigo
    2016-09-29T23:46:53

    Eu tinha um Galaxy S5, após pesquisar bastante optei por comprar o zenfone Selfie, hoje com 4 meses de uso estava muito insatisfeito, o telefone trava, e trava muito! Já tive vontade de quebrar de raiva por causa dos travamentos, a qualidade da foto da camera dianteira é pessima a noite, me arrependi dessa compra, comprei um S6 e vendi o Selfie!

  • Alessandro
    2015-12-13T22:12:17  

    Total absurdo! Tenho um Selfie desde a semana de lançamento, e nunca, absolutamente nunca, travou em nenhum aplicativo. Não constatei nenhum dos pontos negativos citados aqui, em meu aparelho. Recomendo 100% a aquisição do aparelho.

    recentes

    populares

    • Alessandro
      2015-12-13T22:12:17  

      Tô entre ele e o Lenovo Vibe...

    recentes

    populares

    • Alessandro
      2015-12-13T22:12:17  

      estou entre ele e o moto g 4 plus, me ajudem, qual eu compro?

  • Marcos Pt
    2016-02-09T11:18:56

    Realmente está descrição do Selfie dizendo que ele trava é mentira. A Zenui é inovadora e simples de usar. O aparelho vem com 25 gigas livres. Quem achar pouco só colocar cartão MicroSD. Comprei aparelho três meses e nunca travou. É aparelho apaixonante.

  • Professor
    2015-12-13T14:56:36  

    O Lumia 640XL faz tudo isso que foi dito acima sem travar e custando menos de R$580,00.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-12-13T14:56:36  

      Eu tbm estou querendo trocar meu Lumia 930 por esse Zenfone. Não queria sair do Windows Mobile 10, mas essa falta de apps não tá dando..

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-12-13T14:56:36  

      Sem brincadeira! Comprei um Lumia desses o 640 XL, paguei a vista, no mesmo dia dei para meu padrasto, telefone horrível, tanto o windows bosta, quanto a interface confusa. Até no telefone o Bill Gastes tem essa mania de colocar um monte de recursos desnecessário.

  • Daniel Freitas
    2016-09-19T01:17:05

    Ia até comprar, mas o fato da bateria acabar e os bugs, tira a motivação, telefone que tem esses 2 problemas não presta!

  • Vitor Nurdim
    2016-05-22T16:34:31  

    O meu acaba a bateria muito rápido , alguém tem esse problema ?

    recentes

    populares

    • Vitor Nurdim
      2016-05-22T16:34:31  

      o meu tambem...vou devolver!!

    recentes

    populares

    • Vitor Nurdim
      2016-05-22T16:34:31  

      Eu tive um e troquei pelo J7 2016 que já vem com o Android 6.0 e a bateria pra mim arrebentou o Selfie. Consegui 2 dias de bateria pq ele tem 3.300mah . Logico que com jogos ela dura menos. Mas amei essa bateria e a câmera não deixa a desejar.

  • Elizabethe Caliman
    2016-08-15T16:50:49

    o zenfone selfie tem ou nao NFC integrado?

  • Renato Gonçalves
    2015-12-13T13:35:24  

    Smart baratinho... Só se for pra t.ua mãe

    recentes

    populares

    • Renato Gonçalves
      2015-12-13T13:35:24  

      Estou em duvida entre esse e o K10 da Lg.

  • Tiago Corrêa
    2016-06-15T13:52:02

    Alguém sabe, se há bateria para vender externamente?

  • Magno Souza
    2016-06-02T16:54:50

    O meu também

  • Ísis Ritter
    2016-02-22T11:54:29

    Cara, eu tenho o delfim e nbtenho nenhum desses problemas q vcs apresentaram. É grande é, mas nenhum telefone se digita com agilidade, usando uma das mãos. Uso sempre as duas. Não trava no netflix, no YouTube, roda numa boa sempre.

  • Roque Felipe
    2016-02-11T17:37:03

    Refaça a review conforme a orientação da fabricante, com o sistema atualizado.

  • Carlos
    2015-12-17T18:40:46  

    Comprei o Zenfone Selfie e tem configuração robusta e não deixa a desejar. Não trava e sempre tem atualizações do própria Asus, melhorando a Câmera e suas funções além de outros app"s. A bateria segura bem em uso moderado. Fiz um teste a abri cerca de 30 apps e não travou..Vale ressaltar que o laser da câmera para foco é excelente captura imagens rapidamente. A interface da Asus é bem fluida e muito rápida...Quem gosta de interface recomendo TSF Shell 3d.... Eu sempre uso em meus smarts.. é linda super personalizável e muitos efeitos . Aproveitem pois na Play store está gratuita

    recentes

    populares

    • Carlos
      2015-12-17T18:40:46  

      Ainda está gostando?

  • Caio
    2015-12-13T22:19:43  

    A tela não é Full HD?

    recentes

    populares

    • Caio
      2015-12-13T22:19:43  

      e full hd sim e 403ppi

    recentes

    populares

    • Caio
      2015-12-13T22:19:43  

      Suspeitei desde o princípio...