Foto: Divulgação/Samsung
5 mitos e verdades sobre smart TVs 4K
Foto: Divulgação/Samsung

Smart TVs 4K estão disponíveis em diversos modelos no Brasil. LG, Samsung, Philips e Philco são algumas das fabricantes que vendem aparelhos de diferentes tamanhos e especificações.

Foto: Divulgação/LG

Devido à sua popularidade, alguns mitos surgiram em relação à tecnologia. Os questionamentos incluem: “Todo 4K é igual?” e “Taxa de atualização é essencial?”,
por exemplo.

Foto: Divulgação/Samsung

Para descobrir os mitos e verdades sobre smart TVs 4K, acompanhe os stories preparados pelo TechTudo a seguir!

Foto: TechTudo

1. Todo 4K é igual

Mito. As telas 4K têm, por padrão, 3840 x 2160 pixels. Apesar disso, não há regulamentação para as TV 4K. Uma fabricante pode vender um aparelho com 4096 x 2160 pixels, enquanto outra vende de 3840 x 2160, também 4K.

Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

2. Há pouco conteúdo disponível

Depende. A TV aberta não possui transmissão 4K, mas diversos serviços de streaming já possuem parte razoável do seu catálogo na resolução. É o caso de Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay, por exemplo.

Foto: Reprodução/Samsung

3. O olho humano não distingue o 4K

Parcialmente verdade. Nosso olho possui uma capacidade fixa de captura de resolução. Por mais pixels que apareçam na tela, há um limite a partir do qual não fará diferença para a visão. Tudo depende do tamanho da tela e da distância da TV.

Foto: Reprodução/LG

4. Não existe TV 4K sem ser smart

Parcialmente verdade. Não existe nada que impeça uma TV 4K de não ser smart, portanto isso pode acontecer. Porém, na prática, nenhuma fabricante vende modelos 4K sem conexão com a internet.

Foto: TechTudo

5. Taxa de atualização é essencial

Mito. A taxa de atualização descrita pela fabricante diz pouco sobre a entrega do aparelho. Isso porque não há uma padronização para medir a taxa. Considerar apenas este número ao comprar uma TV faz pouco ou nenhum sentido.

Foto: TechTudo

E aí, curtiu a lista?

Veja também:

4 motivos para instalar a TV na parede — e 4 para colocar no móvel