MP3 Player

NOTA tt
9.0

Review Zune HD

Quem quer um media player portátil de qualidade superior ao do iPod vai adorar o Microsoft Zune HD. Porém, não pense que ele poderá substituir o portátil da Apple algum dia.[...]

Gustavo Ats
por
em

Quem quer um media player portátil de qualidade superior ao do iPod vai adorar o Microsoft Zune HD. Porém, não pense que ele poderá substituir o portátil da Apple algum dia.

Zune HDZune HD (Foto: Divulgação)

Design

Sem dúvida alguma o design do Zune HD não é algo que seja digno de um prêmio, pelo contrário: feito de alumínio, vidro e plástico, ele é quadrado e até feio. Mas isso não deixa ele menos interessante quando pensamos no Zune como um todo e não por partes.

Hardware

Enquanto o design do ZuneHD não impressiona, a tela OLED dele tem muito a oferecer como multi-toque capacitativo, graças a uma boa precisão nos detalhes. A resolução da tela de 3.5” é de 480×272 e tem proporção de 16:9, o que é ótimo para exibir imagens e vídeos, mas não é tão bom para navegar na Internet ou executar outros aplicativos não voltados a mídia.

Graças a tela OLED, as cores do Zune HD são bastante nítidas e a qualidade da imagem exibida pelo player impressionam no escuro, pois a tela reflete muita luz e isso atrapalha o uso do PMP em ambientes com muita iluminação.

A reprodução de vídeos em HD só é possível se você utilizar a saída de vídeo do aparelho, afinal a tela tem uma resolução de 480×272. Não é uma retina display, porém é bastante se levarmos em consideração a data de lançamento do aparelho.

Para quem gosta de especificações técnicas, aí vão elas: Processador Nvidia Tegra, GPU 3D dedicada, 16 ou 32GB de armazenamento em SSD. Além disso, a Microsoft anunciou que vai lançar alguns jogos em 3D para a plataforma.

Formatos de vídeo

O ZuneHD suporta os mais conhecidos formatos de vídeo: Mp4, WMV, H.264 mas não suporta DIVX, MKV e outros formatos populares para quem costuma colecionar séries da Internet. Infelizmente é muito difícil converter um vídeo com uma qualidade aceitável para o Zune HD, então a melhor forma de obter um vídeo de qualidade para o player é compra-lo na loja.

Zune Store

Como o Zune HD não é vendido oficialmente no Brasil, a Microsoft não se importou em lançar uma loja para o público tupiniquim, alias, a tal loja só está disponível para os norte-americanos. Que bola fora, hein, Bill Gates?

Para quem mora nos States, o aparelho é uma boa opção. A loja é rica em aplicativos úteis e, embora não seja tão boa quanto a App Store da Apple, pode ser considerada um ponto a favor do PMP.

Funções

Ao contrário do iPod touch, o Zune HD é um ótimo media player. Enquanto seu concorrente é um mini computador de bolso, o player da Microsoft não tem essa pretensão e é voltado apenas para mídia.

A Microsoft surpreendeu quanto ao suporte de Rádio em alta definição no seu player. Ao contrário dos simples rádio FM que estão suportados nos novos smartphones e PMPs.
O navegador de internet é uma surpresa, principalmente se tratando da Microsoft com seu temível Internet Explorer 6 e I.E. Mobile. Não que ele seja comparável ao Opera Mini, mas é uma alternativa competente para navegação ocasional. Mas nem se anime, pois ele não consegue navegar em sites com Flash, assim como o iPhone.

A Interface do usuário também merece destaque: ela é bonita e funcional e, embora não seja tão prática quanto a do iPod touch, ela é bem simples de se utilizar.

O grande trunfo do Zune HD é o fato dele ser utilizado como Media Player por sua ótima capacidade de reproduzir vídeos em 720p, mas para isso é preciso um acessório de 90 dólares.

Ficha técnica

Tela 3.5”
Resolução de tela 480×272
Sistema operacional Proprietário
Armazenamento 16 ou 32GB
Equalizador Sim
Rádio FM Sim
Sincroniza com PC Sim
Conectividade WiFi e USB
Peso 76 g
Autonomia de bateria até 8horas de vídeo e 30 horas de música

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
5
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Ótima tela.
  • * Excelente desempenho.
  • * Boa interface de usuário.
  • * Roda Vídeos em HD.

Contras

  • * Design feio
  • * Loja disponível só nos EUA.
  • * Não roda em OSX ou Linux.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares