Foto: Divulgação/Samsung
5G no Brasil: perguntas e respostas sobre a nova internet móvel
Foto: TechTudo

A internet 5G finalmente chega ao Brasil após uma longa espera. A Anatel começa por Brasília o projeto de liberação da tecnologia. Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre a sucessora do 4G

Foto: TechTudo

Inicialmente, o 5G estará disponível apenas na capital federal. A tendência é a de que cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte ganhem a cobertura em breve. O serviço deve ser liberado até setembro de 2022 nas capitais.

1. O 5G estreia em todo o Brasil?

Foto: Divulgação/Samsung

A Anatel aprovou um cronograma que vai até 2029. Confira as principais datas: set/2022 - capitais e DF; jul/2025 – cidades com 500 mil habitantes; jul/2027 – cidades com 100 mil hab.; e dez/2029 – cidades com 30 mil hab.

2. Quando o 5G chegará em outras cidades?

Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Os primeiros celulares 5G começaram a chegar ao Brasil em 2020. Atualmente, parte dos modelos intermediários – como Galaxy A53 e Moto G50 – e praticamente todos os premium – como iPhone 13 e Galaxy S22 – oferecem a função.

3. Quais celulares têm 5G?

Foto: Divulgação/Nokia

Dispositivos muito básicos ou anteriores a 2020 não permitem o acesso à internet de altíssima velocidade. Logo, caso o usuário se enquadre neste perfil, terá que trocar de aparelho para ter acesso ao 5G.

4. Preciso trocar de celular para usar 5G?

Foto: Divulgação/Samsung

Existe uma promessa de velocidade até 100 vezes maior. Consumidores já estão conseguindo downloads na casa dos 800 megabits por segundo (Mb/s), o que dá cerca de 20 vezes mais do que a média do 4G. A latência do 5G também é menor.

5. Qual a diferença entre a 4G e 5G?

Foto: TechTudo

Assim como ocorreu com a rede 3G, o 4G também continuará em funcionamento. A tendência é a de que o sinal de 5G chegue a todo o território nacional apenas em 2029. As duas redes vão coexistir e serão complementares.

6. O 4G será desativado?

Foto: Thássius Veloso/TechTudo

No caso da Apple, apenas as linhas iPhone 12, iPhone 13 e o iPhone SE 2022 possuem a função. No Android, é preciso abrir os ajustes do smartphone e navegar até o "Tipo de rede" para descobrir se há 5G.

7. Como saber se o meu celular tem 5G?

Foto: Divulgação/Xiaomi

Alguns moradores de Brasília já conseguiram captar o sinal 5G. Os testes iniciais são animadores.

Saiba mais