Foto: Pond5
Black Friday 2021: 6 dicas para fazer compras seguras na Internet e escapar de ciladas

Recomendações ajudam a evitar dores de cabeça na hora de comprar online; confira lista

Foto: Pond5

Com a chegada da Black Friday 2021, marcada para 26 de novembro, é importante ficar atento a golpes online. Isso porque cibercriminosos aproveitam a data para fisgar consumidores desatentos e em busca de promoções.

A boa notícia é que, seguindo algumas dicas simples, é possível detectar lojas fraudulentas e escapar de ciladas. Para ajudar você, listamos sete recomendações a seguir.

Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
1. Consulte o CNPJ da loja na Receita Federal

A Receita Federal permite consultar a situação cadastral de qualquer CNPJ. Para isso, acesse "gov.br/receitafederal/pt-br" e insira o CNPJ da loja. Se o e-commerce constar como "cancelado" ou "inativo", não compre.

Foto: Lucas Mendes/TechTudo
2. Confira o link e o domínio da loja

Alguns golpes criam links com nome de sites conhecidos pelos consumidores para redirecionar para páginas fraudulentas.

Por isso, fique atento a endereços com erros de ortografia e caracteres duplicados, como "amazom.com.br" em vez de "amazon.com.br".

Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo
3. Dê uma olhada no Reclame Aqui

O site Reclame Aqui registra reclamações de consumidores e permite acompanhar as respostas da loja às queixas. A reputação do site é classificada conforme a experiência dos clientes. Quanto mais baixa for a nota, menos confiável é a loja.

Foto: Reprodução/TechTudo
4. Use o 'Posso Confiar'

O site Posso Confiar (possoconfiar.com.br) ajuda a conferir a autenticidade de um site e a ter a certeza de que ele é confiável. A plataforma possui um banco de dados que pode ser usado para descobrir se a loja é phishing, por exemplo.

Foto: Reprodução/Pond5
5. Confira as formas de pagamento oferecidas

Lojas online fraudulentas tendem a oferecer um número limitado de meios de pagamento. Sabendo disso, desconfie de e-commerces que permitem pagar apenas via Pix e boleto, modalidades comumente usadas para aplicação de golpes.

Foto: Pond5
6. Desconfie de preços muito baixos

Apesar de muitas lojas online oferecerem promoções, é importante desconfiar de e-commerces com produtos com valores muito abaixo do normal. Sempre compare os preços com outras lojas que já são conhecidas por sua autenticidade.

Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Fique por dentro dos golpes online mais comuns e saiba se proteger lendo as matérias do TechTudo.