Foto: Future Publishing/Getty Images
WhatsApp: 8 funções para fugir de pessoas chatas no app
Foto: Veja quantas ligações já foram feitas no seu WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Embora seja muito útil, o WhatsApp também pode permitir que pessoas inconvenientes entrem em contato com você. Nesse caso, é necessário - e possível! - recorrer a alguns recursos do app para acabar com a perturbação.

Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Para te ajudar, nós selecionamos 8 funções que te ajudam a fugir de pessoas chatas no WhatsApp. As dicas valem para celulares Android e iPhone (iOS).

Foto: Reprodução/Unsplash

1. Silenciar contatos

Ao silenciar um contato ou grupo, você pode deixar de receber notificações para novas mensagens. É possível ativar o recurso para 8 horas, uma semana ou para sempre.

Para usar a função, você pode selecionar várias conversas e tocar no ícone de Mute ou configurar em cada chat individualmente.

Foto: João Balbi/TechTudo

2. Silenciar Status

Também é possível silenciar os Status daquele contato chato. Para isso, basta abrir um post da pessoa, tocar no ícone de três pontinhos e escolher “Silenciar”. Assim, você verá apenas as publicações dos amigos que quiser.

Foto: Rubens Achilles/TechTudo

3. Arquivar mensagens

Outra dica para fugir de pessoas inconvenientes é arquivar as mensagens. Ao utilizar o recurso, a conversa é movida para outra seção do app, e você deixa de receber notificações. Para isso, é só selecionar os chats e tocar em "Arquivadas".

Foto: Marcela Franco/TechTudo

4. Sair de vários grupos

O WhatsApp tem um recurso que permite sair de vários grupos de uma só vez. Você deve selecionar todos os grupos, tocar no ícone de três pontinhos e escolher "Sair dos grupos". Assim, não será mais incomodado por esses chats.

Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

5. Marcar tudo como lido

Se você está incomodado com muitas notificações de mensagens recebidas e não lidas, pode marcar todas as conversas como lidas. Para isso, selecione os chats, toque no ícone de três pontinhos e escolha "Marcar como lida".

Foto: Reprodução/ Luana Antunes

6. Definir prioridade das notificações

O WhatsApp envia as notificações de qualquer conversa para o topo da tela do celular. Mas você pode desativar a alta prioridade para todas as mensagens e acionar apenas para um contato específico.

Assim, os alertas de outros apps passarão a ocupar a parte superior.

Foto: Reprodução/Getty Images

7. Restringir mensagens em grupos

Se você for administrador de algum grupo, pode restringir o envio de mensagens pelos demais participantes. Assim, apenas os administradores poderão falar no chat, evitando conversas inconvenientes.

Foto: Barbara Mannara/TechTudo

8. Desativar "Visto por último"

Por fim, outra dica para fugir de pessoas chatas no WhatsApp é desativar o "Visto por último". Assim, os contatos não conseguem saber qual foi a última vez que você esteve online no app.

Nesse caso, basta acessar as configurações de privacidade e escolher quem pode visualizar seus dados de "Visto por último.

Foto: Reprodução/Unsplash

Quer ver o passo a passo completo? Confira todas as dicas para fugir de gente chata no WhatsApp em nosso site.