Jogos simuladores

NOTA tt
7.8

Review Zoo Tycoon

O jogo que fez sucesso nos computadores nos anos 2000 chega para os consoles da nova geração e não decepciona trazendo belos gráficos e diversão para toda a família. Confira o review completo do jogo.

Matheus Vasconcellos
por
em

Zoo Tycoon chegou para a nova geração de consoles através do Xbox One. O game coloca o jogador no papel do administrador de um zoológico. Sendo assim, você precisa montar atrações, organizar, comprar e cuidar de animais e etc. Confira o review do clássico dos anos 2000, agora na nova geração de consoles.

Review: Xbox One une funções inovadoras e alto desempenho

Zoo Tycoon traz belos gráficos no Xbox One (Foto: Divulgação)Zoo Tycoon traz belos gráficos no Xbox One (Foto: Divulgação)


História e modos de jogo

Zoo Tycoon não possui um modo história como outros jogos. Porém, o que mais se aproxima disso é o modo desafio. Ele coloca o jogador em diversos zoológicos pelo mundo todo com o objetivo de cumprir determinadas missões, a maior parte delas com uma razão ambiental ou para salvar animais em extinção. Porém, dentro dos desafios há também a satisfação do público, limpeza, alimentação e outros quesitos importantes para os visitantes. Nesse modo há um tempo pré-determinado para a realização dos desafios.

O modo livre oferece ao jogador dinheiro infinito. Esse é o melhor modo de aprender a mecânica do jogo, já que não há limites para gastar e pode-se evoluir facilmente, porém sem aprender a controlar os valores, que por muitas vezes é determinante para o funcionamento do game. Apesar disso, construir seu zoológico dos sonhos sem precisar se preocupar com finanças pode ser muito divertido.

Zoo Tycoon oferece a possibilidade de administrar o zoológico (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)Zoo Tycoon traz possibilidade de administrar o zoológico (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)


Uma das novidades do game é poder construir seu zoo com seus amigos através da internet. O modo campanha oferece essa possibilidade que aumenta a diversão do game em muitos pontos, pois Zoo Tycoon é um jogo, na maior parte do tempo, solitário. Através da Xbox Live, o jogador ganha um “sócio” que tomará decisões e ajudará na administração do local.

O último modo, mas não menos importante, é o tutorial. Nele você aprenderá a mecânica do game, conhecerá os menus e abas, aprenderá a ler notificações e cumprir desafios. Porém, essa parte é um pouco lenta e pode deixar os jogadores desanimados em pouco tempo. Por isso a sugestão de aprender jogando no modo livre é mais adequada, apesar de deixar o usuário tocar o zoológico sozinho.

Jogabilidade

A jogabilidade de Zoo Tycoon traz o melhor dos dois mundos para o Xbox One. Unindo os belíssimos gráficos e a possibilidade de passear pelo seu zoológico em uma visão em terceira pessoa e a visão do criador (vista aérea que facilita a construção), o game consegue passar a sensação de versatilidade e dinamicidade. Quando você cansa de jogar como criador pode simplesmente sair andando na pele de um personagem criado por você. Com ele você pode conhecer os animais de perto, observar o realismo proposto pelo jogo, e usar a interatividade com o Kinect para brincar com os bichos.

Zoo Tycoon traz mais de 100 lindos animais no Xbox One (Foto: Divulgação)Zoo Tycoon traz mais de 100 lindos animais no Xbox One (Foto: Divulgação)

Aliás, essa é uma das principais vantagens do game. Usar a câmera do console para interagir com os animais faz o jogador se sentir um verdadeiro tratador. É possível dar banhos em elefantes e rinocerontes, alimentar girafas e ursos e até brincar de mímica com chimpanzés para ganhar intimidade com os bichinhos. Tudo isso torna o Zoo Tycoon uma verdadeira experiência de realidade virtual e faz com que toda a família possa se divertir, rir e participar de um jogo que é simples e às vezes até infantil.

