Foto: Reprodução/Unsplash
WhatsApp mods: entenda os riscos e veja 5 motivos para não baixar
Foto: Divulgação/Unsplash (by Mika Baumeister)

Já ouviu falar em GB WhatsApp, WhatsApp Gold, WhatsApp Plus, WhatsApp Aero e YoWhatsApp? Todos esses são mods de WhatsApp que prometem adicionar funções extras ao mensageiro.

O problema é que esses aplicativos não são oficiais e podem expor o usuário a alguns riscos. Entenda, a seguir, quais são os perigos desses apps e por que você não deveria baixá-los no smartphone.

Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O que é um mod de WhatsApp?

Os mods de WhatsApp são versões modificadas do mensageiro feitas por terceiros e instaladas como APK, ou seja, fora da loja oficial do smartphone. Eles liberam novos recursos para o app e oferecem possibilidades de personalização.

Os APKs modificados utilizam o código-fonte do aplicativo original, por isso é possível falar com os contatos do WhatsApp. Ainda assim, não são apps oficiais.

Foto: Reprodução/Getty Images

Recursos dos WhatsApp mods

Os mods têm diversas origens e oferecem recursos diferentes, mas, normalmente, são pedidos pelos usuários do WhatsApp.

Por exemplo, o GB WhatsApp, que é um dos mais populares, permite acessar mais de uma conta no mesmo aparelho, fazer alterações na interface, proteger conversas com senha, enviar arquivos grandes e esconder o status de "online".

Foto: Raquel Freire/TechTudo

Há ainda outros mods que oferecem recursos para ver mensagens excluídas, visualizar mídias sem precisar baixar, usar emojis de outras fontes e até mesmo agendar o envio de mensagens.

Foto: TechTudo

Por que não baixar os mods de WhatsApp?

Por serem aplicativos não-oficiais, os mods de WhatsApp oferecem diversos riscos para o usuário. Veja, a seguir, cinco motivos para não baixar APKs.

1. Para baixar, você precisa habilitar a opção "Instalar Apps Desconhecidos" no celular, o que pode colocar a segurança do aparelho em risco. Os APKs podem explorar brechas no sistema ou vir acompanhados de programas maliciosos.

Foto: Reprodução/Unsplash

2. Como a origem desses apps é desconhecida, não dá para garantir que os mods têm a mesma criptografia do WhatsApp ou que não passem por outros servidores antes de chegar ao destinatário, o que pode facilitar o vazamento de dados.

3. Não há como validar as práticas de segurança das aplicações e garantir sua autenticidade. Ao conceder permissão de uso da câmera e microfone, você pode estar autorizando o app a acessar todos os recursos do seu celular.

Foto: Reprodução/Unsplash

4. Também não é possível se certificar que mods terão a mesma estabilidade do WhatsApp oficial. Por isso, é possível que aconteçam atrasos no envio e recebimento de mensagens, além de problemas de desempenho no aplicativo.

5. O uso de mods é proibido pelo WhatsApp. Isso significa que o app pode banir definitivamente os usuários que utilizarem os APKs modificados de mensageiro. Para evitar problemas com a sua conta, é melhor usar apenas o aplicativo oficial.

Foto: Reprodução/Unsplash

Quer proteger seu WhatsApp? Veja dicas para colocar senha no aplicativo de mensagens.