Ao começar a brincadeira de construir um zoológico você não tem ideia de quanto há para mexer em um estabelecimento. O game traz muitas opções de customização que são diferentes a cada área construída. Por exemplo, é possível escolher muros, caminhos, paredes e colocar num local vários tipos de pisos, papéis de parede, variedades de mesas, cadeiras, guarda-sol de várias cores, estilização das plantas, escolha de uma estátua e material da qual ela é feita e muito mais. Tudo isso para apenas um local. Talvez pensando nisso, os produtores do game colocaram a opção “Customização aleatória” em que o estabelecimento é montado automaticamente.

Zoo Tycoon oferece diversas opções de personalização de cenário (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)Zoo Tycoon oferece diversas opções de personalização de cenário (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)

Como todo administrador, em Zoo Tycoon é preciso cuidar das contas. Uma das possibilidades do game é investir em publicidade, porém, esse aspecto é mal utilizado. Ao selecionar a pesquisa em propagandas a aba é fechada e não há mais o que fazer. É só isso. Você escolhe aplicar dinheiro em uma campanha e nada mais acontece. Esse aspecto é um pouco decepcionante. Caso fosse mostrado um gráfico ou até um cartaz com a propaganda, seria muito mais divertido. Além disso, é possível também selecionar os preços da entrada. Para isso não há restrições e nem conselhos no game, depende exclusivamente da sua vontade.

Gráficos e sonorização

Como a maioria dos jogos para a nova geração, Zoo Tycoon explora bastante a qualidade gráfica do console. Os locais físicos são cada vez mais reais e mostram texturas detalhadas. Porém, os animais são a maior atração. O jogo não decepciona. Desde os movimentos executados com perfeição e fluidez até as sombras e texturização dos pelos e penas do animais, é tudo muito bonito.

Modo de criador ajuda a visualizar o zoológico em Zoo Tycoon (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)Modo de criador ajuda a visualizar o zoológico em Zoo Tycoon (Foto: Reprodução/ Matheus Vasconcellos)

Porém, os piores pontos do game estão em sua sonorização. A trilha sonora é repetitiva e entediante, podendo deixar o jogador desmotivado. No começo não há problemas com o som, mas depois de alguns minutos a música já começa a atrapalhar e a tendência é que o usuário abaixe o volume, ou pior, desligue o console.

Conclusão

Zoo Tycoon traz uma mistura de Kinectimals e The Sims com gráficos espetaculares dignos de uma nova geração de consoles. O jogo oferece também diversão para públicos distintos. Quem gosta de simuladores poderá criar e administrar de verdade um zoológico, enquanto quem prefere cuidar de animais poderá fazê-lo por causa da interação que o Kinect permite. Porém, mesmo com várias opções de customização, mais de 100 animais, e diversos modos de jogo, Zoo Tycoon fica repetitivo depois de algumas horas de jogo. A pior nota fica por conta da música repetitiva que acompanha a linearidade do game. Diferentemente de The Sims no qual há dinamicidade, novas ocasiões e muitos tipos de mudança, o game é linear e pode se tornar até um pouco chato.

Xbox One ou PS4? Qual tem os melhores jogos exclusivos? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Gráficos
10
Jogabilidade
8
Diversão
7
Som
6

Prós

  • - Modo desafio bem dinâmico
  • - Interação com o Kinect
  • - Gráficos espetaculares
  • - Possibilidade de construir o zoológico com um amigo online
  • - Mais de 100 animais
  • - Zoológicos diferentes com possibilidades distintas

Contras

  • - Trilha sonora repetitiva
  • - Entediante depois de algum tempo
  • - Paredes invisíveis muito presentes
  • - Algumas campanhas e modos dentro do game decepcionam
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • L Santos
    2014-02-10T20:47:06

    Ainda prefiro os outros exclusivos no XONE